terça-feira, 28 de abril de 2009

Orkutização do Twitter – mito ou realidade?

Muito tem se falado sobre a orkutização do Twitter. O termo vem sendo utilizado pelos pioneiros que, após o destaque dado ao microblogging pela mídia, estão receosos de uma invasão popular e de uma massificação da ferramenta, assim como aconteceu com o Orkut.

Acredito que a maioria de vocês não conheceu o Orkut em seus primórdios, quando era necessário um convite para fazer o cadastro e o mesmo era vendido até no Mercado Livre.

Internauta de vanguarda, eu fiquei no pé de um colega médico para obter o tão sonhado convite, mas foi através de um amigo do fórum da Info que, enfim, ele chegou.

Com uma interface tão precária quanto a do Twitter, o Orkut era exclusivamente em inglês,  baleiava infernalmente e tudo que era digitado tinha de ser copiado antes, pois em 99% das vezes vinha a mensagem de “Bad, bad server. No donuts for you”.

Somente nerds e geeks frequentavam o Orkut e as comunidades de informática, por exemplo, eram geniais. Entusiasmada com tudo aquilo, criei uma comunidade chamada AVG Antivírus, que mais tarde passou a ser denominada Antivirus e Segurança.

Algum tempo depois, vieram os primeiros scrips – sendo que um deles tinha a função de aumentar o número de membros das comunidades. Nesta época, o que dava status era ter muitos “amigos” e muitos membros nas comunidades. A maioria  aceitava os pedidos de amizade de forma indiscriminada. Era um verdadeiro “oba-oba”.

No mundo real, quase ninguém ainda sabia o que era aquele negócio com nome estranho e quando eu tentava explicar - movida pelo desejo de compartilhar minhas experiências – meus amigos faziam cara de espanto, como seu eu estivesse falando em grego.

Os scripts nem eram tão do mal assim e o máximo que enfrentávamos eram os trollers, que faziam perguntas do tipo: "como eu faço para instalar o SP1 no Windows 98?” (Não, não eram salsinhas; isso era proposital, apenas para nos desestabilizar emocionalmente)

Me recordo de uma guerra entre linuxers e usuários do Windows (carinhosamente chamados pelos primeiros de loosers). Quase que o caso foi parar na delegacia! Mas, no final, cada um seguiu seu rumo. Por precaução, instituímos a moderação das comunidades e implantamos as primeiras regras, que a priori, todo mundo respeitava.

Como nem tudo seriam flores dali pra frente, apareceram então os lammers, seres execráveis que com seus scripts maliciosos, roubavam senhas e perfis, dizimando centenas de comunidades interessantes, entre elas a do Mozilla Firefox.

Paralelo às minhas aventuras no maravilhoso mundo da informática, graças ao Orkut, pude reencontrar amigos de infância e adolescência, bem como parentes e colegas de faculdade.

O tempo foi passando e o Orkut foi se popularizando através da propaganda mouse-a-mouse; até que, em um belo dia ensolorado, ele foi parar na capa da Revista Superinteressante -  que eu comprei e tenho guardada até hoje. Da revista para a TV foi um pulo.

Com o destaque dado pela mídia, assistimos atônitos o nosso playground sendo  invadido por fakes, spammers, parafílicos, ETs e  miguxos. Era o fim da festa.

A fina nata evadiu-se em massa, alegando a impossibilidade de viver em um ambiente tão “contaminado”. Eu, particularmente, decidi pela minha retirada um pouco mais tarde, em 2008, quando a comunidade Proteção Virus e Invasão, do meu amigo Logan (uma espécie de Compulsivo do Orkut) foi deletada injustamente, graças à ação de lammers. Na época eu já era blogueira e escrevi um post intitulado Orkut-Comunidade Prot-VI excluída.

Hoje, mantenho um perfil no Orkut com o único objetivo de manter contato com parentes e amigos distantes. Mesmo assim, há quem me encontre por lá pra pedir uma “ajudinha”.

Não sei qual vai ser o futuro do Twitter. Será que iremos migrar feito andorinhas para outro serviço semelhante? Ou passaremos todos a trancar os nossos perfis, com medo dos bandidos? Ou até, quem sabe, conviveremos todos em paz, no melhor estilo Woodstock? O tempo dirá. Enquanto isso, vamos aproveitar o que ele tem de bom, rindo muito com a @jenny_taylor e com o @Cardoso; correndo atrás dos maledettos plagiadores e ficando por dentro das últimas novidades nudísticas com o @compulsivo; sentindo-nos descolados com as twittadas da @MissMoura (ela apareceu no Fantástico!); lavando a alma com o @gregoripavan metendo a boca na Telefônica; aprendendo a falar difícil com o @isaismalta; curtindo o eterno mal-humor do @crazyseawolf e a irreverência do @jnoronha (ambos professores de física); perguntando por onde andam @johnnyrrox e @ariane; reclamando, botando a boca no trombone, se metendo em #mimimis, mas sempre juntos, pois o melhor do Twitter é esta sensação de estarmos todos reunidos em um bailinho de formatura da oitava série.

Agradeço ao @Wavel e ao @Celitu por terem colaborado com este post, enviando seus relatos como antigos usuários do Yakult,  refrescando assim a minha memória cansada.

O sertão vai virar mar, dá no coração
O medo que algum dia, o mar também vire sertão

SOBRADINHO – Sá e Guarabira

sábado, 25 de abril de 2009

O Blogger quer ouvir você!

A equipe do Blogger disponibilizou um fórum com o objetivo de receber sugestões de seus usuários, a fim de trazer novidades para a plataforma.

Product Ideas For Blogger

Você pode:

  • sugerir uma nova função (Suggest a New Feature)
  • sugerir que um blog seja destacado ou não (Suggest a Blog of Not)
  • sugerir um novo gadget (Suggest a New Gadget)

Para participar, é preciso estar logado com sua conta do Google. É possível tanto votar nas idéias dos outros usuários, quanto deixar as suas próprias.

Para mandar a sua sugestão, clique em ideas e preencha o formulário. Clique em submit.

Pelo que eu pude notar, todas as sugestões estão sendo escritas em inglês; sendo assim, é importante um bom domínio do idioma para poder enviar a sua sugestão.

Acredito que devemos aproveitar bem esta oportunidade. O Blogger tem melhorado à cada dia, porém tem alguns problemas pontuais, que destaco abaixo:

Formulário de comentários: Eu considero um dos pontos mais importantes. Quando vamos escolher, nas configurações, quem poderá comentar em nosso blog, não nos é permitido separar as opções anônimo e nome/url. Ou seja, ao autorizarmos que nossos leitores comentem com sua url, também estamos permitindo os comentários anônimos.

configurações do Blogger

É imprescindível que haja uma separação nesta configuração, bem como a exigência de um email válido, como nos formulário do Wordpress. Explicando: usuários mal intencionados aproveitam destas brechas tanto para ofenderem o blogueiro, quanto para causarem intrigas. Um exemplo? Já aconteceu de deixarem um comentário falso no blog do Compulsivo usando o meu nome/url e vice-versa.

iframe e scrips nos posts: O Blogger simplesmente não sabe o que fazer com iframes e scripts dentro dos posts.Ontem mesmo tentei colocar a apresentação que fiz para o Movimento Blog Voluntário, criada no Google Docs, dentro do post e no lugar dela aparecia o widget dos seguidores. Scripts então, nem pensar! Eles se multiplicam!

Hospedagem de arquivos: Vivemos um eterno dilema com os sistemas de hospedagem gratuitos, que ora fecham, ora mudam as urls e nos deixam a ver navios. É hora do Blogger disponibilizar um serviço de hospedagem de arquivos aos seus usuários.

Aproveito para parabenizar a equipe do Blogger pelo interesse em ouvir os seus usuários, demonstrando assim uma política mais democrática da empresa em questão.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Como criar um blog no Blogger

Nos dias 24, 25 e 26 de abril estará rolando o Movimento Blog Voluntário, onde os blogueiros inscritos deverão postar algo de útil para quem ainda não tem muita intimidade com o mundo virtual. O Dicas Blogger já participou no ano passado e hoje venho dar a minha contribuição ensinando a criar , passo-a-passo, um blog no Blogger/Blogspot.

Para visualizar em uma nova janela, clique aqui

Como criar um blog no Blogger – Movimento Blog Voluntário

Entre os dias 24, 25 e 26 de abril estará acontecendo o Movimento Blog Voluntário, onde os blogueiros inscritos deverão postar algo de útil para quem ainda não tem muita intimidade com o mundo virtual. O Dicas Blogger já participou no ano passado e hoje venho dar a minha contribuição ensinando a criar , passo-a-passo, um blog no Blogger/Blogspot.

Clique para assistir

Para visualizar a apresentação, clique aqui

Agradeço aos twitters @rogeriobauru, @CarolinaRosa e @VanVanPimenta por terem se apresentado como voluntários para testarem esta apresentação, a fim de verificarem se a mesma estava didática e de fácil assimilação para os usuários iniciantes.

 

terça-feira, 21 de abril de 2009

Cinco regrinhas básicas para novatos no Twitter

O Twitter está na moda e já foi parar até na TV Globo. Assim como na Blogosfera, os novatos devem prestar muita atenção em alguns detalhes para começar com o pé direito. A fim de auxiliar os leitores do Dicas Blogger nesta nova trajetória e baseada na minha experiência e de outros tuiteiros, apresento-lhes algumas regrinhas de ouro para uma boa convivência na Twittosfera. #boasorte

Aprenda a usar o Twitter

Leia sobre o assunto. Usar o Twitter pode parecer fácil, mas não é. Além de estar em inglês, sua interface não é nada intuitiva e, pela web, suas funções são muito limitadas.

Não implore para ser seguido

Ser seguido no Twitter deve ser um ato natural, assim como ser lido na Blogosfera. O fato de você seguir alguém não quer dizer que essa pessoa também irá te seguir. Interaja, converse com aquele tuiteiro que você quer que te siga, mas sem exageros. Certamente, com o tempo, ele vai notar a sua presença e irá te seguir.

Não faça SPAM do seu blog

Uma coisa é você enviar os seus posts pelo TwitterFeed, outra coisa é você escrever: “Oi,visite o meu blog, por favor:http://xxxxx.blogspot.com” A primeira opção é aceitável e vem sendo muito utilizada - é uma forma de manter seus seguidores informados sobre as novidades do seu blog - já a segunda, passa uma impressão negativa de SPAM.

Não peça para ser re-tuitado

O RT também deve ser espontâneo. Tenha paciência e envie tweets interessantes.

Não importune quem você não conhece

Tá precisando de alguma coisa? Jogue a pergunta (sem destinatário), que a ajuda virá. Não fique pressionando, insistindo, ajoelhando. Você pode acabar sendo bloqueado.

Pedi aos meus seguidores que enviassem suas sugestões e eis o resultado :D

@givigier:Não contrariais o Cardoso. :-b

@marcusrg: Não retuitarás Oprah.

@crazyseawolf:Regras ninguém lê.

@holyshadow:Não levar tão a sério a pergunta "what are you doing?" vira uma chuva de almoçandos, lendo emails, etcs, sem tamanho

@nash_: Regra obrigatória em qualquer rede social: "NaUM IXCreV AAxxim"

@gustavofreitas:não é obrigatório seguir a quem te segue

@ramonwadry: 'Não peça para ser seguido, quando for interagir com aquele blogueiro que gosta, não o importune, não o encha de tweets.'

@ramonwadry:'Não use o seu Twitter apenas para divulgar seu blog, interaja com as pessoas, converse, mostre links interessantes.'

@crazyseawolf: não escrever miguxês nem orkutês, não fazer spam, letras maíusculas apenas para enfatizar uma palavra ou idéia...

@IuryBAS_Cranio: #sugestãoparaopost. Não exagerar nos twitts, vai ficar parecendo que ta pedindo atenção e logo logo vão te sar um unfloow.

@dfcossta acho que um pouco de humildade por parte dos followers e following ajuda, se minha opinião contar!

@seriadosnatv Sugestão: Se vc usa apenas o twitter.com, não siga milhares de pessoas, ou ficará perdido com tantas twittadas na sua home.

@lucianaweb: Para não ter que seguir quem te segue, é bom dar sempre uma olhada nos Replies...

@pauloestevao: Não deixe de escrever no Twitter, mas nunca escreva varias vezes seguidas! É triste ver sua home toda preenchida por uma única pessoa.

@gibanet: Não escrever em MIGUXES...Não ficar implorando para que outras pessoas o sigam"

@anamagal:Procurar responder pelo menos as DM e replies

Caso você esteja usando o Twitter como MSN, apenas e tão somente, para conversar com os seus e somente com os seus amigos, esqueça todas as regras e seja feliz! \0/

A Blogosfera e a Twittosfera nada mais são do que reflexos da sociedade! (#filosofando)



segunda-feira, 20 de abril de 2009

Ícones de redes sociais em latinhas

Social Bookmarks Icons

O site IconsPedia, está disponibilizando para download, ícones em forma de latinhas das principais redes sociais; em formatos PNG e ICO, nos tamanhos 32x32, 48x48, 64x64, 128x128 e 256x256 px. É possível baixar um por um, bem como o pacote completo.

icones de redes sociais

Social Bookmarks Icons - Drink Web 2.0

domingo, 19 de abril de 2009

Atualização do código para Favicon

Em janeiro, eu fiz um post ensinando a criar imagens no formato ICO para que os favicons funcionassem no ieca Internet Explorer - Favicon: como criar e hospedar imagens .ico.

Entretanto, o código passado não vinha funcionando no Google Chrome, que já é o terceiro browser mais usado na atualidade. Notei que no meu outro blog - Dicas de Informática - onde eu ainda não havia trocado de código, que o favicon funcionava no Chrome, mas não no Firefox. O que eu fiz? Juntei tudo e deu  nisto:

<link href='URL_DA_IMAGEM_ICO' rel='shortcut icon'/>

<link href='URL_DA_IMAGEM_PNG' rel='shortcut icon'/>

<link href='URL_DA_IMAGEM_PNG' rel='apple-touch-icon'/>

<link href='URL_DA_IMAGEM_PNG' rel='shortcut icon' type='image/x-icon'/>

A partir daí, passou a funcionar em todos os navegadores, incluindo Chrome e Safari.

Para criar as imagens,hospedá-las e inseri-las no blog, acesse os posts anteriores.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Reflexões sobre plágio e direitos autorais

Imagem por d70focus (Flicker)

Combater o plágio é como combater a pirataria: a cada 10 eliminados, surgem outros 20. Há muito tempo, eu havia desistido de ir atrás dos plagiadores, por saber que eles teriam vida curta na Blogosfera. Nesta semana, porém, o problema tomou proporções maiores, quando então descobri que não só os artigos estavam sendo copiados (sem nenhuma referência), bem como o nome do blog também, violando drasticamente a licença por mim adotada.

Licença

Licença Creative Commons 2.5 Brasil

O que leva alguém a copiar obras allheias e utilizá-las como se fosse de sua autoria? As causas vão desde a ingenuidade – muito comum em novatos – até à preguiça e o querer se dar bem sem esforço; afinal, criar um post de qualidade pode levar de horas a dias.

Outro aspecto é a proteção do anonimato na internet, que faz aflorar – em quem já tem a tendência – atitudes oportunistas, típicas de pessoas com um caráter duvidoso. Isto não é regra, pois temos excelentes blogueiros vivendo sob pseudônimos.

Fonte: johnthescone (Flicker) Acredito que os leitores/assinantes do Dicas Blogger, em sua maioria, são blogueiros que desejam crescer, fazer sucesso, ganhar um dinheirinho com seus blogs, criando um conteúdo de qualidade e utilizando layouts incrementados, certo? Eu sei que não posso mudar o mundo, mas venho, há cerca de 1 ano e meio, tentando colaborar para termos uma Blogosfera de qualidade e, por isso, senti-me no dever de orientar quem me segue.

Vamos, então, compreender melhor o significado de alguns termos envolvidos nesse assunto, utilizando-nos do site Wikipedia como referência.

Direito Autoral

Direito autoral, direitos autorais ou direitos de autor são as denominações usualmente utilizadas em referência ao rol de direitos outorgados aos autores de obras intelectuais (literárias, artísticas ou científicas).

Plágio

O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador se apropria indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.

Reprodução e Confração

Reprodução é a cópia em um ou mais exemplares de uma obra literária, artística ou científica. Contrafação é a cópia não autorizada de uma obra, total ou parcial. Toda a reprodução é uma cópia, e cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação, um ato ilícito civil e criminal.

Explicando: no plágio o conteúdo é copiado e a autoria do mesmo é roubada tomada pelo autor da cópia; na confração, o conteúdo é copiado, a atribuição é concedida, mas não há a autorização expressa do autor da obra.

Aspectos Legais

No Brasil, existe uma lei que regulamenta os Direitos Autorias – é a Lei Lei 9.610 – e a violação desses direitos está prevista no artigo 184 do Código Penal, prevendo penas de 1 mês a 4 anos de reclusão ao infrator. A lei é clara quando diz que os direitos estão garantidos independentemente de um registro prévio da obra:

Art. 18. A proteção aos direitos de que trata esta Lei independe de registro.

Art. 19. É facultado ao autor registrar a sua obra no órgão público definido no caput e no § 1º do art. 17 da Lei nº 5.988, de 14 de dezembro de 1973.

Eu não sou advogada, mas pelo que pude entender, para copiar um post alheio, é preciso conhecer a licença escolhida pelo autor do blog e, em alguns casos, até mesmo solicitar sua autorização para a reprodução do mesmo. E em caso de violação, o autor poderá pleitear na Justiça uma indenização e o infrator poderá até mesmo ser preso.

Para maiores detalhes, sugiro a leitura integral da Lei 9.610 e dos artigos abaixo, os quais me serviram de fonte de pesquisa:

E quanto às imagens, muito utilizadas na ilustração de posts? Me parece que a aplicação da lei é a mesma; o problema é que, ao contrário dos blogs cuja autoria é evidente, a maioria das imagens pescadas na web não contém esta informação. Uma dica que recebi do Compulsivo foi a de usar o Flicker, já que a maioria das imagens está sob a licença Creative Commons; já adianto que o banco de dados é bem menor do que o do Google.

Como se defender

Como eu disse no início deste post, tentar combater o plágio é complicado e estressante. Para quem deseja procurar os seus direitos, o melhor caminho é a Justiça. O Blogger também disponibilizou um formulário para denúncias, que pode ser encontrado aqui. A princípio, tente conversar com o plagiador – a maioria responde.

Minha opinião

O tema é polêmico. Muita gente vai questionar se todos os programas do meu computador são originais, se eu não baixo música pela internet e se todas as imagens aqui utilizadas possuem os devidos créditos.

Vamos por partes. O objetivo deste post é, antes de mais nada, informativo, visto que o Dicas Blogger é um blog voltado a fornecer informações para blogueiros. Se os meus 2100 leitores pararem para refletir sobre o assunto, já me darei por satisfeita, pois teremos 2100 menos plagiadores no mundo.

Não vim falar de pirataria, nem de confração e sim de plágio, portanto os meus hábitos não entram no mérito da questão.

Quanto às imagens, eu adoraria poder linká-las, mas nem sempre encontro no Flicker o que desejo. Ao contrário de textos que imprimem claramente a sua autoria, o mesmo não acontece com imagens na internet, o que dificulta a manutenção dos direitos autorais.

Como blogueira, a quem muitos atribuem uma certa importância ( que eu nem sei se é real ) dentro da Blogosfera, digo: plagiar é feio, é baixo, é acintoso. E (desculpem-me os mais sensíveis ) é burrice! Ninguém vai conseguir nada de bom sem produzir seu próprio conteúdo. Nos casos em que a citação de um post se faz necessária ou mesmo de um código, entrem em contato com o autor do blog. Eu mesma já fiz isto, várias vezes! Podem perguntar para os metabloggers Compulsivo, Ariane, Áurea e Paulo Estevão

Não sou egoísta, tanto que mantenho a licença Creative Commons nos meus blogs e no álbum do Flicker. Acho legal essa coisa colaborativa da internet, onde podemos compartilhar de tudo um pouco, mas respeito é bom e eu gosto. Foi doloroso ver posts que deram tanto trabalho para serem criados, “enfeitando”outros blogs.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

O que anda rolando na Twittosfera

Conforme eu disse no último post, o Twitter virou uma fonte inesgotável de informações em tempo real. Muita coisa está rolando na Twittosfera e eu faço a minha parte re-tuitando o que considero mais relevante. Entretanto, enquanto aqui eu tenho mais de 2000 followers – entre assinantes de feeds e seguidores via Friend Connect - lá ainda estou na faixa dos 500, o que faz com que muitos leitores fiquem por fora de notícias e posts importantes. A fim de diminuir esta lacuna, resolvi fazer um resumo do que li, tuitei e re-tuitei nos últimos dias \0/

No início da semana passada, o Isaías Malta publicou seu top 10 coisas que todo blogueiro iniciante deve fazer. É leitura obrigatória e não é só para os novatos! O Isaías já está com uma boa bagagem e falou com propriedade sobre o tema.

Nós, infelizes usuários da Telefônica, enfrentamos durante toda a semana passada instabilidades no Speedy; na sexta-feira, essa pseudo empresa alegou que o motivo fôra um ataque de hackers O-o. Gregori Pavan, que conheci através de uma busca com a tag #telefonica, escreveu um dos melhores artigos que li até agora. O rapaz é talentoso! Ele teve, inclusive, coragem de tocar no polêmico assunto dos tweets pagos do Marcelo Tas – Telefônica Speedy MAIS uma vez apresenta falha e volta a prejudicar SP

blogger_logo O @Compulsivo informou que já está disponível um formulário online, para denúncias ao Blogger, de infração de Direitos Autorais. (Adeus, plagiadores!) E a própria equipe do Blogger tuitou que agora é possível seguir um blog diretamente da navbar, mesmo sem o widget “seguidores”.

Vai começar o Movimento Blog Voluntário. Nos dias 24, 25 e 26 de abril, pessoas do mundo todo se unem para melhorar o ambiente. No ano passado, com o objetivo de sacudir a internet, uma equipe de voluntários resolveu trazer para a web esta ação global e foi um sucesso! Os blogs participantes deverão publicar posts, com o intuito de ajudar os iniciantes do mundo virtual. Já inscrevi o Dicas Blogger ;)

Publiquei no Dicas de Informática três posts interessantes para vocês: Lindos Wallpapers em alta definição traz o site InterfaceLIFT, que disponibiliza wallpapers em várias resoluções e é cada um mais lindo do que o outro. Em OpenDNS-uma solução para o atual problema do Speedy, ensino como driblar problemas com o DNS da Telecômica. No artigo Ferramentas de remoção do Conficker, trago uma lista de utilitários para detecção e remoção do Conficker, o mais temido malware da atualidade. Para os que se sentem órfãos do Google Pages, indico o tutorial do Dropbox.

E, para descontrair, a @helenfernada avisou-nos de um pacote de wallpapers com a linda baleinha do Twitter, no blog Chica Blogger. São uma graça!

A Dell, acreditando também na força do Twitter, não só criou o perfil da empresa, bem como fez uma campanha publicitária convidando os seus usuários a segui-la. A foto ao lado foi tirada por mim, pelo iPhone, enquanto eu folheava a revista Época em uma bucólica pracinha de Itajubá, em pleno domingo de Páscoa. Notícia em primeira mão, via @julianasardinha – que foi devidamente retuitada pelos meus seguidores. Os dedinhos são do meu brother.
 
E você, o que está esperando para se cadastrar no Twitter? Ah, e não esqueça de me seguir!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

A importância do Twitter e das redes sociais

Até bem pouco tempo atrás, quando ainda não existia a internet, as únicas formas de comunicação em tempo real eram provenientes do rádio e da tv e vinham em mão única – éramos literalmente expectadores. Com o advento da web 2.0 e suas redes sociais, passamos de meros consumidores a fornecedores de informações.

Hoje, presenciei algo realmente marcante e que ilustra este meu pensamento. Nós, infelizes usuários do Speedy da Telefônica, estamos passando por instabilidades na conexão desde terça-feira à noite. Nossa insatisfação foi exaustivamente tuitada, chamando a atenção das mídias tradicionais. Enquanto a Telefônica insiste em negar o problema, os portais UOL, G1 e Exame publicaram matérias citando as reclamações dos usuários, sendo que os dois últimos se utilizaram de tweets para provar a contradição das informações da Telefônica:

Procurada pelo G1 na manhã desta quarta, a assessoria de imprensa da Telefônica não confirmou o problema referente ao serviço de conexão à internet e afirmou que vai se manifestar em nota. No serviço de microblog Twitter, diversos usuários comentam as dificuldades. “2 dias sem internet em casa. O Speedy só pode estar de brincadeira. E ainda falam q é problema na area .... o revolta!!!” e “Speedy com problemas”, “eu sou um dos usuários q estão com problema no Speedy desde segunda” e “posso processar a telefonica pela queda nas minhas visitas por causa do #Speedy #fail ?” foram algumas das mensagens publicadas na manhã desta quarta.

Usuários do Speedy reclamam de problemas na conexão – G1 Tecnologia

Em nota à imprensa, a Telefônica diz que "desde as 21h30 de ontem (07/04), o Speedy encontra-se funcionando dentro dos padrões de normalidade. No dia de ontem, foram detectadas dificuldades de navegação entre clientes do serviço. A empresa mobilizou suas equipes para normalizar a situação no menor prazo possível, o que, efetivamente, ocorreu na noite da terça-feira". A versão da Telefônica é contraditória, já que dezenas de usuários do Speedy continuam reclamando de problemas no serviço. O Procon-SP continua recebendo reclamações no dia de hoje e são incontáveis as reclamações sobre o serviço também na internet, especialmente no Twitter.

Procon-SP notifica a Telefônica – Portal Exame

Vocês conseguiram perceber o poder do Twitter? No ano passado, eu escrevi um artigo intitulado O blogueiro como formador de opinião, onde tentei mostrar o quanto poderíamos contribuir para a melhoria de diversos serviços, utilizando-nos dos nossos blogs. Com o Twitter, nosso poder de expressão se expandiu ainda mais e nós só temos a ganhar, se fizermos bom uso dessas ferramentas. Blogs, Twitter, Orkut, Facebook e afins podem ser grandes aliados. Participando dessas redes, não nos sentimos mais isolados – o meu problema pode ser o seu problema, então vamos nos unir e enfrentá-lo juntos.

Aos primeiros sinais de mais um problema com o Speedy e após uma tuitar sobre o tema, recebi uma grande dica do @bellino, sugerindo que eu alterasse o DNS da minha conexão. Sabe como isto se chama? Solidariedade! Logo após, fui pesquisar sobre o assunto e publiquei um post no Dicas de Informática ensinando os meus leitores a driblarem a instabilidade do Speedy. Este é um exemplo clássico da relevância das redes sociais, onde cada um escreve um pedacinho da história e compartilha conhecimentos.

A grande sacada da web 2.0 é possibilitar a interação entre os internautas e, nesse quesito, o Twitter tem se mostrado imbatível. São informações em real-time jamais vistas antes. O legal não está em instalar um script e sair seguindo todo mundo para depois parecer fodástico. O encanto está em poder conversar, debater, noticiar; em ajudar e ser ajudado.

Reafirmo: nós temos força e devemos empregá-la para o bem de todos! #prontofalei

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Vamos para a Twittosfera?

O vídeo abaixo se tornou um viral no Twitter e foi até publicado no number one Usuário Compulsivo, mas como eu não entendo patavinas de inglês, fiquei boiando. Graças à turma do RBW, eu pude finalmente entender a piada (o_O) e gostei. Divirtam-se, viciados!



Em tempo: antes que o @compulsivo diga que atualizou o post com uma versão legendada, eu só vi isso hoje, ao procurar o vídeo no seu blog, a fim de citá-lo neste post \o/
Fonte:Twitter Brasil

domingo, 5 de abril de 2009

Translator Widget - um novo tradutor para blogs

Desde que comecei a divulgar meus templates em sites estrangeiros, passei a receber muitos emails em outros idiomas. Já fazia um bom tempo que eu procurava um widget com um tradutor do Google  para facilitar a vida dos meu leitores gringos, porém não conseguia encontrar nada que me agradasse.

Depois de muita pesquisa na web, reuni vários códigos e acabei criando um widget do meu gosto, cujo resultado pode ser visto na nossa primeira sidebar.

Ao comentar no Twitter, vários leitores se mostraram interessados em utilizar o widget em seus blogs; sendo assim, resolvi disponibilizá-lo para todos \o/

TRANSLATOR WIDGET COM BORDA E PLANO DE FUNDO (personalizável)

Tradutor com fundo e borda

 Código do translator widget com fundo personalizável

Clique no link acima e copie todo o código. Entre no painel do Blogger e clique em design. Na aba elementos de página, clique em adicionar gadget (1) e escolha html/javascript (2). Cole o código do tradutor e salve.

O tradutor já vem com borda cinza escuro e com o fundo cinza claro. Para mudar as cores, altere as seguintes partes do código (vermelho=borda ; verde=plano de fundo)

<div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

Se você não sabe o número da cor que deseja usar, veja na tabela de cores web.

Se você preferir, temos o translator widget com o fundo transparente.

TRANSLATOR WIDGET SEM BORDA E COM FUNDO TRANSPARENTE

Tradutor com fundo transparente

 Translator Widget com fundo transparente

Peço que os créditos sejam mantidos no rodapé do gadget. Obrigada.

 

Si quieres traducir del español a otros idiomas, visite esta entrada del blog Vagabundia - Widget traductor usando Google Translate.

 

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Convite para conhecer o Googleplex e um dilema

Na sexta-feira, 27 de março, recebi um convite pelo Twitter para participar de um happy hour, no dia 31, na sede do Google em São Paulo. A princípio pensei tratar-se de uma brincadeira, mas mesmo assim enviei meu email comercial e em menos de 5 minutos veio a resposta: era só confirmar a presença.  Eu iria conhecer a sede de uma das empresas mais importantes da internet e pela qual tenho grande respeito e admiração.

Durante alguns minutos, montei todo o esquema para chegar lá, mas logo veio o banho de água fria: terça-feira é o dia que atendo o maior número de pacientes. Como desmarcar tudo? E se todos estivessem precisando muito de mim?  E se alguém estivesse em surto?

Este não foi o primeiro convite para participar de eventos com blogueiros, mas certamente foi o mais significativo, afinal acredito que todo geek nutre a mesma admiração pelo Google.

Não tinha o que fazer e precisei desistir, mais uma vez. O mesmo aconteceu no Campus Party e em outras ocasiões. Agora, estou com um dilema existencial. Vou explicar.

O Dicas Blogger começou como um passatempo, mas se transformou em algo muito maior e mais sério e, confesso, só agora me dei conta. Fico muito feliz por isso, só não estou sabendo conciliá-lo com o meu trabalho. Também não tenho conseguido usufruir por completo do lado bom do crescimento do blog. Então, é hora de tomar algumas decisões.

O meu pai uma vez me falou de uma tal zona de conforto: ficamos nela por comodismo, por medo, por preguiça e a vida vai seguindo sempre igual – sem sustos, sem surpresas, mas também sem grandes prazeres. Temos várias oportunidades na vida de sairmos dessa zona e, como já diz o ditado popular “quem não arrisca, não petisca”.

Enquanto consulto o I-Ching para saber qual rumo tomar, fiquem com as imagens do evento. Fotos gentilmente cedidas pelo Cardoso, que foi e gostou ;)

geladeiras usb Interney

kibeloco Gooooogle!

galera cozinha do Google