segunda-feira, 27 de julho de 2009

Novos ventos, novos rumos

Olá meus queridos leitores!

Apesar de gostar muito de blogar, eu ando um pouco cansada desta rotina maluca: trabalhar o dia todo como médica e, depois, trabalhar nas horas vagas pra manter 4 blogs atualizados.

Pra aliviar, optei por ficar com apenas 2 blogs – o Dicas Blogger e o Dicas de Informática, pois do jeito que a coisa vinha, eu é que ia acabar precisando de um psiquiatra :P

Sendo assim, irei suspender as atividades do Diário de Bordo e já transferi o Dicas Twitter para o @RichardPlácido, pai da criança por direito (eu fiz o teste de DNA):

Pretendo, também, passar menos tempo no Twitter, até porque não aguento mais ser confundida com os funcionários do Google. Por mais que eu tente provar o contrário, muitos usuários do Blogger acreditam que tenho a obrigação de oferecer um suporte técnico rápido, eficiente e por 24 horas. E ai de mim se não atendê-los! Dá-lhe reclamações!

Se ao menos eu trabalhasse em Montain View, ganhasse em dólar e vivesse rodeada de brinquedinhos tecnológicos e geladeiras repletas de refrigerantes gratuitos…Mas eu sou apenas uma blogueira tupiniquim, que gosta de compartilhar seus conhecimentos.

Como não sou do tipo que bloqueia seguidor “sem dó, nem pena” e como tem gente que faz questão de não respeitar os limites alheios, optei por “ler mais e piar menos”.

Agradeço a compreensão de vocês e desejo uma boa semana a todos.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Release - Campanha África em Nós

Fui procurada pela assessoria de imprensa da campanha fotográfica África em Nós, criada pela secretaria de Estado da cultura de São Paulo, para a publicação deste release¹

Como se trata de um projeto cultural muito bacana, concordei em apresentá-lo para vocês.

A matéria abaixo, é de autoria da própria assessoria da campanha e foi distribuída a diversos outros meios de comunicação.

A campanha fotográfica África em Nós, criada pela secretaria de Estado da cultura de São Paulo convoca toda população paulista a participar através da fotografia, no que ela vê, sente e compreende sobre a presença e a herança africana no dia a dia.

O tema é a própria África, o continente mãe. Como perceber os sinais africanos? Quais os sinais perceptíveis em nossa cultura? Cada participante deve realizar sua foto mostrando como vê e sente esta África que existe perto de nós.

Visite o site da campanha www.africaemnos.com.br para ler o regulamento e participar. Fotógrafos amadores ou não podem mandar suas fotos até dia 15 de Setembro.

O curador responsável é o fotógrafo renomado Walter Firmo e a organização é pela Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias.    

¹ release: Informação preparada pela assessoria de imprensa e encaminhada aos veículos.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Tutorial - como usar o Google Ad Manager

Tutorial Dicas Blogger. Todos os direitos reservados!

Problogger tranquilo pegando uma onda

O Google Ad Manager é um serviço para gerenciamento de publicidade online, que auxilia a vender, programar, fornecer e medir todas as suas vendas. Com ele, podemos descansar tranquilamente, enquanto os ganhos vão sendo computados e informados por email.

Até o momento, para usar esse serviço, é obrigatório possuir uma conta no AdSense.

Vou ensinar como criar um inventário para anúncios particulares e não para programas de afiliados específicos, mas acredito que o processo seja semelhante.

Leia atentamente o tutorial e faça muitos testes antes de passar a veicular os anúncios em seu blog ou site, pois configurar o Ad Manager é complicado; respire fundo e pegue um café.

Faça o login no site, usando seu nome e senha do AdSense. Você vai ser apresentado a um tutorial deles, mas podemos pular esta parte.

Clique em inventário e depois em novo espaço de anúncio. Pra este tutorial, eu criei um inventário para os anúncios que serão exibidos no cabeçalho do blog:

Tutorial Dicas Blogger. Todos os direitos reservados!

Nome do espaço: dê um nome ao seu espaço, sem usar caracteres especiais

Tamanho: escolha uma das opções

Janela: escolha blank se quiser que abra em nova janela

AdSense: marque esta opção se quiser intercalar seus anúncios com os do AdSense

 

Configure a seu gosto e salve. Você vai ser direcionado para sua página de inventários:

Página dos inventários

No exemplo acima, vemos o inventário que eu criei ontem e o novo (para o tutorial).

Na mesma página, clique em posicionamentos, para definir a posição do anúncio.

Posicionamento

Escolha a opção novo posicionamento, dê um nome, associe ao espaço criado anteriormente ( no caso “cabecalho”) e salve o novo posicionamento.

configuração

Clique na aba pedidos e depois em novo pedido de redes de anúncios. Dê um nome ao pedido (neste caso utilizei a palavra teste3), coloque seu ID, caso vá usar algum programa de afiliado e escolha a data de início e de término das exibições.

novo pedido

Em provedor, clique no campo em branco e escolha nova rede de anúncios; escreva o nome do anunciante e salve. Aprove seu novo pedido, clicando no botão aprovar.

aprovar pedido

Clique novamente na aba pedidos e depois, clique sobre o nome do pedido. Você será direcionado a uma nova página; escolha a opção novo item de linha.

novo item de linhaAqui nós vamos configurar o custo do anúncio. Caso você não tenha intimidade com valores de CPM, use o fornecido pelo AdSense, só pra começar. Adicione o posicionamento criado anteriormente, configure o país para exibição (eu sugiro deixar com está, pois tem brasileiros no mundo todo), frequência de exibição deste banner específico e salve

configurando os valoresNa página seguinte, clique sobre o nome do anúncio, para finalmente configurá-lo.

Na nova página, clique em fazer uplod de anúncios; dê um nome e escolha o tipo de imagem; faça o upload do banner, cole o link do anúncio e salve.escolhendo a imagem

Volte na aba inventário e clique em gerar exemplo de HTML. Adicione o anúncio recém-criado e clique no botão para gerar o código HTML.

O código vem dividido em duas partes: a primeira parte deve ser colocada no html do template, antes da tag </head> e a segunda, deve ser inserida na sidebar, em elementos de página> adicionar gadget>html/javascript. Funciona perfeitamente com o Blogger :D

inserindo o código no  Blogger

Para os usuários da plataforma Wordpress, indico os seguintes tutoriais:

Google Ad Manager: O que é? Para que serve? Como usar? (Carioca no Cerrado)

Gerencie a publicidade do seu blog com o Google Ad Manager (MestreSEO)

Para gerar os relatórios, clique na aba relatórios e depois em relatórios de pedidos. Caso queira enviar os dados para o anunciante, clique no botão salvar e compartilhar.

compartilhando relatórios

Como eu cobro um valor fixo e não em CPM, estou usando o Ad Manager para acompanhar o número de exibições de página e de cliques nos banners dos meus clientes e também para gerenciar o início e o término de uma determinada campanha.

Por favor, não surtem muito, pois eu já tinha avisado que usar esse serviço era complicado :P

Como e quanto cobrar por anúncios em blogs

Dando continuidade à série de posts sobre monetização, hoje vamos conversar sobre as medidas empregadas e sobre as formas de cobrança em campanhas publicitárias.

A maior dificuldade de todo blogueiro que pretende vender espaço publicitário em seu blog, é saber como e quanto cobrar. Mestre Sir @Cardoso escreveu sobre o tema em 2007:

A pior coisa que alguém pode dizer a um blogueiro é “quero anunciar em seu site”. Não por causa do pecado do lucro, ou pela acusação de ProBloggers não serem mais que prostitutas, mas por uma questão apenasmente (como diria Odorico Paraguaçu) prática.Ninguém sabe o quanto cobrar. (leia mais)

No mesmo ano, o Bernardo ( bernabauer.com) fez um post intitulado Quanto cobrar por um anúncio em seu blog?, contando sobre sua angústia ao fazer diversas contas, pesquisas e discussões com outros blogueiros, sem saber ao certo qual rumo tomar.

De lá pra cá pouca coisa mudou, já que ainda não existe um consenso entre os blogueiros e nem mesmo uma tabela de valores. O que existe são alguns caminhos, entre eles o CPM.

Vocês já devem ter reparado que em muitos Midia Kits, os valores são cobrados por CPM – o que leva os novatos a acreditarem que o valor informado também é o valor final a ser pago.

Quem usa o AdSense já deve ter uma noção do que se trata. Segundo palavras do Google:

CPM é a abreviatura de "custo por mil impressões". Os anunciantes que veiculam anúncios de CPM definem o preço desejado por 1000 anúncios exibidos, selecionam os canais específicos em que desejam mostrar seus anúncios e pagam sempre que os anúncios são exibidos.

Além do CPM, alguns anunciantes utilizam também o CPC, ou seja, custo por clique

Os anúncios de CPM concorrem com os anúncios de pagamento por clique (ou CPC, custo por clique) em nosso leilão de anúncios, por isso somente os anúncios de maior desempenho vão ser veiculados nas suas páginas. Os anunciantes precisam dar um lance maior do que para os anúncios de CPC existentes para que os anúncios de CPM sejam exibidos.

Encontrei no fórum web, um ótimo resumo das formas de cobranças publicitárias:

CPM - custo por mil impressões - o anunciante vai lhe pagar um valor para cada mil impressões de um banner, podendo ser negociado visualizações únicas ou não.
CPC  - custo por clique - o anunciante vai lhe pagar um valor por clique em seus banners ou texto, muitas vezes não existe restrições quanto a visualizações não-únicas.
CPA - custo por ação - o anunciante vai lhe pagar um valor por ação.
ecpm - Cálculo feito por alguns programas de afiliados que medem qual valor eles estão pagando por cada mil impressões do produto deles (banners, blocos de links, textos e etc), apesar de não pagarem por CPM, pode ser CPA ou CPM, fazem este cálculo para ajudar o afiliado para ter idéia do valor ganho por mil impressões.

E tem ainda a tal de CTR, que segundo definição do site itajubense MestreSeo:

é a taxa dada pela divisão da quantidade de cliques em um anúncio pelo número de impressões do mesmo, e multiplicado por 100. Por exemplo, uma CTR de 2%, indica que a cada 100 impressões do seu anúncio, somente 2 serão clicados

O AdSense, por exemplo, paga por CPC e por CPM, assim como o HotWords. Já Submarino, Buscapé e Mercado Livre, que eu saiba, pagam por CPA. E todos eles fornecem relatórios detalhados sobre os ganhos, clique s e exibições dos anúncios.

Voltando ao dilema dos blogueiros, quanto podemos cobrar e como faremos para controlar os anúncios particulares, ou seja, aqueles que independem dos programas de afiliados?

Eu optei, a priori, por colocar valores fixos no meu Midia Kit, pois matemática nunca foi o meu forte e eu nem imaginava como controlar os ganhos por exibições de páginas.

Entretando, há uns dias atrás, o Cardoso comentou comigo que esse controle poderia ser feito pelo Ad Manager – programa do Google para gerenciamento de anúncios publicitários.

Sendo assim, ontem passei 4 longas horas mexendo no AdManger – o que rendeu um tutorial que será publicado mais tarde, pois ainda não está pronto ;) Aguardem!

Uma forma de se calcular o CPM de um blog, é usando o próprio valor do AdSense. O problema é que esse valor é geralmente muito baixo. Uma outra maneira é pesquisando os Midia Kits alheios e fazendo uma comparação entre estatísticas.

E nada de desespero. Aos poucos, iremos entender toda essa parafernália juntos ;)

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Como colocar imagens do Flickr no Blogger

Tutorial Dicas Blogger-todos os direitos reservados

O Flickr é um serviço gratuito, disponibilizado pelo site Yahoo, para armazenamento de imagens. Ele é bem simples de usar e pode ser acessado com uma conta ativa do Yahoo.

Existem duas formas de se colocar miniaturas de fotos armazenadas no Flickr em um blog: uma é configurando um módulo no próprio site e a outra é inserindo um gadget do Blogger.

Inserindo imagens através de um módulo

Faça seu login e clique neste link. Irão aparecer duas opções: em html e em flash

módulos do Flicker

Faça sua escolha e clique em próximo. Configue cada uma das 5 etapas a seu gosto:

configuração Copie o código fornecido e cole em seu blog (adicionar um gadget>html/javascript)

Essa opção é válida tanto para blogs do Blogger/Blogspot, quanto de outras plataformas.

Inserindo imagens através do gadget do Blogger

Entre em elementos de página, clique em adicionar um widget e escolha a opção apresentação de slides; em origem, escolha  Flickr e coloque seu nome de usuário.

Flicker via Blogger

Com esse procedimento, você pode inserir também imagens do Picasa e do Photobucket.

Dicas Blogger no Blog do Noblat

Hoje pela manhã, eu estava verificando as estatíticas do blog pelo Woopra e me espantei com o grande número de visitantes provenientes do site O Globo. Achei estranho, né? Afinal tive um final de semana tranquilo e não vi motivo aparente para aparecer na imprensa.

Me dirigi ao site e não encontrei nada na página inicial. Ufa! Estou inocente! :D

Resolvi então fazer uma busca pra descobrir o motivo e confesso: fiquei muito feliz! #morri

Acesse o Blog do Noblat!

O nosso bloguinho foi recomendado pelo Ricardo Noblat, um respeitado jornalista que mantém o O Blog do Noblat no site O Globo desde 2004, segundo consta na Wikipedia.

Não consegui deixar um comentário lá por causa da burocracia exigida, pelo site, para se efetuar o cadastro, mas fiz questão de agradecê-lo no Twitter e agora, com este post.

Talvez nem todo mundo saiba, mas o meu sonho de adolescência era ser jornalista.

Aproveito o ensejo para desejar um feliz dia do amigo para todos vocês. Thanks for all!

domingo, 19 de julho de 2009

TrapoChic – camisetas e idéias

Como boa geek que sou, adoro camisetas. Se forem temáticas, melhor ainda.

Na última vez que fui pra Itajubá, comprei 4 modelos com imagens e frases de Minas.

Na sexta-feira, fui convidada a conhecer um site chamado TrapoChic e gostei tanto que até recomendei no Twitter. Pensei: por que não recomendar também para os meus leitores?

Home TrapoChic

TrapoChic – diversas estampas, cores e modelos

Vejam outros modelos no Flicker

Promoção até o dia 23 de julho: na compra de 3 camisetas, o frete é grátis. CORRAM!

 

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Por que anunciar em blogs?

Eu poderia enumerar diversas vantagens de se anunciar em blogs, porém este post não é voltado para publicitários e sim para as pessoas que, como eu, acreditam no potencial dos blogs, sem precisar de motivos ou de grandes explicações pra isso – nós, os blogueiros.

Eu estava visitando o Usuário Compulsivo, quando uma coisa me chamou bastante a atenção: o danado criou uma barra, embaixo do cabeçalho, com anúncios parecidíssimos com aqueles usados pelo mais famoso programa de afiliados e, agora, desafeto dele.

Pensei: ele continua muito bom nisto, apesar de andar um pouco sumido e um tanto azedo.

Com uma média de 200.000 pageviews/mês, anunciar no UC me pareceu uma ótima oportunidade de divulgar o meu mais novo empreendimento bloguístico – o Dicas Twitter.

\0/ Uhuu!

Claro, eu poderia fazer como todo mundo faz e mandar um email ou até mesmo um SMS pedindo parceria. Mas não, isso nem passou pela minha cabeça. Me lembrei de tudo que aprendi com o Compulsivo, do tanto que ele é talentoso com códigos e resolvi INVESTIR.

Sim, contratei um anúncio PAGO. E estou feliz e contente. Além do retorno garantido para o meu blog, ainda pude VALORIZAR um grande blogueiro, independente de sermos amigos.

Como já dizia o famoso ditado: amigos, amigos; negócios à parte? Pois é.

anúncio do DT no UC

Lembram do post Publicidade em blogs – respeito é bom e eu gosto! no qual eu falava do quanto precisamos nos valorizar quando o assunto é publicidade?

Hoje vou um pouco mais além: precisamos também valorizar nossos colegas.

Quem aqui nunca pegou um widget ou um hack no Usuário Compulsivo, levanta a mão?!

No início do mês, o @Teilor escreveu um post (Porque você NÃO deve clicar nos anúncios), no qual ele nos contava que estava rolando, em uma conhecida rede social, uma campanha onde blogueiros pretendiam se reunir para fazer “troca de cliques”, ou seja, eu clico no seu e você clica no meu, com o intuito de ganhar dinheiro fácil. Lindo, não?

Como em qualquer ofício, existem blogueiros e blogueiros; os sérios, geralmente, disponibilizam um Midia Kit convidando os interessados a veicularem HONESTAMENTE anúncios em seus blogs. Outros costumam usar um botão para recebimento de doações.

Claro que não estou cuspindo no prato que comi, pois por um bom tempo também fiz parcerias. Mas garanto que se na época eu soubesse que era possível pagar por um anúncio em um grande blog, eu teria feito. Afinal, um blog não tem como se manter vivo e atualizado se o blogueiro não dispuser de tempo para pesquisar e escrever, coisa que uma exaustiva jornada de trabalho em um emprego formal não possibilita.

Não estou dizendo que blogs “maiores” (este conceito é muito relativo) devem divulgar outros blogs apenas em troca de dinheiro. Isso seria ridículo. O que estou dizendo é que todos nós podemos colaborar uns com os outros, independente do “tamanho”.

O que não dá mais é pra continuarmos de braços cruzados, esperando que a crise passe e que, da noite pro dia, nos tornemos probloggers milionários, né? E muito menos devemos aceitar, passivamente, que excelentes blogs acabem porque seus autores não têm tempo pra blogar ou porque foram expulsos de um destes programas de afiliados.

Vai aparecer alguém dizendo “ah, mas esta não é a proposta inicial dos blogs”. Certamente que não, mas tudo EVOLUI – eu, você e os blogs.

“Ah, mas eu não tenho dinheiro” Não tem problema! Divulgue seus blogs favoritos e isso já será uma grande ajuda e uma forma de demonstrar seu RECONHECIMENTO.

“Você está ficando mercenária” Não estou não…é que dizem que “tempo é dinheiro” :P Aqui no DB eu divulgo, gratuitamente, 20 blogs na sidebar e mais 50 blogs no post Parcerias.

Então meus queridos leitores, façam a sua parte! E dentro de suas possibilidades, mostrem ao mundo o quanto vocês ACREDITAM no potencial da nossa Blogosfera.

Antes de pedir uma “troca de links”, verifique se aquele blog não possui um Midia Kit e faça a sua proposta. Pode ser que, no futuro, aconteça o mesmo com você ;)

E quem for criticar a idéia, por favor, deixe também uma boa sugestão, tá? #prontofalei

Links interessantes para o seu final de semana

Como eu sei que muitos de vocês ainda não estão no Twitter e que outros tantos, assim como eu, não passam 24 horas plugados no microblogging, resolvi trazer para o Dicas Blogger alguns dos links que postei por lá nesta semana. Espero que vocês gostem ;)

Pacote de ícones para Twitter (via webdesignerdepot)

lindinhos!

Glossário de termos e expressões da blogosfera (via trivial)

muito legal!

Você é Medíocre? (via blosque)

...e a Nospheratt voltou!

Como Ter um Site de Sucesso na Era Twitter (via ofimdavarzea)

o lado metablogger do Noronha

Siga o Google no Twitter (via googlediscovery)

essencial

10 Cosas que le faltan a Blogger para ser como Wordpress (via blogandweb)

blogger x wordpress

Encontre imagens licenciadas pela Creative Commons no Google Image Search (via gd)

evite o plágio de imagens

Dicas Úteis Para se Ter um Blog de Sucesso Mediano (via tutorunopar) 

o lado metablogger do José Márcio

Português com Portugal (via portaltosabendo)

dicas de língua portuguesa

Você é viciado em internet? (via estadão)

meu resultado ;)

E pra quem deseja entrar no Twitter, mas ainda não tem coragem:

Dicas Twitter - meu novo empreendimento!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Combatendo os blogueiros parasitas

Nesta semana, nosso amigo Marcos Lemos (@hordones) travou uma verdadeira batalha contra um plagiador, transmitida em tempo real no Twitter.

Eu já conhecia o tal elemento, já que ele havia copiado diversos posts meus e por mais que eu lhe explicasse o que era plágio, ele continuava copiando e, ainda por cima, comentando aqui no Dicas Blogger. Cheguei até mesmo a acreditar que ele tinha algum problema  e resolvi deixar quieto, já que ele parecia não entender português.

Entretanto, ele mostrou sua verdadeira face nos emails que trocou com o Marcos e essa batalha resultou no post Sobre Plágio e Blogueiros Parasitas.

Eu não ando atrás de plagiadores, mas eles sempre chegam até mim – seja comentando aqui no blog, seja via Twitter ou mesmo através de denúncias dos leitores.

Como não existem punições muito efetivas, resolvi instituir as minhas próprias punições.

Partindo do pressuposto que o Dicas Blogger tem uma boa projeção na Blogosfera e que muitos novatos gostariam de ter um link aqui – nem que seja comentando - decidi que:

  • comentários de plagiadores não serão aprovados
  • plagiadores estão excluídos da lista Top Parceiros
  • plagiadores não poderão veicular anúncios no blog

Eu já vinha aplicando essas regras informalmente, mas agora é oficial.

Algumas pessoas me criticam quando mostro a url de blogs parasitas no Twitter, alegando que estou dando audiência a eles. Bem, naquele dia o elemento pode até receber 2000 visitas, mas certamente voltará ao ostracismo no dia seguinte. Sem contar que, como vocês tomarão conhecimento que o blog X é puro Crtl+C se ninguém avisar?

Ontem, o @kimdamasceno questionou de qual blog estávamos falando, pois ele queria verificar se era um dos seus parceiros. Achei essa atitude louvável e acho que todos que pretendem fazer um trabalho sério, deveriam seguir o mesmo caminho.

A princípio não pretendo fazer este tipo de divulgação aqui, pois daí sim é “dar ibope”, mas no Twitter, quando for necessário, não vejo problemas.

Blogs assim não chegam a lugar nenhum e acabam morrendo por falta de leitores, links, parcerias e visitantes. Só que eu acho que não custa nada cada um de nós fazer a sua parte, não se vinculando e nem ajudando este tipo de “blogueiro”.

Enfim, o melhor vem agora. O Marcos, estimulado por tudo isto, fez um excelente tutorial em vídeo ensinando os seus leitores a criarem conteúdo relevante e original. Ficou muito bom e eu fiquei impressionada com a desenvoltura dele frente às câmeras ;)

Recomendo a todos vocês! Criar um Blog Original e Relevante [Vídeo]

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Os atuais problemas com o Blogger/Blogspot

De um tempo para cá, venho recebendo muitos comentários, emails e tweets de leitores reportando diversos problemas com a plataforma Blogger/Blogspot.

Para facilitar a vida de vocês e a minha, resolvi centralizar todos os bugs recentes  e suas possíveis soluções em um único post; caso esteja faltando algum deles aqui, por favor, notifiquem pela caixa de comentários para que eu possa atualizar esta lista.

1. Incompatibilidade entre o widget seguidores e o Internet Explorer

Até o momento este bug não foi solucionado. Em blogs acessados pelo Internet Explorer e que possuem o widget seguidores na sidebar, aparece uma mensagem de operação anulada. Para saber mais detalhes vejam o meu post de maio - Blogger apresenta problemas no Internet Explorer 8 e para acompanhar o andar da carruagem, acessem o fórum de ajuda do Blogger ou assinem os feeds do blog Known Issues for Blogger .

Solução temporária: retirada do widget

2. Posts previamente agendados não são publicados

Apesar da equipe do Blogger ter anunciado que este bug havia sido resolvido, eu ainda recebo comentários e tweets dizendo que não foi.

Solução temporária: desconhecida

3. Editor de textos do Blogger in Draf não está funcionando

Devemos lembrar que o Blogger In Draft é para testes, então bugs por lá são absolutamente normais. Usuários reportaram que o modo “escrever” está travado.

Solução: usar o Blogger original ou o Windows Live Writer

4. Imagens hospedadas no Picasa não aparecem em alguns blogs com domínio

Em blogs que possuem um domínio próprio - sem o blogspot.com -  as imagens hospedadas no Picasa não são carregadas de forma adequeda.

Solução: pagar um serviço de hospedagem ou hospedar em outro servidor gratuito.

5. Novos widgets são incompatíveis com o Internet Explorer

Sim, os lindos widgets da Amanda não funcionam com o IE 8

6. Nova caixa de comentários não funciona

Em alguns blogs que usam a caixa “abaixo incorporada” (como aqui no DB), não é possível comentar. Eu mesma fui tentar comentar em um blog e não consegui. Segundo o @hordones, o problema é mais frequente em blogs que utilizam a confirmação de palavras

Solução do Cidão: Como colocar um link para o antigo formulário de comentários

Atualização: O Blogger já está ciente do problema

Outra solução: Entrar nas configurações do blog e na aba “comentários”, procurar por “Exibir uma confirmação de palavras para os comentários?” Marcar a opção “Não”.

7. Icones de edição rápida aparecendo no layout mesmo sem login

Este é um dos mais graves bugs do momento, pois incentiva usuários mal intencionados a tentarem obter a senha de acesso de um blog. Até agora a equipe do Blogger não se pronunciou a respeito. Vejam maiores detalhes aqui.

Solução da Ariane: Solução para o problema com os ícones de edição rápida

8. Erros bx durante a visualização do blog

Alguns usuários simplesmente não conseguem mais ver e nem acessar seus blogs. No lugar da página do blog, aparece aquela página padrão do Blogger para erros bx. A equipe do Blogger está ciente e investigando o caso.

Solução: desconhecida

Problemas já solucionados:

  • redirecionamento para domínios próprios

Este post pode ser alterado a qualquer momento. Fiquem atentos.

Agradeço ao @Teilor por ter me ajudado, por email, a lembrar de alguns destes bugs ;)

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Novos widgets no Blogger in Draft

A equipe do Blogger acaba de informar, via Twitter, que foi disponibilizado no Blogger in Draft ( Blogger em rascunho), 4 novos widgets – todos de autoria da Amanda, do Blogger Buster.

O Blogger in Draft é uma espécie de versão de testes do Blogger, onde novas funções são primeiramente implementadas lá e que só depois de um bom tempo de uso é que serão implantadas no site original do Blogger. Vale a pena conferir.

O Blogger Buster, comandado pela Amanda Fazani, é um metablog muito bem conceituado.


Exibe miniaturas de fotos recentes do Picasa


Mostra atualizações feitas no Twitter 


Exibe os posts recentes, com ou sem resumo


Exibe os comentários recentes, com ou sem resumo

Para adicionar um destes widgets, entrem no painel do Blogger in Draft, cliquem em layout, adicionar gadget e procure-os na lista que fica á esquerda, na aba destaques.

adicionar gadget Com os widgets da Amanda é possível exibir mais de 5 posts ou comentários recentes, com ou sem resumo, ao contrário dos métodos anteriores, onde utilizávamos os feeds que eram limitados a até 5 posts/comentários e sem resumo dos mesmos. Vejam:

Exemplo Para configurá-los, cliquem no ícone do widget escolhido; abrirá uma nova janela:

configuraçãoEm título, dê um nome ao seu widget; em altura, configure a altura do widget; em number of posts to display, coloque quantos posts deverão ser exibidos; marque display post date para mostrar as datas dos posts; marque show sumary para mostrar um resumo e em summary length, escolha quantos caracteres serão exibidos no resumo do post.

O mesmo procedimento deverá ser empregado para os demais widgets. Eu gostei e vocês?