domingo, 28 de fevereiro de 2010

Dicas Wordpress - o blog que estava faltando!

Fui procurada pelo jovem Yeltsin Lima ( @yeltsinlima) para conhecer seu novo projeto – o blog Dicas Wordpress – que segundo ele, surgiu inspirado no Dicas Blogger. Adorei a idéia e  disse ao Yeltsin, que esse era um tema que estava faltando na Blogosfera nacional.
Pensei em uma forma de auxiliá-lo na divulgação e resolvi fazer este post para que todos vocês possam conhecer o Dicas Wordpress e, com isso, terem mais liberdade na hora da escolha da plataforma de blogagem. Boas idéias devem sempre ser compartilhadas ;)

O Dicas WordPress, que foi inspirado no Dicas Blogger, tem uma proposta bem parecida com este blog: gerar tutoriais, matérias, video-aulas sobre o sistema de gerenciamento de conteúdo, WordPress. Inclusive, abriremos um espaço para que os desenvolvedores e designers brasileiros possam divulgar seus trabalhos nacionalmente e não só exportando para o exterior. A nossa meta é lançar material novo todos os dias e as video-aulas serão publicadas sempre nas sextas. (@yeltsinlima)
Dicas Wordpress
Desejo ao Yeltsin, sucesso com o Dicas Wordpress e que ele possa auxiliar muitos blogueiros no árduo caminho da criação e customização de um blog profissional.

Templates para Blogger Blogspot

No mês passado, eu publiquei uma lista com diversos blogs que ajudam a blogar – também chamados de metablogs - tanto nacionais quanto estrangeiros, bem como informei os canais de ajuda oficiais do Blogger/Blogspot - Ajuda Blogger Blogspot.
Hoje, trago para vocês uma outra lista, com blogs que disponibilizam lindos templates para os usuários do Blogger. O template nada mais é do que o modelo, o layout, o desenho de um blog.Um template bonito, funcional, leve, clean, confere muito mais profissionalismo e seriedade a um blog.

O Blogger já fornece 16 modelos clássicos, com variação apenas das cores. Já seus usuários, não param de criar os chamados modelos personalizados, repletos de funções (hacks) bacanas, espaço e beleza. E o melhor, são GRATUITOS.
Lista de blogs com lindos templates para Blogger Blogspot
Nacionais Templates Dicas Blogger
Templates Novo Blogger
Templates para você
Códigos Blog
Templates Mama Nunes
Usuário Compulsivo
Templates para Blogger
BloggerSphera
Be-insight
Estrangeiros bTemplates
Blogger Buster
Ricardo Santos
Deluxe Templates
Our Blogger Templates
Doxs Templates
Blog and Web
Blogger Magz
Templates For All

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Como instalar o Wordpress - Parte 1

Chegamos na parte mais delicada de toda a sua história com o Wordpress.org. Será a primeira vez (ou não) que você irá mexer com a instalação e manutenção dele. O tutorial de instalação será dividida em três partes. Duas formas de instalação da plataformas e uma forma de traduzir seu wordpress (caso ele seja em inglês).
A partir de agora as postagens serão voltadas para o Wordpress em servidor próprio. Quando a dica puder ser utilizada no Wordpress.com eu avisarei no início ou no final do post.

Preparado? Espero que sim. Leia com atenção todo o post antes de começar a instalação. Escolha o melhor método para você e mão na massa, ou no teclado. A primeira forma (parte 1) será através do seu FTP, onde precisaremos baixar o Wordpress, enviar para o servidor, criar um banco de dados e fazer as mudanças manualmente (um pouco mais complicado). A segunda forma (parte 2) será a instalação pelo painel de administração da sua hospedagem, muito mais rápido e “simples”.
Antes de começarmos, você tem uma hospedagem? Não? E um domínio? Também não?! Aí vão 3 links dos locais que você comprar seu domínio e sua hospedagem, para assim instalar o Wordpress. O Dicas Blogger usa e recomenda a Via Hospedagem

Instalação por FTP:

Para instalar por este caminho, você deverá saber o que é um FTP. Recomendo que leia o post no Sem Preceito sobre ele: FTP – O que é? Como utilizar?. Acesse o site do Wordpress.org e baixe a plataforma no link identificado na imagem abaixo. Instale em um local de fácil acesso, de preferência na sua área de trabalho.
download-wordpress
Extraia os arquivos, utilizando o WinRar ou o programa padrão do Windows. Os arquivos estarão dentro de uma pasta chamada “wordpress”.
Abra seu assistente de FTP (recomendo o FileZilla), faça o login com as informações do seu domínio (que, normalmente, são disponibilizadas pela hospedagem), abra a pasta “www” ou “public_html” e escolha em qual local você irá instalar o Wordpress. Nesse passo da instalação temos duas opções:
  1. Instalar na raiz do site, dessa forma poderemos acessar o blog através do link www.dominio.com.br
  2. Instalar em uma subpasta, por exemplo com o nome de “blog”. Dessa forma seu blog poderá ser acessado pelo link www.dominio.com.br/blog/
Recomendo a primeira opção. Então procure pelos arquivos do Wordpress pelo seu assistente do FTP (normalmente os arquivos do computador ficam no lado esquerdo), selecione todos e arraste até a pasta raiz (será a “www” ou a “public_html”). Caso você escolha instalar em uma pasta com o nome “blog” por exemplo, faça a pasta (clicando com o botão direito e em “Nova pasta”) e envie todos os arquivos para ela.
arquivos-ftp-filezilla
Aguarde os arquivos carregarem (são mais de 750, poderá demorar alguns minutos). Após eles carregarem, acesse seu domínio www.dominio.com.br OU www.dominio.com.br/blog (se você instalou o blog em uma subpasta). Um aviso de que determinada página não foi criada vai aparecer. Clique no botão “Criar um Arquivo de Configuração”.
instalar-wordpress
A partir deste ponto você precisa ter em mãos quatro informações: nome do banco de dados, senha do banco de dados, usuário do banco de dados e o servidor de banco de dados. Explicarei a seguir o que cada um é. Outro ponto importante: você precisa criar um banco de dados para o seu wordpress - Como criar Bases de Dados no cPanel.
Seguimos em frente. Leia a próxima página e clique em “Vamos começar!”.
instalar-wordpress2
Neste passo você só irá mexer em três campos, os três primeiros.
  • Nome do banco de dados: O nome do banco de dados que você criou com a ajuda do tutorial do Celso.
  • Nome do usuário: O nome do usuário que você fez na hora da criação do banco de dados.
  • Senha: Coloque a senha que você cadastrou junto do nome do usuário.
dados-instalacao-wordpress
Preencheu os dados corretamente? Clique em “Enviar”. Uma mensagem de sucesso vai aparecer com um botão “Começar Instalação”.
Prosseguindo. O próximo passo será definir o nome do blog e o seu e-mail. Você também poderá permitir ou não o acesso dos buscadores. Todas essas informações poderão ser alteradas sem problemas no futuro. Depois clique em “Instalar WordPress”.
dados-blog-instalacao-wordpress
Depois de preencher alguns dados para o seu blog, o Wordpress irá disponibilizar o seu login e a sua senha. Guarde essa senha enquanto ela não for alterada!!
Por padrão o Wordpress cria como administrador um usuário com o nick “admin”. Você poderá alterar criando um novo usuário para você (recomendado – ensinarei a fazer isso nos próximos tutoriais).
Clique em “Login” e digite seu login e a sua senha temporária.
Pronto! Wordpress instalado após todos esses passos. Se você “conseguiu” ler todo o tutorial, meus parabéns. Se não conseguiu entender patavinas de nada, espere até o próximo tutorial (parte 2) ou leia este novamente. Abraços! ;D
Luan Felipe (@luanfr) é o colaborador responsável pela coluna sobre Wordpress e autor dos blogs Sem Preceito e Luan Feelings.

Como colocar slides em blogs do Blogger/Blogspot

Existem várias formas de se colocar um slide – apresentação de imagens – no seu blog. Uma delas foi descrita no post Como colocar imagens do Flickr no Blogger, mas o Blogger oferece ainda as opções de inserir imagens do Picasa e do Photobucket.
Você pode colocar uma apresentação de slides através de palavras-chave ou inserir imagens que estão guardadas no seu computador. Vou explicar cada uma.

A primeira coisa a ser feita é acessar o painel do Blogger>layout>elementos de página>adicionar gadget (1). Procure pelo gadget “apresentação de slides (2)”
gadget slides
Clicando em “origem”, encontraremos os serviços que poderão ser utilizados para o slide
Serviços disponíveis
Para colocar uma apresentação de imagens usando palavras-chave, escolha um dos serviços disponíveis (Picasa, Flickr ou Photobucket) e, em “palavra-chave,” escreva o que você quer exibir em seu slide. Neste exemplo, usei “flores,carro, música”
Slides com palavra-chave
Configure a velocidade de apresentação do slide (lenta,média ou rápida), se a imagem vai abrir em nova janela e se o posicinamento deles deve ser aleatório. Visualize e salve.
Para colocar imagens do seu computador (fotos pessoais e/ou imagens salvas na internet) é preciso possuir uma conta no Picasa, Flickr ou Photobucket e fazer o upload (envio) das imagens. Vou usar como exemplo o serviço Picasa, que é integrado à conta Google. Acesse http://picasaweb.google.com/ e faça o login com seus dados do Blogger.
Caso você já saiba usar o Picasa, pode pular esta etapa do tutorial.
Clique em “fazer upload” para enviar as fotos e, depois, clique em criar novo álbum
Usando o Picasa Preencha os dados solicitados e clique em “continuar”. Depois, clique em “enviar arquivo”.
Enviando imagens ao Picasa Abrirá uma nova janela. Procure por uma imagem e repita o procedimento mais  4 vezes. Clique em “iniciar upload” para armazenar as imagens. Você pode enviar até 5 imagens por vez, porém pode armazenar quantas imagens quiser em cada álbum.
Agora volte no painel do Blogger >layout>elementos de página>adicionar gadget>apresentação de slides. Em “origem”, escolha “Álbuns da web do Picasa.
Configuração do gadget
Em “opção”, marque “álbum”. Em “nome de usuário” coloque seu nome de usuário. Escolha um dos álbuns que você criou, a velocidade de apresentação e as demais opções e salve. Depois você pode mover o gadget para onde achar que ele ficará mais bonito :)
O processo é praticamente o mesmo para o Flickr e para o Photobucket. Boa diversão ;)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Como enviar sitemaps ao Google Webmaster Tools

Este é mais um post que eu ainda não havia feito, até porque esta informação encontra-se muito bem detalhada no Usuário Compulsivo e no Ferramentas Blog. Por outro lado, fiz algumas adaptações e gostaria de compartilhar com vocês, já que os sitemaps do Dicas Blogger estão sem nenhum erro – o que não era lá muito comum.
Segundo consta na Wikipedia, sitemap é uma representação hierárquica da estrutura de um site, composta por páginas web. E no que o sitemap pode ajudar o seu blog? Ele facilita a indexação de seus posts nos mecanismos de busca. Quanto melhor for a indexação, mais seu blog aparecerá nas buscas e mais visitas você receberá.

O próprio Google disponibiliza um serviço gratuito, voltado para criadores de páginas web – Google Webmaster Tools – para refinar as indexações. O serviço dá detalhes importantes, tais como as palavras-chaves mais procuradas, erros de rastreamento, backlinks e por aí vai.
Não há segredo para usar o Google Webmaster Tools e basta usar o mesmo login do Blogger. Recomendo que vocês explorem os outros recursos do programa.
Como enviar um sitemap sem FeedBurner
Usuários do Blogger que não usam o FeedBurner, podem enviar seu sitemap de uma forma muito simples. Basta acessar o link “estatísticas de assinantes”, que fica na coluna da esquerda do Google Webmaster Tools e clicar no botão “sim, por favor”
Sitemap sem FeedBurner
Como enviar um sitemap em blogs que usam o FeedBurner
Até bem pouco tempo atrás, usava-se o seguinte link atom.xml?redirect=false mas percebeu-se que isso não era suficiente, já que indexava somente os últimos 26 posts. Muito se estudou e se discutiou nos fóruns da vida, até que o Amilcar me passou uma outra forma de enviar sitemaps e que se mostrou 100% eficaz, pelo menos no DB :)
Acesse o link “configurações do site” e depois “sitemap (1)”. Clique no botão “enviar sitemap”
Sitemap com FeedBurner
Vai aparecer um espaço em branco logo após a url do seu blog (2). O que você vai colocar ali dependerá do número de posts do seu blog. Vejam os links para inserir após a url do blog:
atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=100
atom.xml?redirect=false&start-index=101&max-results=100
atom.xml?redirect=false&start-index=201&max-results=100
atom.xml?redirect=false&start-index=301&max-results=100
Você deve colocar um link por vez e ir clicando em “enviar sitemap” Se seu blog tem, por exemplo, 300 posts, use os 3 primeiros links do exemplo acima e assim sucessivamente.
Resultado
Em blogs que usam Wordpress, basta criar um arquivo.xml, hospedá-lo e enviar como sitemap - Wordpress SEO: Criando o Google Sitemap (blog Mestre SEO).
Para entender a importância da indexação pelos mecanismos de busca, recomendo:
Todas essas dicas irão contribuir para aumentar as visitações do seu blog, mas o mais importante continua sendo a qualidade do conteúdo que você publica.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Limites na home e problemas para postar no Blogger

Ainda não sabemos ao certo o que está acontecendo, pois o tema está em discussão lá no fórum do Blogger. Vários usuários estão reportanto que, com o novo sistema de auto-paginação, não estão mais conseguindo colocar várias postagens na home (página inicial) de seus blogs do Blogger/Blogspot. Penso que, se o novo sistema pretende melhorar o tempo de carregamento das páginas, é meio óbvio que muitos posts na home irão “pesar”, ou seja, farão com que a página inicial demore muito mais tempo para carregar.
Sendo assim, se você leitor do Dicas Blogger, está passando por esse problema, exiba no máximo 10 posts na home do seu blog e evite muitas imagens e widgets pesados na sidebar. Por que estou sugerindo isso? Um dos motivos é porque o DB não foi afetado e, como vocês podem notar, a nossa página inicial é “magrinha”, com pouquíssimos gadgets e quase nenhuma imagem; outro, é porque com o sistema de auto paginação, a detecção do tempo de carregamento das páginas passou a ser automático, ou seja, muita coisa na página inicial é igual a uma limitação automática por parte do Blogger.

Reitero que estou apenas dando uma sugestão e e que o caso ainda está em discussão.
Existem também outros problemas que estão afetando o Blogger nesta fase de mudanças:
Eu linkei apenas um tópico do fórum por problema, mas não se trata de algo pontual e sim de dificuldades que afetaram um número considerável de blogueiros. Pra se ter uma idéia, hoje só se fala  da impossibilidade de criar e publicar novos posts. Ao que parece, em alguns casos, mudar o novo editor de textos para o antigo, resolve.(configurações > aba básico)
Tudo isso é chato, mas pela minha experiência de usuária e estudiosa (rs) do Blogger há 3 anos, os problemas costumam ser resolvidos pelos engenheiros do Google. Dont’t panic.
Por precaução, façam backup do blog -  Como fazer backup dos posts no Blogger :D
ATUALIZAÇÃO ÀS 13:52
A equipe do Blogger já está ciente do problema com as postagens e também sugere o uso do antigo editor de textos. Vejam o pronunciamento oficial no Twitter:
O Amílcar, super colaborador do fórum oficial, nos informou outras prossíveis soluções que podem ser encontradas neste tópico. Eu recomendo que vocês usem o Windows Live Writer. Como vocês podem notar, estou conseguindo postar normalmente com ele :) #ficadica
O plantão Dicas Blogger pode voltar a qualquer momento com mais informações. Fiquem ligados neste post e na nossa timeline do Twitter - https://twitter.com/dicas_blogger
ATUALIZAÇÃO ÀS 17:00
A Equipe do Blogger anunciou no Twitter que o problema com as postagens foi resolvido
O Amilcar descobriu mais um probleminha. O Google não está indexando os últimos posts de blogs do Blogger que usam domínio próprio :(

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Completando 90 dias com domínio próprio

Hoje faz exatamente 90 dias que o Dicas Blogger está no ar com o domínio www.dicasblogger.com.br   e eu achei que seria interessante dar um retorno para vocês, que tanto torceram para que tudo desse certo depois que o domínio foi sequestrado por um lammer bobão. Acredito que a minha experiência irá animá-los a fazer o mesmo :)
O saldo foi super positivo e vocês podem conferir os dados através do nosso Midia Kit.
Os primeiros 45 dias foram horríveis, já que o DB apresentou uma queda de 50% do número de visitantes procedentes dos mecanismos de busca (leia-se Google). Achei que era seu fim (LOL) e que eu tinha feito uma tremenda burrada, mas pude contar com a ajuda de vários blogueiros que já tinham passado por isso, o que foi fundamental para que eu sossegasse.

No meio da ansiedade provocada pelo sequestro do domínio e pela posterior queda de visitações, ainda passei por diversas contrariedades que culminaram no quase fim do blog.
As soluções encontradas para colocar um ponto final em tanto stress foram: ter uma equipe para ler os comentários antes da moderação e mudar a conta do twitter, de pessoal para informativa. Deu certo. Hoje não fico mais sabendo quem veio aqui ou quem foi lá no Twitter para me ofender e isso me trouxe paz para trabalhar. #MLD aos trolls :P
Estou escrevendo no Usuário Compulsivo sobre temas de informática, o que me fez abandonar de vez o Dicas de Informática e  agora conto com 3 colaboradores aqui no DB: o Luan e o Teilor postando e o pit bull Compulsivo auxiliando-me em diversas outras funções.
Com a chegada do Luan, o DB passou a tratar também de Wordpress e, eu, comecei a reescrever alguns posts antigos, detalhando diversas ferramentas relevantes para nós.
Apesar de tudo que aconteceu, posso afirmar que valeu à pena. A vida é feita mesmo de obstáculos e devemos sempre usá-los a nosso favor, aprendendo e amadurecendo com eles.
Voltando ao assunto do domínio, o número de visitações realmente aumenta e não acontece nenhuma desgraça (rs). O blog fica com um ar mais profissional, o que aumenta a procura por  publicidade particular. O PageRank se recupera rapidamente e todas as outras funções do Blogger permanecem intactas. Não há do que temer. Tudo que precisa ser feito para que a mudança dê certo, está descrito neste post - Como mudar o domínio no Blogger.
Outra coisa que é de suma importância, é que com a aquisição de um domínio, passamos a ser os DONOS daquele endereço. Se um dia o Blogger acabar ou, por um erro qualquer, nosso blog for deletado, ainda podemos usar o domínio para postar em outra plataforma ou mesmo apara criar um outro blog no Blogger, sem perder pagerank, backlinks e etc.
O meu MUITO OBRIGADA  a todos que estiveram ao meu lado nos 3 meses mais complicados da história do blog. Espero poder retribuir todo o carinho que recebi, trazendo mais e mais dicas para vocês (aqui e no Twitter) e possibilitando que seus blogs fiquem a cada dia bonitos e mais funcionais. Bloguem, porque blogar faz bem pra cabeça :)

Como usar o Google Analytics – funções básicas

No post anterior, você aprenderam como criar uma conta no Google Analytics e como inserir o código de monitoramento no Blogger - Como colocar o Google Analytics no Blogger.
Agora, irei mostrar as funções básicas deste excelente contador de estatísticas. Para compreender a importância de se monitorar os dados de visitação de sites e também para entender a terminologia empregada, recomendo que vocês (re) leiam a os seguintes posts:

O Analytics possui uma coluna à esquerda, com links para suas principais funções. Ao entrarmos na página de monitoramento, já nos deparamos com um resumo dos últimos 30 dias no painel. Para demosntração, vou usar os dados do meu outro (e quase falecido) blog:
Google Analytics - Painel
Dados estatísticos do blog Dicas de Informática
Clicando na data, que fica no alto e à direita, é possível escolher determinados períodos de monitoramento e ainda fazer comparativos com o mesmo período do ano anterior.
Google Analytics - comparativos
No botão visitas podemos escolher o que queremos ver, incluindo as exibições de páginas
Google Analytics - Exibições de páginas
Ainda no painel, encontraremos um resumo do número de visitantes, dos países de origem, das fonte de tráfego e do conteúdo do nosso blog:
Google Analytics - resumo
No link visitantes, é possível traçarmos um perfil detalhado de nossos leitores:
Google Analytics - Visitantes
Em fontes de tráfego, iremos analisar de onde partem as visitas que chegam ao nosso blog e as quais são as principais palavras-chave utilizadas pelos internautas que chegam através dos mecanismos de busca (isso é MUITO importante):
Google Analytics -Fontes de tráfego
Vejam, no exemplo abaixo, quais os sites que mais enviaram visitantes ao DB em fevereiro:
Google Analytics - links de outros sites
Em conteúdo, verificamos quais os posts mais acessados em determinado período:
Google Analytics - visão do conteúdo
Em Adsense, dá para monitorar o desempenho dos anúncios do Google AdSense.
Em metas, podemos traçar alguns objetivos e monitorar determinadas páginas do nosso blog. Para adicionar uma meta, clique no link “adicionar metas e funis”. Na página seguinte, clique em “adicionar meta”. Preencha os campos da seguinte forma:
Google Analytics - Metas Dê um nome pra sua meta (no exemplo, escolhi o midia kit do Dicas Blogger), ative sua meta e marque “destino de url”. Em “detalhes de meta”, coloque a url a ser monitorada (no exemplo, coloquei a url do Midia Kit). Clique no botão “salvar meta”. Para editar sua meta, acesse “configurações do Analytics”, encontre seu blog na lista e clique em “editar”. Procure pela “meta” e clique novamente em “editar”. faça as alterações necessárias e salve.
No próximo post explicarei, detalhadamente, cada uma dessas funções. Aguardem.

Como colocar o Google Analytics no Blogger

O Google Analytics é um dos serviços mais completos de para captação e análise de estatíticas de páginas da internet. É um contador robusto, gratuito e um dos mais utilizados atualmente. Ele é categorizado como um serviço de web analytics
Existem outros  sites que disponibilizam as mesmas funções e cabe a você, usuário, escolher o que mais lhe agrada - Dicas Blogger: Acompanhe as estatísticas do seu blog.
Hoje eu vou explicar para os novatos como criar uma conta no Gooogle Analytics e como inserir o código de monitoramento no Blogger/ Blogspot.

Como criar uma conta no Google Analytics
Pra quem já é usuário do Blogger, basta entrar em https://www.google.com/analytics/, usar seu login e senha de acesso do blog e clicar no botão “inscreva-se”.
Inscrição no Google Analytics
Na próxima página, preencha os dados solicitados. Em url do site, coloque o endereço do seu blog; em nome da conta, dê um nome (tipo, meus blogs) à sua conta do Analytics; escolha país e fuso horário e clique em “continuar” para dar prosseguimento à inscrição.
Colocando os seus dados
Na página seguinte, coloque seu nome, sobrenome e o país de origem. Aceite os Termos de Uso e clique no botão “criar nova conta”. Copie o código fornecido e cole no gadget “html/javascript” que fica nos elementos de página do Blogger (detalhes logo abaixo)
Copiando o código de monitoramento
Clique em “salvar e concluir” para poder visualizar sua nova conta no Google Analytics.
Como colocar o código de monitoramente no Blogger
Entre no layout do Blogger e clique em adicionar gadget. Escolha “ html/javascript”.
Inseridno o código no Blogger
Cole o código que foi fornecido pelo Google Analytics e clique no botão “salvar”
Como  encontrar o código de monitoramento do Google Analytics?
Se você já tem uma conta, mas não está conseguindo monitorar suas visitas porque esqueceu de colocar o código no seu blog, entre no Analytics e procure pelo endereço do seu blog. Procure pelo link “editar”, que fica à sua direita e clique nele.

Na página seguinte, clique no link “verificar status” para obter o código de monitoramento.
Aviso: demora algumas horas para que o Analytics comece a monitorar as estatísticas.
Como monitorar as estatísticas do seu blog
Volte à página inicial do Analytics, encontre seu blog e clique em “visualizar relatório”
Visualizar relatório
No próximo post irei explicar como tirar o máximo proveito das funções do Google Analytics.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Como editar o modelo das postagens do Blogger

Hoje um leitor me fez uma pergunta muito interessante: como retirar a frase “postado por” das postagens do Blogger? A princípio eu ia responder que não sabia, mas daí me lembrei de uma função que fica escondidinha e que quase ninguém conhece. Trata-se da edição de postagens do blog, que fica dentro dos elementos de página do layout.
Através desse recurso, podemos escolher o que vai e o que não vai aparecer em nossos posts, desde data, hora, marcadores, links de retorno, comentários e até anúncios.

Para acessar o editor de postagens do blog, entre no painel do Blogger, clique em layout > elementos de página. Procure por “postagens no blog” e clique no link editar.
Editar postagens do blog
Abrirá uma nova janela, mostrando diversas opções de configurações para as postagens:
Configurações
Basta marcar o que você quer que apareça e desmarcar o que você não deseja mostrar.
Para que algumas funções funcionem em templates personalizados – que são aqueles criados pelos usuários do blogspot- é preciso colocar alguns códigos no html do template. Nos modelos que disponibilizamos aqui, todas as configurações funcionam, exceto os anúncios entre as postagens e o ranking de estrelas. Veja como inserir os códigos:
Recomendo que vocês mostrem pelo menos a data das postagens. Quando eu chego em um blog em busca de informações, a primeira coisa que eu olho é a data do post, pois na informática tudo muda muito rápido e, dependendo do caso, nem termino de ler o artigo pois já imagino que o mesmo ficou obsoleto. Considero importante também exibir os marcadores e o número de comentários, pois são recursos que auxiliam na navegabilidade e podem aumentar consideravelmente o número de exibições de página de um blog. #ficadica

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Auto paginação no Blogger

Temos mais uma novidade no Blogger e esta é quentíssima (finalmente). Reconhecendo a importância de um carregamento mais rápido das páginas, a equipe de engenheiros do Blogger resolveu implementar um recurso chamado  auto paginação.
Acontecerá um ajuste dinâmico na quantidade de conteúdo enviado ao navegador, dependendo da quantidade de HTML que está sendo requerida (em kilobytes) e do número de imagens que há na página. É complicado de entender? Com certeza, mas isso resultará não só em um carregamento mais rápido de nosso blogs, como também em um aumento das pageviews ou exibições de páginas (<=esta é a parte ótima da história).

Não sabe o que é pageview? Então leia este post - Acompanhe as estatísticas do seu blog
Segundo consta no blog oficial Blogger Buzz, as mudanças já irão começar na próxima semana. E que venham muitas e muitas novidades para a família Blogger. Amém.
ATUALIZAÇÃO EM 24/02/2010 – Nem tudo são flores. Após a mudança na paginação do Blogger, vários usuários estão reportando uma redução drástica no número de postagens exibidas na página inicial (home). O caso está sendo discutido no fórum oficial do Blogger. Minha sugestão, a priori, é que você deixem no máximo 10 posts por página e que não utilizem muitas imagens ou gadgets que aumentem demais o peso da página e, consequentemente, o tempo de carregamento da mesma.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Solução para os ‘posts invasores’ no Blogger

Ao longo da semana tenho visto alguns relatos, tanto no fórum do Blogger quanto em outros canais, sobre blogs do Blogger nos quais estavam aparecendo posts que seus donos e autores não haviam publicado. Obviamente os blogs com problemas estavam sendo vítimas de pessoas mal intencionadas, que estavam colocando links e propagandas em vários blogs na forma de posts e sem o consentimento dos blogueiros.
O Blogger, por ser um produto Google, é bastante protegido contra hackers e outros criminosos virtuais e não está sujeito a maioria dos ataques que acontecem com outras plataforma, como os casos de SQL Injection, que dão tanta dor de cabeça aos blogueiros que usam Wordpress.org (principalmente os que não mantêm seus CMSs atualizados :P).

No entanto, no Blogger, o elo fraco da corrente está no usuário, por mais protegido que um sistema seja, sempre existe a possibilidade dele ser invadido ou hackeado através de Engenharia Social ou por descuido do usuário com suas informações pessoais, como logins e senhas.
Abaixo, algumas dicas que vão te ajudar a resolver o problema dos ‘posts invasores’ no Blogger:
Troque sua senha periodicamente
Uma recomendação simples de ser seguida. Caso você esteja tendo os problemas citados acima troque a sua senha imediatamente, pois alguém pode ter descoberto ela e estar acessando o seu blog para postar.
Verifique as Permissões do seu blog
Entre nas Configurações do seu blog, clique na aba Permissões e veja se não existem autores desconhecidos autorizados a postar no seu blog. Clique no link remover ao lado de qualquer autor que você não conheça.
Se o seu blog está sendo invadido e tem outros autores além de você, é uma boa idéia conversar com os outros colaboradores para descobrir se nenhum deles teve a senha roubada.
Desabilite ou restrinja o uso do recurso Mail2Blogger
O recurso Mail2Blogger permite que você faça postagens enviando um e-mail para um endereço previamente cadastrado, e parece ter sido justamente este recurso que possibilitou aos invasores postar em vários blogs do Blogger.
Para desativar o Mail2Blogger entre nas Configurações do seu blog, na aba E-mail e Celular e analise a opção Endereço de postagem por E-mail. Recomendo que você desabilite este recurso marcando a opção Desativado. Também pode marcar a opção Salvar e-mail como postagens de rascunho, pois assim os posts enviados não serão imediatamente publicados. Não esqueça de clicar no botão Salvar Configurações.
A imagem abaixo mostra a tela de configuração do recurso:
mail2blogger
A questão do Mail2Blogger surgiu no fórum oficial do Blogger, onde o Manuel Sousa, funcionário do Google, sugeriu também aos usuários afetados pelo problema que passassem um bom antivírus em seus computadores, pois parece que a coleta do endereço do Mail2Blogger tem sido feita através de um malware. Veja o tópico do fórum neste link.
Também é bom sempre lembrar que devemos manter um backup completo dos nossos blog, pois tal precaução com certeza será muito útil no caso de uma eventualidade mais séria.

Teilor é um dos principais colaboradores do fórum oficial do Blogger. Autor do blog Without Brain, ele é o mais novo integrante da equipe do Dicas Blogger.

Como usar o gadget seguidores do Blogspot

O gadget seguidores está no ar há cerca de 1 ano. Ele serve para que os visitantes, literalmente, sigam seus blogs favoritos de uma forma simples, como se estivessem assinando os feeds. Eu não uso aqui no Dicas Blogger porque é mais uma coisa para interferir no tempo de carregamento das páginas e também porque prefiro os feeds.
Procurei por algum post, aqui no blog, que explicasse como usar o gadget seguidores e não encontrei. Constatei também que muitos usuários novatos gostariam de aprender a usá-lo, mas encontram dificuldades na hora de configurá-lo, então hoje irei preencher essa lacuna.

Como colocar o gadget seguidores na sidebar
Entre em layout>elementos de página>adicionar gadget> seguidores. Clique no símbolo +
Inserindo o widget na sidebarO widget é pouco configurável. O máximo que dá para fazer é escolher as cores:
Configurando o widget
Clique em salvar. A partir daí, seus leitores poderão seguir seus posts automaticamente.
Como seguir um blog através do Gadget Seguidores
Clique no ícone “seguir” e, na próxima janela, escolha uma conta para fazer o login
Seguir um blog Fazer login
Como seguir um blog que não tenha o Gadget Seguidores
Neste caso eu recomendo o uso de Feeds, mas se você preferir seguir um blog pelo Blogger, entre no painel de controle e lá no final procure por “Lista de leitura” . Clique em “adicionar” e coloque o endereço do blog que você deseja acompanhar, independente da plataforma.
Adicionar endereço do blog
Como ler os posts de um blog que estou seguindo
Você pode acompanhar os posts pelo próprio painel do Blogger ou pelo Google Reader
Leitura pelo painel do Blogger Configuração do Google Reader
Para ler os artigos usando o Google Reader, entre em “configurações”, procure por “exibições do painel de navegação” e marque “exibir blogs acompanhados no Blogger”.
Como parar de seguir um blog
Entre no painel do Blogger e procure pela “lista de Leitura”. Clique em “administrar” e encontre o blog que você deseja parar de seguir. Clique no link “configurações”. Irá abrir uma nova janela. Procure por  “parar de seguir este site” e pronto.
administrar parar seguir
No começo do Blogger, os elementos de página eram chamados de widgets e depois de um tempo passaram a ser chamados de gadgets. Então, na prática, tanto faz :)

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Páginas estáticas com CSS

No final do mês passado, o Blogger lançou um recurso há muito tempo esperado por seus usuários – as páginas estáticas. Muita gente comemorou o lançamento, tal como aconteceu quando disponibilizaram o Jump Break. Até então, nós nos virávamos utilizando os hacks, também chamados de gambiarras, alterando os códigos html e css dos templates para obter essas e outras funções que não eram nativas do Blogger.
O problema é que tanto o Jump Break quanto as páginas estáticas, se mostraram incompatíveis com os templates que são criados pelos próprios usuários, sendo necessário a inclusão de mais códigos no html. Mesmo assim, muitos ainda se queixam que a sidebar foi parar embaixo do posts (no caso do jump break) ou que algum dos hacks para colocar o resumo das postagens não funcionam com as páginas estáticas.

Eu, particularmente, jamais deixaria de usar um template personalizado por causa das deficiências do Blogger; afinal, os templates padronizados são…digamos…simples demais. O jeito é continuarmos com nossas gambiarras, já que não existe suporte para templates personalizados – o que é altamente compreensível, pois seria impossível auxiliar cada um que aparece lá no fórum do Blogger para pedir ajuda para um determinado modelo.
Eu não uso o Jump Break e não vou usar as páginas estáticas; prefiro os hacks. Para colocar resumo de postagens, já ensinei dois tipos de hacks neste post - Como colocar o hack “Leia Mais” no Blogger – e hoje vou explicar como criar páginas estáticas usando CSS.
CSS é a abreviatura para Cascading Style Sheets. — Folha de Estilos em Cascata. CSS é uma linguagem para estilos que define o layout de documentos HTML. Por exemplo, CSS controla fontes, cores, margens, linhas, alturas, larguras, imagens de fundo, posicionamentos e muito mais. HTML pode ser (in)devidamente usado para definir o layout de websites. Contudo CSS proporciona mais opções e é mais preciso e sofisticado. CSS é suportado por todos os navegadores atuais. Fonte: HTML.net
Não sou  expert no assunto.Confesso que tenho dificuldades para usar CSS e que demorei para fazer este post justamente porquê sei que  irão surgir muitas dúvidas e que eu não saberei responder à todas elas, mas, por outro lado,  não seria correto da minha parte privá-los de algo tão interessante e funcional. Portanto, tenham calma :)
Bem, o que não deve aparecer em uma página estática? Data, hora, comentários, nome do autor, anúncios publicitários, convites para assinar os feeds e etc. Na página estática deve aparecer somente o título e o texto do post. Vejam estes exemplos:
Podemos também retirar a sidebar ou colocar só meia sidebar. Eu faço isso quando o post é menor do que o comprimento da sidebar, para ficar esteticamente mais adequado.
Chega de conversa e vamos logo para o tutorial, pois o post já está ficando enooooorme.
ATENÇÃO:  Os códigos abaixo  funcionam perfeitamente nos templates do Dicas Blogger, mas não posso garantir que funcionarão em outros modelos.
Por que tal advertência? Porque os códigos de cada template variam muito então sugiro que vocês façam testes para adaptar este tutorial ao template de vocês.
Antes de mais nada, apliquem o hack fornecido neste post - Páginas estáticas no Blogger sem data - para retirar a data da futura página estática e lembrem-se de desabilitar os comentários também, para que tudo funcione satisfatoriamente.
Criei o post (1) que dará origem à página estática, desabilite os comentários (2), escolha uma data mais antiga (3), clique em “editar html” e ao final  cole um dos códigos abaixo (4).

Páginas estáticas com sidebar
<style type="text/css">.blog-pager{display: none;}#blog-pager{display: none;}.post-footer-line{display: none;}.post-footer{display: none;} #comments {display:none} .post-header{display: none;}</style>
Páginas estáticas sem sidebar
<style type="text/css">.blog-pager{display: none;}#blog-pager{display: none;}.post-footer-line{display: none;}.post-footer{display: none;}#side-wrapper{display: none;}.post-footer {display:none}  #comments {display:none} .post-header{display: none;} </style>
Páginas estáticas com meia sidebar
<style type="text/css">.blog-pager{display: none;}#blog-pager{display: none;}.post-footer-line{display: none;}.post-footer{display: none;}#sidebar-wrapper{display: none;}  #comments {display:none} .post-header{display: none;}</style>
Se você usa anúncios dentro dos posts ou um convite para assinar os feeds, basta criar uma div para eles e depois colocar no código da página estática. Por exemplo:
Esta parte vai no html do template => <div id='anuncio'> (código do anúncio) </div>
Esta parte vai na página estática => <style type="text/css">.blog-pager{display: none;}#blog-pager{display: none;}.post-footer-line{display: none;}.post-footer{display: none;}#side-wrapper{display: none;}.post-footer {display:none}  #comments {display:none} .post-header{display: none;} #anuncios{display:none} </style>
Cada parte do código CSS se refere à parte correspondente que não deve aparecer na página estática. Então temos: #comments = comentários / .post-footer = rodapé do post / #side-wrapper = sidebar/ .post-header = cabeçalho do post e assim por diante.
Acredito que irá aparecer algum aspirante a metablogger dizendo “ah eu faço diferente” Ótimo. Publique lá no seu blog, mande o link pro meu Twitter e darei RT :D
Pessoal, é isso. Espero que vocês tenham conseguido entender. Não consegui fazer um post menor, já que é um assunto novo aqui no DB e foi necessário uma boa introdução.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Blogger in Draft – legendas nas imagens

Temos mais uma novidade no Blogger In Draft – a página de testes de novas funções do Blogger. Trata-se da possibilidade de se colocar legendas nas imagens dentro dos posts.
Muitos blogueiros já faziam isso manualmente, mas agora a equipe do Blogger resolveu facilitar. Entre pelo Draft e faça o upload da imagem. Assim que terminar o upload, a imagem irá aparecer dentro do editor de posts e, logo abaixo, aparecerão as ferramentas de edição da imagem (tamanho e alinhamento). Clique em adicionar legenda:

adicionando a legenda
Embaixo da imagem aparecerá um espaço para escrever o texto referente à legenda:
escrevendo o texto
Escreva o texto, formate (tamanho, tipo da fonte e etc) e clique em visualizar:
visualizando
Se estiver do seu gosto, clique em fechar visualização e escreva seu post normalmente.