sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Lançamento do ebook Web 2.0 – Erros e Acertos

Hoje é  dia de lançamento do eBook Web 2.0 – Erros e Acertos – Um Guia prático para o seu projeto, de  Paulo Siqueira - professor universitário, gerente de TI e pai do Gabriel Dread. A divulgação é parte de um processo envolvendo mais de 80 blogs e o Twitter. 
Li, gostei muito e recomendo. Segue abaixo o press-release:

No eBook Web 2.0 – Erros e Acertos – Um Guia prático para o seu projeto, Paulo Siqueira explica, em linguagem clara e didática, como concebeu, desenvolveu e colocou em prática um projeto para a Web, passando pelo planejamento, programação, publicidade online e finalmente a execução.
É um relato prático e real, interessante para estudantes, professores, programadores, analistas, desenvolvedores, gerentes de projeto, executivos de Tecnologia da Informação, blogueiros, jornalistas de tecnologia, enfim, serve para qualquer pessoa que tenha curiosidade, interesse e quer saber mais sobre como fazer ou como funciona um projeto para a Web.
Paulo Siqueira, 53 anos, tem mestrado em Engenharia de Software pelo IPT. É professor universitário. Trabalha para a UNICEF, no Paquistão, como Gerente de TI. Trabalhou para Seven Networks International, UN-ICTY, Banco Mundial, IFES-USAID, UNDP-PAPP, UNV-PNUD e ICS-UNIDO, e Banespa-Santander, em diferentes lugares do mundo.
As ilustrações são de Orlando Pedroso, artista gráfico, colaborador da Folha de São Paulo, revistas da imprensa e livros infanto-juvenis.
O prefácio é de Gilson Schwartz, economista, sociólogo e jornalista, professor de Iconomia no Curso Superior do Audiovisual e coordenador do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento da USP (www.cidade.usp.br).
Licença Creative Commons
Quero parabenizar o Sr. Paulo pelo excelente trabalho e agradecer o Gabriel pelo convite

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A deselegância, a imaturidade e os trolls

Estamos vivendo em uma época difícil e uma das centenas de causas é a deselegância, prima-irmã da falta de educação, nascida e criada na ausência de berço esplêndido.
Vivo em redes sociais desde que entrei no Orkut em 2004 e estou na internet desde 2001, quando comprei meu primeiro computador e corri para chats e ICQs da vida. Ou seja, adoro conversar e, claro, analisar pessoas. Modernizando: sou uma analista de mentes sociais.
Desde o começo percebi que, assim como na vida offline, existem alguns usuários que sentem um prazer mórbido em bagunçar, desorganizar, desestabilizar grupos e discussões. Na falta de coisa melhor pra fazer, como por exemplo namorar, viajar, ouvir música e até mesmo trabalhar, os trolls – como são chamados – se comprazem em polemizar.

Eles estão em toda parte e são inabordáveis. Isso significa que discutir com eles é perda de tempo total. Eles não querem debater idéias e sim irritar. Nada mais.
Uma banana para os trolls
Com a popularização do Twitter, os trolls ganharam uma evidência que a meu ver é desnecessária. Em toda e qualquer polêmica ( #mimimi), o mesmo grupinho antipático se reúne pra trollar. Não, eu não sigo essa gente, mas fico sabendo através de RTs.
Voltando à questão da falta de elegância, vejamos o que diz o dicionário Michaelis:
deselegância
de.se.le.gân.cia
sf (des+elegância) 1 Falta de elegância. 2 Desairosidade, incorreção.
elegância
e.le.gân.cia
sf (lat elegantia) 1 Qualidade daquele ou daquilo que é elegante. 2 Donaire. 3 Distinção. 4 Distinção na linguagem e no estilo sem afetação. 5 Boa proporção de formas; gentileza, graça.
O troll seria o supra-sumo da deselegância na internet, o chato no sentido mais puro da palavra - importuno, inconveniente. E ele merece todo o nosso desprezo. Sério. No máximo uma “zoação” e olhe lá. Mas só se compensar muito…
Além dos trolls profissionais (uma verdadeira antítese), tenho observado um outro tipo de usuário deselegante que é aquele sujeito que não gosta de algo ou de alguém e faz questão de contar pra todo mundo, seja postando, comentando ou tuitando.
No Twitter, ele critica-reclama-xinga com arroba, pra que seu memorável tweet seja lido pelo alvo de sua ira. Em blogs, escrevem posts achincalhando e/ou criticando uma determinada pessoa ou fatos e, não satisfeitos, correm ao blog do desafeto, especialmente pra deixarem comentários agressivos, zombeteiros e até ameaçadores:
#mimimi
Sejamos elegentes, meu povo! Se você não gosta de um blog, pare de ler. Um twitteiro logorreico encheu sua timeline de tweets inúteis? Aperte o unfollow e vá seguir sua vida. Cansou de um seguidor mala-sem-alça-na-marginal-tietê-com-chuva? Aperte o block. Levou um block? Fique na sua. Ficou nervosinho por não fazer parte da meritocracia informal da Blogosfera? Esforce-se ou vá procurar a sua turma. Tá irritadinho por que não ganhou o cd original do Windows 7 ou por que não fez um publi? Vá chorar na cama que é lugar quente.
Agredir, criticar, ficar de #mimimi é feio, deselegante e um sinal de imaturidade psíquica – deixa claro sua #invejinha, a incapacidade de fazer melhor e a necessidade patológica de chamar atenção. Desafetos nada mais são do que objetos de um amor reprimido :P
Tio Freud deu um nome super bonito pra isso – formação reativa:
É um processo psíquico que se caracteriza pela adoção de uma atitude de sentido oposto a um desejo que tenha sido recalcado, constituindo-se, então, numa reação contra ele. Uma definição: é o processo psíquico, por meio do qual um impulso indesejável é mantido inconsciente, por conta de uma forte adesão ao seu contrário.
Tem um ditado que define muito bem tais comportamentos: quem desdenha, quer comprar.

sábado, 24 de outubro de 2009

Fiz as pazes com a Telefônica

Lembram do meu eterno problema com a Telefônica? Pois é, foi resolvido via Twitter!
E ainda há quem duvide do poder das redes sociais ;)
Há 1 ano atrás, solicitei o cancelamento da minha secretária digital e por um engano de algum funcionário da Telefônica minha linha é que foi cancelada. Recebi desde atendimentos precários até cômicos no 10315. Resolvi procurar o Procon e a Anatel e a linha voltou depois de 30 dias. Já o Speedy só foi instalado após 60 dias e com 1/8 da velocidade anterior – de 2MB foi para 250 kbps. Me senti tão lesada que levei o caso pra justiça e mesmo com determinação judicial a Telefônica não devolveu meu antigo Speedy.

De lá  pra cá fiquei “famosa” como uma das maiores críticas do serviço prestado pela operadora e fui até entrevistada pelo IDGNow!. Nesta semana, via Twitter, reclamei pela enésima vez da velocidade da minha conexão e recebi um reply da @telefonicanaweb perguntando se eu precisava de ajuda; eu disse que sim e enviei o problema para um formulário que eles me disponibilizaram. Recebi resposta por email e depois por telefone, sendo super bem atendida em todas as ocasiões. Milagre? Talvez… O importante é que uma pendência que parecia sem solução foi resolvida através da internet.
Quero agradecer a atenção da Rhaíssa, da telefonicanaweb e da atendente que cuidou do meu caso por telefone ( não me lembro do nome, pois eu estava meio perplexa…).
Desejo sinceramente que a Telefônica consiga otimizar o atendimento prestado ao Estado de São Paulo, para o bem de todos nós. Amém.

Navbar – novas cores e funções

A navbar – barra de navegação do Blogger – apresenta agora novas cores e novas funções. A partir dela é possível compartilhar posts nas redes sociais Twitter e Facebook, no Google Reader, seguir diretamente um blog, criar uma nova postagem e denunciar abusos.
Nos templates by Dicas Blogger, eu optei por ocultar a navbar, mas se você quiser exibí-la novamente em seu blog use um destes dois métodos (testados e aprovados):

1. Entre em layout, editar html e procure (Crtl+F do teclado) por:
#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }
Apague toda a linha, visualize e se a navbar aparecer, salve.
2. Se você não encontrou a linha acima, procure então por :
/* Blogger Navigation Bar */
#Navbar1 {
margin: 0;
padding: 0;
visibility: hidden;
display: none;
}
Substitua a parte em vermelho por: #navbar-iframe {}
/* Blogger Navigation Bar */
#navbar-iframe {}
}
Disponível nas cores azul, bege, preto, cinza, claro transparente e escuro transparente:
modelos da navbar
Para alterar a cor, entre em elementos de página e, em navbar, clique em editar.
Vejam como ficou a navbar transparente, no meu blog de testes, usando o template Minima:
funções da navbar
Eu não gosto da navbar pois eu acho que ela não combina com um design mais elaborado e profissional e deixa o blog com cara de “blog do Blogger”, mas gosto não se discute né?

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Porto Cai na Rede e o marketing inteligente

Gostaram do brigadeiro? Então agora vamos conversar sobre marketing. Se você, meu estimado pupilo, pretende um dia ser problogger é bom ir se acostumando com termos publicitários. Trate de usar o São Google para aprender o que é ação viral, design, promo, mídia e etc. Ok, vou facilitar - Pequeno glossário de termos publicitários.
marketing
mar.ke.ting
(márqueting) sm (ingl) Propag 1 Comercialização. 2 Execução de todos os atos de comércio que sirvam para dirigir o escoamento de mercadorias e serviços do produtor ao consumidor. 3 Conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor. (Dicionário Michaelis)
Blogueiros famosos, VIPS, com PageRank acima da média costumam ser procurados por agências de publicidade especializadas em mídias sociais para veiculação de anúncios, posts  pagos e afins. Até eu, que nem sou VIP, já recebi algumas propostas para participar de  campanhas publicitárias, vocês acreditam? Não? Nem eu. Mas é verdade.

O problema é que nem todos os publicitários e ou funcionários de agências estão antenados com a NOSSA realidade e então aparecem coisas do tipo “Viu eu tenho uma proposta ótima pra você. Me passa seu telefone?” TELEFONE PRA QUE, DIO CRISTO ? Em pleno século XXI ??? Eu, educadamente, peço para que a proposta seja enviada por email e……nunca mais recebo uma resposta. Educados, né? Ou então “Olha, preciso saber quantos visitantes tem o seu blog e qual o preço de um post pago” Uai, não sabe ler um MIDIA KIT ?? Ok, ok, informo e……nunca mais recebo resposta. E tem mais “Me passa seu MSN pra conversarmos sobre a ação X” OK, eu passo, perco meu precioso tempo para ler “ queremos sortear camisetas por 30 semanas no seu Twitter”  Pergunto: em troca do que mesmo? “Ah de visibilidade para você” Ai, ai – suspiro, agradeço e penso  que não nasci pra isso.
Claro que existem as exceções ( sim, propostas boas são EXCEÇÕES) e tive a felicidade de ser convidada duas vezes para conhecer a sede da Google em Sampa. Pena que não pude ir.
Das ações que presenciei como expectadora e que me pareceram realmente interessantes foram a da LG por lançamento do celular LG Renoir e a da Microsoft para o lançamento do Windows 7. Aliás, nesta última fiquei com “invejinha do bem” por não ter participado…
Mas a melhor e maior ação publicitária envolvendo blogueiros foi, sem sombra de dúvidas, a Porto Cai na Rede, que levou mais de 50 blogueiros para a paradisíaca Porto de Galinhas, em Pernambuco, com tudo pago, na maior mordomia - Conheça Porto de Galinhas na faixa!
Vejam só o que pensa  um dos “cabeças” da ação, Sr. Eden Wiedemann:
The Eden
Pois é. Eu fui uma das convidadas para participar e ninguém pediu meu telefone, pagerank, pageviews, midia kit ou MSN. Toda a conversa rolou por email, do jeitinho que eu gosto.
Independente da forma de abordagem, fiquei impressionada com a perspicácia dos organizadores. A idéia me pareceu genial, já que eu penso exatamente como o Eden – o blogueiro é um formador de opinião. Se o objetivo era divulgar Porto de Galinhas, por que não usar da credibilidade que muitos blogueiros têm com seu público? Bingo!
Pra ficar ainda melhor, os convites não foram baseados somente em dados de acesso dos blogs (talvez em relevância?),  ninguém seria obrigado a postar sobre o evento e ainda deram oportunidade, através de sorteio e promoção, para que qualquer blogueiro pudesse participar.
A hashtag #portocainarede movimentou o Twitter por várias semanas e todos que estiveram em Porto de Galinhas adoraram a experiência, elogiando as acomodações e a forma igualitária como foram tratados. Com a palavra, os próprios felizardos envolvidos:
Qual o motivo de tamanha mobilização? Uma viagem com tudo pago ou uma boa idéia vinda de pessoas que estão, realmente, presentes nas redes sociais? É fácil se definir como “analista de mídias sociais” sem vivenciar o dia-a-dia de seus usuários. Qualquer um pode. Quero ver é conseguir penetração. É preciso falar a nossa linguagem.
Claro que uma campanha dessas proporções geraria polêmica, principalmente entre os politicamente corretos, que chegaram a criticá-la baseados nos eternos problemas brasileiros. Sem contar os que reclamaram  pelo simples fato de não terem sido convidados e os que consideraram os posts como publieditoriais. Acontece, né? 
O que interessa para quem encomendou a ação é o turista, que vai digitar lá no Google “porto de galinhas” e  será direcionado para diversos blogs falando super bem da cidade.
Já para nós blogueiros, o que importa é que fomos devidamente valorizados.
E que venham outras campanhas do mesmo porte, amém.

Receita de brigadeiro

Muitos já devem ter percebido que há tempos venho ampliando a linha editorial do Dicas Blogger. Ele começou com tutoriais para customização de blogs da plataforma Blogger, se engraçou com o Twitter e agora tenho ensaiado algumas análises sobre as novas mídias – o que, digamos de passagem, agradou bastante os meus seguidores.

O primeiro post dessa nova linha - William Bonner e o sentido das redes sociais - foi absurdamente retuitado e cheguei a computar mais de 130 usuários online naquele momento. A voz do povo continua sendo a voz de Deus e eu gostei da experiência.

A palavra Blogger é também empregada para se referir ao autor de um blog, ou seja, ao blogueiro. Vejam a definição que encontrei na Wikipedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Blogger):

A blogger is person who writes a blog (or weblog). Bloggers are not a homogenous group. They have a variety of personal and professional motivations for blogging and they come from a variety of political, economic and social backgrounds.

Ao ampliar a temática do blog, não precisei mudar seu nome, já que dicasblogger me confere a liberdade de postar sobre qualquer coisa que seja interessante para blogueiros – de camisetas geeks a receita de brigadeiro ( ou alguém aqui não gosta de brigadeiro?).

Sendo assim e atendendo a pedidos, hoje vou compartilhar com vocês a MINHA receita de brigadeiro que, modéstia totalmente à parte, é um arraso. Experimentem.

INGREDIENTES:

01 lata de leite condensado

01 colher de sopa de margarina

04 colheres de sopa de achocolatado em pó

Forminhas de papel e chocolate granulado

MODO DE FAZER:

Coloque em uma panela todo o conteúdo da lata de leite condensado, a margarina e o achocolatado. Mexa sem parar. Quando a massa estiver desgrudando da panela, apague o fogo e mexa por mais 2 minutos. Coloque-a em um prato raso, levemente umedecido. Quando esfriar, enrole os brigadeiros, passe no chocolate granulado e coloque nas forminhas.

Não, eu não surtei. Essa foi a forma que encontrei para formalizar a reforma :P

E, convenhamos, escrever apenas e tão somente sobre a plataforma Blogger seria um tédio.

sábado, 17 de outubro de 2009

William Bonner e o sentido das redes sociais

O jornalista e âncora do Jornal Nacional, William Bonner  também está no Twitter. Lá, ele brinca com seus seguidores, distribui RTs, usa com desenvoltura o TwittPic e até fornece receitas de brigadeiro. Até aí nenhuma novidade, já que tantas outras celebridades da telinha estão tuitando – o que, em parte, é responsável pela popularização do microblog.
Nem todos os famosos se deram bem no Twitter, como foi o caso da apresentadora Xuxa Meneghel que acabou fazendo uma sena cena com seus seguidores - A desastrada aventura de Xuxa pelo Twitter (por @mauriciostycer). Presenciamos também distribuição de prêmios em troca de followers, erros de ortografia, chiliques e alguns barracos.

O que me chamou a atenção no  @realwbonner e que me levou a escrever este post, foi o preconceito. Não dele, nosso. Vou explicar. O cara é tão simples no Twitter que cheguei a pensar que seu perfil era fake. Não é. É ele mesmo, normalzinho da silva.
Em uma rápida e descontraída entrevista concedida ao canal GNT, o @realwbonner fala sobre suas aventuras no Twitter e declara que mostrar-se como é não anula a seriedade do seu trabalho frente ao principal telejornal do país. Ele diz:
“eu usei aquilo mais pra me divertir (…) eu tenho uma profissão que exige de mim uma grande seriedade (…) é natural que seja assim..acontece com médicos, acontece com advogados…um médico, um advogado, um jornalista são pessoas muito sérias no desempenho de suas funções, mas isso não as obriga a serem pessoas super sérias e sisudas fora do trabalho”
Me identifiquei, claro, já que como médica também preciso manter a tal da seriedade, só que é na web que eu faço minha terapia diária e a catarse necessária para manter a MINHA saúde mental. Eu, ele, nós. Faz bem. Alivia tensões e abre fronteiras. Recomendo.
Fiquei com a impressão de que o @realwbonner soube apreender os principais sentidos do Twitter e, por que não dizer, das redes sociais como um todo – diversão, interação, informação, colaboração. De séria e chata, já basta a vida offline, né?
Através das redes sociais, um anônimo pode se tornar celebridade e a celebridade, gente.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O Woopra deixa de ser beta e será pago

O programa de estatísticas Woopra, que já recomendei em diversos posts, deixou de ser beta e passará a ser pago para sites que possuem mais de 30.000 pageviews/mês.
No blog oficial vocês poderão encontrar mais informações Woopra Officially Exits Beta
Os preços variam de acordo com o número de pageviews mensal e temos 30 dias para escolher um dos planos oferecidos; depois disso a conta será cancelada.

Woopra - preços
Pra quem pretende comprar um dos planos, basta entrar na página do Woopra, efetuar o login, clicar em dashboard e, em package, clicar em temporary.
Woopra - planos
O pagamento pode ser mensal ou anual e deverá ser efetuado com cartão de crédito internacional ( Visa, Mastercard ou American Express).
Se você gostava do Woopra, mas prefere não pagar nada, conheça outras excelentes opções de programas web analytics - Acompanhe as estatísticas do seu blog

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Ter ou não ter um domínio, eis a questão

Eu costumo compatilhar com vocês as minhas experiências positivas com este blog, mas hoje vou falar de uma grande besteira que fiz, para que vocês não sigam o mesmo caminho.
Quando eu comecei a blogar (lá vem a velha história…) eu não tinha nenhuma pretensão além de dividir o que eu tinha aprendido “fuçando” no Blogger e nem imaginava como se fazia pra retirar o “blogspot.com” do endereço dos meus blogs.
Quando o DB começou a crescer, eu já até sabia o que era um domínio próprio, mas achei que o “blogspot.com” combinava com o tema do blog – Blogger/Blogspot.

O tempo foi passando e um belo dia eu resolvi que queria ao menos comprar um domínio, pra depois decidir se iria usá-lo ou não…e daí o que aconteceu? O domínio que eu queria estava indisponível. Alguém gostou do nome do blog, foi lá, registrou o domínio e não levou o blog pra frente. Tentei contato com o indivíduo, porém não obtive sucesso.
Pra piorar ainda mais a situação, o Dicas Blogger, hoje, está com um PageRank 6  e continua em segundão no ranking do BlogBlogs (não por muito tempo, eu acho..) Mudar o domínio, nesta altura do campeonato, poderia mais prejudicá-lo do que favorecê-lo, já que todos os backlinks (links de outros blogs) seriam perdidos.
Portanto, meu queridos, se vocês têm objetivos maiores com seus bloguinhos, pensem grande e registrem um domínio próprio imediatamente. É barato, fácil de configurar e vocês serão os donos de suas marcas.
Dizem os entendidos que o ideal é comprar os principais domínios (.com, .com.br,.net e etc), pra evitar que alguém tenha a mesma idéia e registre um site com o mesmo nome.
Vocês devem estar se perguntando: “Ah, pra que você quer mudar o endereço do blog se ele já é conhecido e bem visitado?” Uai, deu vontade (brincadeira). Na verdade ele até é conhecido e bem visitado, mas pode melhorar ainda mais.
Conversei com vários colegas, inclusive autores de blogs do mesmo nicho e todos afirmaram que, além de dar um ar mais profissional, um domínio próprio aumenta o número de visitantes, já que o “blogspot.com” é bloqueado em diversos locais - Campanha Diga não ao bloqueio de blogs. Sem contar que não achei graça nenhuma o fato de, por ingenuidade burrada minha, terem criado um outro blog com o mesmo nome.
Há quem diga que é bobagem se preocupar com PageRank e com o BlogBlogs. Bem, assim que eu tomar coragem pra colocar um dos domínios que sobraram e que eu já comprei, voltarei para contar pra vocês se a aventura foi pra melhor ou pra pior (adoro desafios).
Um outro ponto importante é: usar o Blogger ou o Wordpress? Não posso opinar sobre o que eu ainda não conheço, só sei que em matéria de plataforma gratuita, o Blogger dá um banho no Wordpress.com. Por outro lado, o Wordpress.org – aquele onde é necessário pagar por um serviço de hospedagem - é repleto de funcionalidades que o Blogger (ainda) não tem e os especialistas garantem que, em matéria de SEO, ele é muito melhor.
Está nos meus planos testar a plataforma Wordpress e escrever sobre a experiência.
Pra quem se animou, recomendo a compra do domínio no Uol Host, devido ao excelente serviço de atendimento que eles prestam no Twitter através do @uolhost_sac. E pra quem deseja migrar pro Wordpress, mas morre de medo, indico a Via Hospedagem, do meu amigo Becher. Ele tem uma paciência de Jó com novatos e presta um atendimento bem pessoal.
E por último, deixo alguns links relacionados ao assunto:

sábado, 10 de outubro de 2009

Como usar e configurar o FeedBurner

Ao escrever os posts sobre as configurações básicas do painel Blogger, acabei descobrindo uma lacuna neste blog – a falta de um tutorial do FeedBurner, um dos melhores serviços para criação e gerenciamento de feeds/rss e que desde 2007 pertence à empresa Google.

Para quem ainda não sabe, Feeds ou RSS são listas de atualização de conteúdo, escritos com especificações baseadas em XML. Ao assinar os feeds de um site ou de um blog, passamos a receber seuss artigos em um único local – que pode ser um programa, uma página da web ou mesmo o navegador . Isso nos poupa tempo, já que não será mais necessário  visitar página por página. Os serviços que possibilitam o recebimento de feeds são chamados de agregadores ou leitores de feeds. Um bom exemplo é o Google Reader.

Google ReaderPara maiores detalhes, recomendo este post - O que são feeds e para o que eles servem.

Como eu já disse anteriormente, os blogs do Blogger já vêm com um endereço de feed padrão, que é que é a URL do blog, seguida por /feeds/posts/default, mas essa função é muito limitada e o ideal é criar um novo endereço usando o FeedBurner e depois configurar um redirecionamento - Outras configurações do painel do Blogger.

Este tutorial visa explicar as principais funções do FeedBurner, independente da plataforma, ou seja, ele será de utilidade não só para os usuários do Blogger.

Para criar um feed  no FeedBurner, é preciso usar uma conta do Google. Ao acessá-lo pela primeira vez, encontraremos a seguinte página:

Página inicial  Página inicial do FeedBurner

Onde está escrito Burn a feed right this instant. Type your blog or feed address here é o local onde iremos inserir a url (endereço) do nosso blog e depois clicaremos em next. O serviço perguntará se desejamos criar um feed do tipo Atom ou RSS, o que na prática não faz muita diferença. Vamos clicar em next novamente e escolher um nome e um endereço para nosso feed. No exemplo abaixo, usei o endereço de um dos meus blogs de testes.

Configurações do feed

Vamos clicar em next mais duas vezes e daí chegaremos ao painel do novo feed. No alto, à direita, temos a opção languages, que permite uma tradução parcial para o português.

Abas do FeedBurner

O painel do FeedBurner é divido em 5 abas – Analyze, Optimize, Publicize, Monetize e Troubleshootize. Para que este post não fique muito extenso, irei apontar apenas as configurações mais importantes e recomendo que vocês façam seus testes com as demais.

Na aba analyse, iremos visualizar dados estatísticos, tais como o número de assinantes (subscribers) do feed e quais os agregadores mais utilizados por eles.

Estatísticas do FeedBurner

Na aba optimize, como o próprio nome já diz, iremos otimizar o feed. À esquerda, encontraremos uma coluna com as opções de otimização:

1.Browser Friendly – Aqui iremos formatar a página de apresentação que será visualizada por nossos futuros assinantes. Em “Appearance Options”, podemos escolher um tema, o idioma e os botões para os serviços/programas de leitura de feeds; em “Content Options”, escolheremos se os artigos do blog irão aparecer na íntegra, somente com os títulos ou se não irão aparecer e podemos, ainda, ativar uma mensagem pessoal.

Página do Dicas Blogger

2.SmartCast™ – opção para podcasts

3.SmartFeed™ – ativar para que os feeds sejam compatíveis com qualquer agregador.

4.FeedFlare – ativar para colocar links no rodapé do feeds, tais como número de comentários, envio por email e para redes sociais e etc.

Links no rodapé

5.Summary Burner – ativar para enviar apenas um resumo dos posts.

Na aba publicar, encontraremos alguns widgets para publicar em nossos blogs. Os usuários do Blogger, deverão colar os códigos no gadget “html/javascript”.

1.Headline Animator – cria uma imagem animada, do tipo gif, que mostra o título dos posts. Para adicionar ao seu blog, basta clicar em “add to” e escolher a plataforma.

Dicas Blogger

↑ Grab this Headline Animator

2.BuzzBoost – permite criar um widget com os posts mais recentes.

3.Email Subscriptions – fornece um código para que os leitores do blog possam receber os feeds por email. Basta copiar o código e colar no local desejado.

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

4.FeedCount – permite a criação de um pequeno contador com o número de assinantes.

5.Chicklet Chooser – fornece diversas imagens ( ou botões) que servem  para convidar os leitores de um blog/site a assinarem os feeds.

6.Creative Commons – permite a criação de um botão mostrando a licença de conteúdo.

Na aba Monetize, podemos adicionar o Google AdSense aos feeds, mas existe uma forma bem mais simples disso ser feito usando as próprias configurações do AdSense.

E por fim, na aba Troubleshootize encontraremos dicas para utilização do FeedBurner.

Depois de criar e configurar seus feeds, eles passarão a aparecer na página inicial do FeedBurner. É possível editá-los, apagá-los e até transferi-los para outra conta. Basta clicar sobre o feed e, no alto, à esquerda, escolher uma das três opções.

Edição dos feeds

Ao tranferir os feeds para outra conta, configurações e assinantes permanecerão intactos.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Twitter não está atualizando mensagens

Extra! Extra! O plantão Dicas Blogger informa: Pane no Twitter – há cerca de 2 horas, o Twitter parou de atualizar as mensagens ( ou tweets) enviadas aos nossos seguidores.

A equipe que cuida do serviço já está ciente e tentando resolver o problema.

As DMs (direct messages) e os replies (respostas às mensagens) estão funcionando normalmente, assim como os updates. Se você é um (a) viciado (a), vá até a página dos seus tuiteiros preferidos a fim de evitar os sinais de abstinência.

E nos TTs, já podemos visualizar a tag #twitterisfrozen. Já no Woopra, notei que o número de usuários online no Dicas Blogger triplicou. Alguém ainda duvida da concorrência entre blogs x Twitter?  Saia do Twitter e vá ler um blog :P lol

Como colocar vários autores no blog

E pra finalizar a série de posts sobre as configurações do  painel do Blogger, vamos aprender a colocar outros autores em nosso blog, uma prática relativamente comum, já que cuidar de um blog sozinho dá trabalho e muitos optam por montar uma equipe.

Essa configuração também serve como uma segurança a mais, pois em caso de roubo da conta do Google, dá tempo de recuperar o blog - Dicas de segurança para blogueiros.

Para adicionar novos autores, clique na aba permissões e depois em adicionar autores. Coloque os emails separados por vírgulas e clique em convidar. Assim que seus amigos aceitarem o convite, eles estarão aptos a postar em seu blog.

Para que eles possam também mexer nas configurações, é necessário conceder-lhes poderes de administrador. Pra isso, clique em conceder privilégios de administrador.

Brigou com seu amigo? Clique em revogar privilégios de administrador.

autores blogger

E por último, podemos criar um blog aberto ao público, somente para convidados ou somente para os autores do blog. Quando eu vou mudar o template dos meus blogs, eu costumo fechá-los usando a terceira opção #ficaadica

Outras configurações do painel do Blogger

Este é o terceiro post da série Como configurar o painel do Blogger. Já falamos sobre as configurações básicas e sobre os comentários e hoje trataremos das seguintes funções – formatação, arquivamento, site feed, e-mail e celular e  OpenID .

Na aba formatação, não há muito o que explicar, já que a interface é bem simples. Em exibir, escolhemos a quantidade de posts que deverá aparecer na página inicial. As demais funções se referem à formatação da data e do fuso horário.

Na aba arquivamento, encontraremos as opções “não arquivar”, “diariamente”, “semanal” e “mensal” para escolhermos a frequência de arquivamento dos nossos posts.

Ativar páginas de postagem? marcar sim para que cada post tenha seu próprio link (url)

Na aba seguinte, Site Feed, iremos configurar a forma que ofereceremos os feeds aos nossos leitores. Se você não sabe o que é um Feed, clique aqui.

Configurando os feeds

Permitir feeds do blog  Escolha completa para enviar os posts na íntegra, sinopse para oferecer apenas um resumo ou nenhum caso não queira colocar feeds no seu blog;

URL de redirecionamento de feed  O Blogger, por padrão, já oferece um endereço para feeds, que é a URL do blog, seguida por /feeds/posts/default. Exemplo:  http://dicasblogger.blogspot.com/feeds/posts/default. Mas a maioria dos blogueiros prefere usar o FeedBurner, que é muito mais completo. Para fazer o redirecionamento, basta colocar o endereço do feed fornecido pelo FeedBurner no local indicado. (veja na imagem)

Postar rodapé do feed Aqui podemos colocar uma mensagem que será lida pelos nossos assinantes e é uma das formas de evitar o plágio - Assine seus feeds e irrite os kibadores

No modo avançado,  dá para configurar os feeds dos posts e dos comentários separadamente. É válido para quem oferece mais de uma opção de assinatura.

Na aba email e celular encontraremos as formas de se postar por email e por celular (ohhh!) -  Dicas Blogger: Como postar por email no Blogger

Em OpenID iremos configurar uma identificação usando o endereço do nosso blog.

OpenID é um sistema de identificação desenvolvido por Brad Fitzpatrick do LiveJournal. Trata-se de uma rede distribuída na qual a identidade do utilizador é dada por uma URL ou XRI que pode ser verificada por qualquer servidor executando o protocolo.Em sites que suportam OpenID, utilizadores não necessitam de criar uma nova conta antes de poder a aceder. Só é necessário autenticação por um site que suporta OpenID, chamado provedor de identidade. Esse provedor pode então confirmar o dono da OpenID para outro site que suporta OpenID. Fonte: Wikipedia

Vale à pena habilitar o OpenID, pois essa ainda é a melhor forma de se comentar em blogs do Blogger -  Dicas Blogger: Traga mais visitantes ao seu blog!

Antigamente se habilitava o OpenID pelo perfil, mas agora não encontrei essa opção :(

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Como configurar os comentários no Blogger

Continuando os posts sobre o painel do Blogger, hoje explicarei as configurações que estão disponíveis para os comentários.

Em primeiro lugar, o Blogger disponibiliza três modelos de caixa de comentários - página inteira, janela pop-up e postagem abaixo incorporada. Na primeira opção, quando o comentarista clica em “postar comentário”, ele é direcionado para uma nova página; na segunda, abre-se uma janela pop-up e na terceira, a caixa já aparece logo abaixo do post.

página inteira janela pop-up abaixo incorporada

Todas elas funcionam nos templates do Blogger, mas a terceira não funciona em todos os modelos personalizados pelos próprios usuários. Se esse for o seu caso, basta utilizar alguns códigos para ativá-la - Como habilitar formulário de comentários embutido no Blogger .

O mesmo problema acontece com os avatares dos comentaristas, que não aparece na postagem abaixo incorporada dos modelos personalizados - Avatar nos comentários.

Se você quiser customizar ainda mais sua caixa de comentários abaixo incorporada, leia este post - Personalizando a caixa de comentários do Blogger.

Passemos agora para as configurações do painel de controle do Blogger:

Tutorial Dicas Blogger. Todos os direitos reservados.

1. Comentários – exibir ou ocultar: utilizado para permitir ou não comentários no blog ou para ocultar os comentários já existentes

2.Quem pode comentar? aqui iremos configurar se qualquer um pode comentar ou somente usuários registrados. Uma falha gravíssima do Blogger é que ao permitirmos comentários com nome/url também estaremos permitindo os anônimos, o que nem sempre é bom já que há muita gente de má-índole se escondendo atrás do anonimato.

  • Qualquer um - inclui usuários anônimos: anônimos e nome/url
  • Usuários registrados - inclui OpenID: usuários com conta no Google, Wordpress ou OpenID
  • Usuários com Contas do Google: somente usuários com conta do Google
  • Somente membros deste blog: somente usuários convidados
qualquer um usuários registrados conta google

3.Posição do formulário: aqui iremos escolher uma das 3 caixas citadas no começo do post - página inteira, janela pop-up e postagem abaixo incorporada.

4.Padrão de comentários para posts: escolher se nas novas postagens os comentários serão ou não permitidos. Há quem não goste de comentários…

5.Backlinks: backlinks ou links de retornos são os links que recebemos de outros sites; marcando sim eles serão exibidos no blog logo após os comentários.

6.Padrão de backlinks para posts: permitir ou não a criação de backlinks.

7.Formato da data e hora dos comentários: aqui escolheremos o formato da data.

8.Mensagem do formulário de comentário: local destinado para escrevermos uma mensagem aos nossos visitantes – por exemplo: “Deixe aqui um comentário”

9.Moderação de comentários – esta é uma parte muito importante da configuração. A maioria dos blogs quando começam, optam por deixar os comentários em aberto, ou seja, qualquer um pode comentar o que bem entender. Com o tempo descobrem que a moderação se faz necessária para manter o bom nível da discussão, já que tem muita gente que não sabe fazer uso da liberdade. Para moderar seus comentários, ou seja, para exibi-los no seu blog somente após você ter lido e aprovado, marque a caixa “sempre” e coloque, logo abaixo, o seu endereço de email caso para receber notificações de novos comentários.

10.Exibir uma confirmação de palavras para os comentários? Coloque “sim” se você quiser exibir uma confirmação de palavras (captcha) para que o comentário seja enviado. Em blogs com moderação é desnecessário marcar essa opção, já que o comentário só será exibido após a aprovação do seu dono. Essa função serve como anti-spam.

11.Mostrar imagens de perfil nos comentários? marque “sim” para exibir os avatares dos comentaristas, mas lembre-se que não funciona em todos os modelos.

12. E-mail de notificação de comentários: aqui dá para colocar vários endereços de emails para notificações dos comentários - ideal para blogs com diversos autores.

domingo, 4 de outubro de 2009

Configurações básicas do Blogger

Vamos começar uma série de posts para explicar como funcionam as configurações do painel do Blogger. É através do painel que escolhemos as principais funções do nosso blog e é de extrema importância conhecê-las e dominá-las.

Como o tema é complexo e precisa ser bem detalhado, ele ficará dividido em 4 posts. Hoje irei falar sobre duas dessas configurações: básico e publicação.

Quando entramos em nossa conta do Blogger, a primeira coisa que vemos é o painel com nosso perfil e com todos os blogs que administramos.

Tutorial Dicas Blogger. Todos os direitos reservados.

Para ter acesso às funções, precisamos escolher qual blog será configurado e depois clicar em configurações. Seremos então direcionados a uma outra página:Configurações do Blogger

Na primeira aba encontraremos as funções mais básicas do Blogger.

configurações básicas do Blogger

1.ferramentas do blog: usadas para salvar todos os posts (exportar blog), para restaurar posts (importar blog) ou mesmo para excluir um blog.

Como fazer backup dos posts no Blogger

2.título: local para colocar o nome do blog e pode ser alterado em qualquer época

3.descrição: é o local onde iremos descrever os objetivos do blog.

4.Adicionar o seu blog às nossas listagens? usado para configurar se o blog aparecerá ou não nas listagens do Blogger (recomendo marcar “sim”)

5.Permitir que mecanismos de pesquisa localizem seu blog? marcar sim para que o blog possa ser encontrado pelos mecanismos de busca (recomendado)

6.Mostrar Edição rápida em seu blog? aqui dá para escolher se queremos editar as postagens diretamente das páginas já publicadas do blog. Essa função não está disponível para todos os blogs, mas existe uma forma de ativá-la:

 Inserindo o lápis de edição rápida de posts

7.Exibir o link Enviar esta postagem? permite o envio dos posts por email.

8.Conteúdo adulto? assinalar se o conteúdo é ou não somente para adultos

Em configurações globais, vamos escolher o tipo de editor de textos a ser utilizado – se o atualizado (com mais funções) ou o antigo (mais simples).

editor blogger atualizado editor blogger antigo

Teste os dois e escolha o que for melhor para suas habilidades e necessidades.

Na segunda aba encontraremos a opção publicação. Aqui iremos configurar o endereço que o nosso blog terá na internet – também chamado de domínio ou URL.

configurações de publicação do blogger

Todos os blogs criados no Blogger terminam com blogspot.com. Para retirar o subdomínio blogpsot.com, é preciso comprar um novo domínio e fazer uma configuração nesse mesmo local. Eu uso e recomendo o Uol Host para essa compra:

Dicas Blogger: Como registrar e configurar um domínio no Uol Host

No próximo post irei explicar como configurar os comentários no Blogger. Aguardem!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Resenha em 6 e o boteco São Bento #censuranão

A liberdade de expressão é um direito constitucional e jamais esteve tão em alta como agora na época das redes sociais. As empresas antenadas com o momento, se fazem presentes no Orkut, no Twitter e na Blogosfera avaliando impactos positivos e negativos de suas marcas e propondo-se ao diálogo construtivo.

No mais recente seminário da Info, Fiamma Zarife, diretora de serviços de valor agregado da Claro declarou que Para se destacar nas redes sociais, a empresa deve ter objetivos claros e estar preparada para lidar com a reação do público consumidor (…)O desafio nesse contexto, segundo ela, é aprender a organizar o conteúdo gerado pelos internautas para que ele possa servir de fomento às tomadas de decisão.

Eu tive duas experiências muito positivas no Twitter. Uma foi com o Uol Host – serviço de hospedagem do portal Uol e a outra foi com a Itaú Seguros. Em nenhum dos casos precisei me dirigir diretamente aos representantes das respectivas empresas; apenas fiz uma queixa e fui localizada por eles.

Até pouco tempo atrás, quando tínhamos problemas com algum produto ou serviço, só nos restava os SACs da vida e, por fim, o Procon. Hoje, a opinião do consumidor passou a ser realmente importante e as duas partes – consumidor e prestador de serviço – só têm a ganhar com tamanha democracia.

A realidade é esta e quem ficar de fora, corre o risco de ser banido do comércio. Infelizmente algumas empresas continuam na contramão da modernidade, como é o caso da Telefônica, que insiste em negar suas deficiências e se mantém completamente afastada dos seus clientes. Recentemente a empresa foi punida pela Anatel, que a obrigou a suspender a venda do seu deserviço de banda larga, o Speedy – Telefônica suspende venda do Speedy (Folha Online)

Se a Telefônica tivesse dado importância às queixas recorrentes dos seus usuários, talvez hoje ela não teria tantas multas para pagar - Procon autua Telefônica por panes recorrentes; multas podem chegar a R$ 16 mi (Portal Imprensa)

censuraVocês já ouviram falar de um tal Boteco São Bento? Não? Nem eu, ATÉ que o blog Resenha em 6 resolveu escrever uma crítica ao atendimento do referido estabelecimento comercial. Tudo teria passado despercebido se os donos do boteco não tivessem exigido a retirada do post do ar, através de uma notificação extra-judicial, onde o redator confundiu blog com post.

O caso teve uma repercussão tão grande que esse mesmo post chegou a receber mais de 900 comentários. Diversos blogueiros se mobilizaram em apoio à equipe do Resenha em 6;  o Cardoso, por exemplo, chegou a convocar todos os blogueiros a publicarem o mesmo post pra dar mais trabalho aos advogados - Boteco São Bento (o pior bar do sistema solar). O blog que recebia uma média de 450 visitas diárias recebeu 18,6 mil visitas nesta quarta, após o anúncio da notificação.

Resultado? O tiro saiu pela culatra e o que poderia ter se limitado aos leitores do Resenha em 6 chegou ao conhecimento de todo o país, já que o caso foi parar em diversos blogs, no Twitter e até nos grande portais, como o IDGNow! do Uol - Sócios de bar emitem notificação extrajudicial e blog retira crítica do ar.

O post do Resenha em 6, assinado por Raphael Quatrocci, tem um tom ácido e com palavras de gosto duvidoso, mas isso não justifica  o rumo que a empresa responsável pelo bar deu ao caso, já que o diálogo ainda é a melhor forma de comunicação. É óbvio que a reputação do boteco ficou muita mais arranhada agora.

Eu me preocupo muito com a censura na internet, pois não quero perder o espaço que encontrei para criticar o que é ruim e elogiar o que é bom. É o meu direito enquanto consumidora. E vocês, o que pensam sobre o assunto? Xô censura!