quarta-feira, 31 de março de 2010

Novos recursos de imagens no Blogger In Draft

Apesar de eu preferir postar pelo Windows Live Writer, tenho usado o editor do Blogger in Draft para publicar naquele blog corporativo que citei neste post e confesso que estou surpresa com os novos recursos, principalmente no que tange às imagens.
Nesta semana, foi anunciado pela equipe do Blogger, novas formas de colocarmos imagens dentro dos posts e eu gostei mesmo do resultado - Better Photo Uploading.
Agora, a integração é total com o Picasa e dá para postar várias fotos de uma só vez.

ATENÇÃO! O recurso só está disponível no Blogger In Draft. Clique aqui para acessar.
Acesse o painel do Blogger in Draft e clique no botão nova postagem para entrar no editor de posts. Uma vez lá, faça seu post normalmente. Escolha os locais onde você deseja inserir as imagens e clique no ícone correspondente (imagem 1)
Abrirá uma nova janela (imagem 2) com as três opções disponíveis para envio de imagens.
Deste blog Envie imagens do seu computador, clicando no botão fazer upload
Dos álbuns da web do Picasa Clicando nesta opção, aparecerão seus álbuns do Picasa. Basta selecionar as imagens desejadas e clicar em adicionar selecionadas
De um URL Para usar, basta colar algum endereço (url) de imagens da web, mas cuidado para não cometer HotLink - Dicas Blogger: O que é hotlink e como evitar
Depois que a imagem é inserida, ainda temos a possibilidade de mudarmos seu tamanho e alinhamento e de colocarmos legendas - Dicas Blogger – legendas nas imagens

O editor de posts do Blogger in Draft, conta ainda com todos os demais recursos presentes no editor da página normal do Blogger. Vale à pena conferir.

O Google pode deletar meu blog do Blogger/Blogspot?

A resposta da pergunta do título deste post é SIM! Mas o Google não deleta blogs indiscriminadamente e sem motivos (don’t be evil, lembra?). Se o seu blog foi apagado/deletado/excluído, com certeza o Google teve alguma razão para fazê-lo.
Antes de continuarmos com o assunto do post, quero deixar claro que blogs excluídos pelo Google não podem ser recuperados, não importa o quanto o dono do blog chore, esperneie, xingue ou ameace.


Por quais motivos o meu blog pode ser deletado?
Basicamente, a maioria dos casos de blogs apagados, se dá por conta do blogueiro não ter respeitado os Termos de Serviço para uso do Blogger ou a Política de Conteúdo do Blogger, lendo ambos você já estará bem informado sobre o que pode e o que não pode se fazer no Blogger e quais as punições as quais você está sujeito se descumprir as regras.
Como tem muito blogueiro que desrespeita as políticas de conteúdo do Blogger sem nem se dar conta disso, vou fazer um breve resumo das mesmas, se você conhece e entende bem as políticas de conteúdo nem precisa se preocupar em ler este post:
Conteúdo Adulto: você pode postar conteúdo adulto tranquilamente, inclusive conteúdo explicito, mas deve observar algumas restrições, como por exemplo o fato do seu blog não poder ser destinado a obtenção de lucros com este tipo de conteúdo. Algumas pessoas entendem esta restrição como uma proibição a monetização de blogs de conteúdo adulto.
Abuso infantil: quaisquer blogs que vinculem imagens, vídeos ou material que seja caracterizado como Abuso Infantil (pornografia infantil, pedofilia, etc) serão imediatamente deletados assim que descobertos. O Google tem uma política de tolerância zero nesses casos.
Incitação ao ódio ou à intolerância / Conteúdo grosseiro / Violência: não use seu blog para disseminar idéias de ódio ou intolerância por causa de fatores como raça, etnia, religião, deficiência, sexo, idade, situação militar ou orientação/identidade sexual. Não use o blog para divulgar ou incitar a violência e nem use o seu blog para postar conteúdo grosseiro, cujo único objetivo seja chocar ou ofender outrem.
Direitos autorais: aqui está um dos maiores motivos de deleção de blogs pelo Google. Muitos blogs que oferecem links para download de conteúdo protegidos por copyright tem sido deletados nos últimos tempos. São os famosos blogs de download ou pirataria. E não adianta levar ao Google a desculpa de que tem muita gente fazendo a mesma coisa que você e postando conteúdo ilegal.
Informações pessoais ou confidenciais e questões de identidade: é proibido usar o Blogger para divulgar informações pessoais ou confidenciais de outras pessoas, como por exemplo números de cartão de crédito. Também é proibido usar o Blogger para forjar a indentidade de outra pessoa ou órgão de forma que o objetivo de tal blogs seja claramente confundir os visitantes ou denegrir e prejudicar esta pessoa ou órgão.
Spam : nunca use o Blogger para fazer spam, como por exemplo criar blogs com o único intuito de linkar outros sites a fim de beneficiá-los nos mecanismos de pesquisa.
Malware e Vírus: não use seu blog para disseminar malwares e vírus. Se você está com problemas relacionados a vírus e malware no seu blog, leia com atenção o artigo Redirecionamentos e malwares no Blogger e tente resolver o problema ou você pode ter o seu blog deletado.
Excluir  blogs infratores é necessário, já que o Google não pode hospedar blogs criminosos, pois isto prejudicaria a imagem da empresa. Obviamente, nem todos os casos de blogs deletados parecem justos e alguns realmente são mal conduzidos pelo Google e prejudicam blogueiros sérios e comprometidos com o seu conteúdo
Se o seu blog foi deletado e você não consegue entender o porquê, ou se você acha que está desrespeitando alguma regra do Blogger e tem receio que o seu blog seja deletado, poste suas dúvidas no Fórum do Blogger onde tem muita gente disposta a ajudar.
people_brain_bigger Teilor (@Teilor) é um dos principais colaboradores do fórum oficial do Blogger e autor do blog Without Brain.

domingo, 28 de março de 2010

Como mudar o nome de usuário (username) no twitter

Muita gente me pergunta como fiz pra mudar meu username no Twitter.O processo é bem simples e não perdemos nada com tal alteração. Nossos seguidores (followers) continuarão recebendo nossos tweets normalmente e tudo mais será mantido, tal como número de tweets, de following e etc. Eu já mudei meu username três vezes :D
Entre na sua conta do Twitter e clique em settings (no alto, à direita). Na aba account, procure por username e mude o atual por outro de sua preferência. Claro que é preciso que o novo nome esteja disponível (veja na imagem abaixo), ou seja, que nenhum outro usuário o esteja usando. Clique depois em save, confirme sua senha e pronto.


Pra mudar a senha, acesse a aba password, faça as alterações e salve. Simples assim.
Caso queira recuperar uma conta apagada, leia este post Como restaurar sua conta no Twitter

sábado, 27 de março de 2010

Twitter está fora do ar no Rio de Janeiro

Diversos usuários do Rio de Janeiro e de outras cidades brasileiras, reportaram que na data de hoje só estão conseguindo acessar o Twitter através do Facebook. Ao que parece, o problema pode estar relacionado ao servidor Oi/Velox e até o momento não foi solucionado.
Algo estranho na twitosfera carioca por Ana Magal - RJ
Só estou conseguindo twitar pelo Facebook,o que se passa? via @fofys - MG
RT @thyagobraz: aqui em Recife também está com o mesmo problema. Creio que seja nacional. //twitter fora do ar na rede Velox. /via @Cardoso - PE e RJ
O twitter via velox rio nao está entrando. Aqui na terapia é via Net, funfa normalmente. via @cardoso - RJ
Achei melhor avisá-los, já que o Twitter causa dependência :) Por enquanto, usem o Facebook, pois nem  os aplicativos clientes estão funcionando para os usuários do Oi/Velox.

ATUALIZAÇÃO EM 28/03/2010 (6:40) -  O problema ainda persiste. Acessem  #velox na busca do Twitter e este post do @Cardoso ao MeioBit - E a TELERJ matou o Twitter.
Alguns usuários do Velox, estão conseguindo  acessar o Twitter pelo HootSuite #ficadica

Classificação Internacional dos Kibadores

Depois do quase fim do Dicas Blogger, resolvi relaxar e até me divertir um pouco com os plagiadores. O plágio virou mesmo uma praga e combatê-lo já se tornou uma luta inglória e cansativa. Hoje, já não copiam somente posts. Os plagiadores estão mais refinados e audaciosos e estão clonando também  templates e até comentários de outros blogs.
Em sua maioria, são verdadeiros pulhas digitais, pessoas sem um mínimo de dignidade e que estão levando muita gente séria e competente a sentir desejo de parar de blogar.
Pra descontrair, resolvi fazer uma classificação dos kibadores mais comuns da Blogosfera. Pra quem não sabe, o termo “kibar” é de autoria do Mr Manson, autor do blog Cocadaboa.

Kibar (v. t.): Verbo que significa "copiar de outra pessoa e publicar como se fosse de sua autoria e/ou sem citar a fonte" Fonte: Desciclopédia
1. O kibador ingênuo
O kibador ingênuo é aquele que acabou de criar um blog e que mal sabe usar a plataforma escolhida ( que em 90 % das vezes é o Blogger). Devido à sua total ignorância, acha que vai fazer “sucesso” copiando posts de blogs mais conhecidos. Geralmente ele faz uma kibagem mal feita, levando junto consigo até as imagens com a marca d’água do blog plagiado. Devido a sua inocência, muitas vezes copia o template e até gadgets do blog que elegeu como seu ideal de sucesso. A vantagem é que, à medida que ele vai se interessando por fazer amizades na Blogosfera, ele passa a ler blogs éticos e a entender que começou mal. Se desculpa, tenta mudar e, se tiver criatividade, começa a criar seu próprio conteúdo.
2. O kibador pirata
O kibador pirata é aquele cara que acha “normal” criar um blog que oferece programas licenciados, “di grátis”. Ele até pode ser incluído na categoria dos kibadores ingênuos. Ele vê 400.000 blogs semelhantes por aí e acha que divulgar pirataria  não vai dar em nada. Quando perde seu blog, deletado como SPAM,  vai ao  fórum do Blogger chorar ou ameaçar o Google de processo. Na maioria das vezes, são garotos que mal sairam da puberdade e que usam avatares de mangás e/ou com um boné para trás. Podem até ter recuperação.

3. O kibador preguiçoso
É aquele que sabe muito bem o que está fazendo e ainda se gaba disso. Tem até bons conhecimentos em html, CSS e afins, mas lhe falta criatividade, conhecimento e vontade para criar seu próprio conteúdo. É um preguiçoso nato, afinal pensar dói e viver de Crtl+C é muito mais fácil.  Provavelmente kiba até na escola e dificilmente vai dar boa coisa na vida. São casos perdidos :(

4. O kibador de gravata
Este é tipo mais perigoso, pois ele não clona blogs alheios e nem copia posts na íntegra como se fossem seus. Ele é dissimulado e ardiloso. Faz-se de bom moço e  vai se infiltrando nas panelinhas da Blogosfera sorrateiramente. Entretanto, passa boa parte do seu tempo vasculhando os arquivos de outros blogs em busca de “inspiração”. Ele é incapaz de descobrir coisas novas. Sua vida é reescrever posts de outros blogueiros, com pouca ( ou quase nenhuma) alteração e usando títulos muito semelhantes. Geralmente ele alega que o que é bom deve ser divulgado. Pode vir a atingir uma certa notoriedade, afinal ele é tão esperto que consegue enganar até os mais precavidos.  Apesar de dizer que é seu amigo, mais cedo ou mais tarde ele vai te kibar também. É o famoso lobo em pele de cordeiro.
Os casos 1, 2 e 3 podem ser facilmente resolvidos, graças à competência e seriedade da Equipe do Blogger, que disponibiliza um formulário para notificação de casos de violação dos Direitos Autorais em blogs hospedados no Blogger/Blogspot:
Eu já usei o formulário inúmeras vezes e posso garantir que funciona. Eles analisam os posts clonados e, uma vez constatada a infração, os posts do blog infrator serão apagados e o dono do blog receberá uma notificação por email, assim como o autor que fez a denúncia também receberá um email informando que sua denúncia foi acatada e resolvida.
Infelizmente, a mesma facilidade não se aplica a blogs de outras plataformas.
Para os casos dos kibadores de gravata, podemos encomendar uma reza pra Irmã Selma, né? Falando sério, não há muito o que ser feito. No máximo podemos nos afastar e alertar nossos amigos mais chegados. A geladeira é um ótimo lugar para eles :)
Nesta semana, li mais um post muito interessante do @Cardoso, que disse estar se sentindo sozinho perante a banalização da falta de criatividade e de originalidade nos dias atuais. Cardoso, você ainda não está sozinho, mas infelizmente o exército inimigo vem avançando de forma assustadora. Isso é #fato.  Reflitam, blogueiros!
O problema é que eu estou me sentindo sozinho. Minhas preocupações com criatividade, originalidade não ecoam. Piadas óbvias repetidas são aceitas, talvez pela familiaridade seja mais fácil rir delas. (…) Eu só pergunto a essa gente, como pergunto ao Tabet: De quem vocês irão copiar quando todo mundo com criatividade tiver desistido de produzir algo original?  Fonte:  De CQC, Kibes e Moinhos de Vento
Da minha parte, continuo colocando todo e qualquer kibador na geladeira. Aqui no Dicas Blogger eles jamais terão espaço, nem mesmo para um simples comentário. #bjomelinka

sexta-feira, 26 de março de 2010

Apresentação de slides dentro do post

Há alguns dias atrás, expliquei como se faz para colocar fotos em apresentação de slides na sidebar - Como colocar slides em blogs do Blogger/Blogspot. Ontem eu aprendi a inserir uma apresentação de fotos, usando o Flickr, dentro dos posts. Fica muito legal, prinicipalmente em blogs que usam muitas imagens o que, como eu disse no post anterior, pode acabar sobrecarregando a página inicial - Cuidados com o layout do seu blog.
Não vou ensinar como criar uma conta no Flickr. Estou supondo que vocês já possuam uma conta e que já sabem como fazer upload de fotos e criar álbuns.

Entre no Flickr, clique na aba minhas coisas e depois em álbuns. Escolha o álbum de fotos que você deseja mostrar em seu post e clique (à direita) em slideshow
Flickr Slideshow
Tutorial Dicas Blogger. Todos os direitos reservados. Não copie!
Abrirá então uma nova janela, com uma linda apresentação de suas fotos. Clique (no canto direito) em compartilhar (1) e depois em personalizar este html (2)
Flickr Compartilhar
Na janela seguinte, escolha o tamanho do gadget (pequeno, médio e grande) que você quer exibir (calcule pelo tamanho da área de postagem) e copie o cógido html:

Vá ao Blogger, faça seu post normalmente e clique na aba editar html. Cole o código do Flickr onde você achar melhor, visualize e publique ;) Fica realmente muito bonito.
Post publicado

quarta-feira, 24 de março de 2010

Cuidados com o layout do seu blog

A experiência que adquiri nos dois anos à frente do Dicas Blogger, me mostrou  que a maioria das pessoas que criam um blog têm o desejo de receber muitos visitantes, comentários e até mesmo de fazerem sucesso. Mas um dos empecilhos para que isso se torne realidade, entre outras coisas, pode ser o layout (modelo, template) do blog.
Claro que o mais importante continua sendo a qualidade do conteúdo que oferecemos, mas um blog carregado, sem boa navegabilidade ou com cores berrantes, pode sim espantar futuros leitores. Já até escrevi sobre o tema em outras ocasiões:

Nesta semana, precisei criar um blog do zero, desde as contas do Google, Blogger, Analytics, Feedburner e etc, até a configuração do domínio prórpio. Foi super legal, pois eu usei um dos novos modelos do Blogger, o layout ficou lindão e eu fiquei toda feliz.
Hoje fui mostrar o novo blog a alguns amigos (trata-se de um blog corporativo) e eis que me veio a surpresa: o layout estava HORRÍVEL! Passado o susto, logo descobri o porquê: o navegador padrão do computador que utilizamos para visualizarmos o blog, era o falecido Internet Explorer 6, que não é compatível com a internet com os novos modelos do Blogger.
Além disso, notei que a página demorava um tempo absurdo para carregar. Motivo: o pc é super antigo e roda o XP com apenas 128 MB de memória RAM.
Resolvi então testar o DB no IE 6. Vejam só que coisa linda #not:
DB no IE 6 Feio, né? Nem mesmo o AdSense funciona de forma adequada. E agora, o que fazer?
Bom, em primeiro lugar devemos ter o seguinte pensamento: por mais que se divulgue a importância de  atualizar o navegador, a maioria dos utilizadores mal sabem o que é isso. Usar navegadores alternativos e mantê-los atualizados é coisa de blogueiro/tuiteiro/nerd/geek como nós. O internauta ocasional nem se preocupa com nada disso. Vê-se pelo índice crescente de computadores infectados com todo o tipo de malware. Sem contar que, ao contrário de outros aplicativos, o Internet Explorer não atualiza sozinho.
Lamento informar-lhes: tem muita gente que ainda usa o IE6.  O que dá para fazer é, no máximo, colocarmos um aviso em nossos blogs, sugerindo a atualização do navegador.
O Internet Explorer e o Opera não oferecem suporte às bordas arredondadas, muito comuns nos novos modelos do Blogger e mesmo em outros templates personalizados. O melhor a fazer é sugerir aos visitantes que usem os navegadores Firefox e Google Chrome.
Legal. Fui então testar o DB naquele mesmo pc antigão, usando o Firefox. Adivinhem? O layout estava perfeito, mas demorou uma eternidade para carregar a página inicial, mesmo com uma conexão de 2 MEGA. Motivo: as poucas imagens que tenho na home. Agora imaginem blogs que são repletos de imagens? Acho que nem abrem O.o
Outro detalhe: o meu monitor é um LCD de 17 polegadas e o do pc antigão é um CRT de 17. A qualidade da imagem, obviamente, é muito melhor no LCD. Até aí eu já sabia; entretanto, notei que os links do tal blog que criei estavam claros demais no CRT, quase ilegíveis.
Como eu disse no começo deste post, ter computador top de linha, conexão banda larga, monitor LCD e programas super atualizados são coisas que fazem parte do universo dos nerds/geeks e não do usuário normal comum.
Sendo assim, recomendo que quando vocês forem criar ou customizar um novo template, atentem-se aos seguintes detalhes, a fim de evitarem a fuga de potenciais leitores não-geeks:
  • façam testes em outros computadores, incluindo notebooks;
  • façam testes com os navegadores mais populares (dica: usem o browsershots.org);
  • testem o blog em monitores CRTe LCD,com  variadas resoluções, incluindo  widescreen;
  • testem em outras velocidades de conexão, incluindo discada, edge e 3G;
  • usem o hack “leia Mais” ou o jump break a fim de manterem a home mais leve e organizada;
  • evitem muitas imagens e gadgets pesados, dando preferência ao formato JPEG;
Lembremos também que agora temos  o sistema de auto-paginação do Blogger, que limita de verdade o número de posts e gadgets em páginas muito carregadas ;)
PS: instalei o Internet Explorer 8, o Chrome e o Firefox no computador antigão :P

segunda-feira, 22 de março de 2010

Como personalizar botão Topsy

Com o tutorial de instalação do botão Topsy surgiram algumas dúvidas sobre formas de personalização e posicionamento. Acredito que essas dúvidas sejam de todos e por isso achei necessário a composição deste post. Aqui irei ensinar como trocar o “tweet” e “retweet” padrão do botão por outras frases, irei comentar um pouco sobre a troca de cores do botão e sobre formas de posicionar o botão (a direita ou a esquerda do conteúdo – com ou sem tabela). Preparado?

Personalizar texto do botão:

O @Papi, no post sobre a instalação do Topsy, me perguntou como faz para trocar os textos “tweet” e “retweet” que vem por padrão no botão. Para personalizá-los siga os passos citados abaixo.

CLIQUE AQUI E PEGUE SEU CÓDIGO DO TOPSY!

Trocar “tweet”:

Adicione, abaixo do código do seu nick do twitter (ensinado no tutorial de instalação do Topsy), esse código:

var topsy_tweet_text = "tweet";

Troque o “tweet” entre aspas por outro texto.

Trocar o “retweet”:

Adicione esse código e troque o que está entre as aspas (o “retweet”):

var topsy_retweet_text = "retweet";

Os códigos acima devem ficar assim:

<script type="text/javascript">
var topsy_style = "big";
var topsy_nick = "PERFIL DO TWITTER";
var topsy_tweet_text = "tweet";
var topsy_retweet_text = "retweet";
</script>
<script type="text/javascript" src="
http://cdn.topsy.com/button.js"></script>

Leia o tutorial “Topsy – outro botão de RT para o seu blog” para saber instalar corretamente.

Personalizar cor:

Não tenho muito o que falar, pois já comentei e ensinei a realizar isso no tutorial de instalação. O código abaixo permite a troca de cor do botão, utilize-o e mude o texto entre aspas para um outro destacado na imagem.

var topsy_theme = "jade";

Opções de cores:

cores-topsy

Ao lado das dos botões coloridos você contra os nomes das cores, utilize-os para personalizar seu botão.

Posicionamento do botão:

CLIQUE AQUI E PEGUE SEU CÓDIGO DO TOPSY!

Sem tabelas:

Você pode posicionar seu botão tanto à direita, quando à esquerda. Confira os códigos abaixo e troque a parte vermelha pelo código (pronto) do seu botão Topsy.

Alinhamento a esquerda:

<b:if cond='data:blog.pageType == &quot;item&quot;'>
<div style="float:left; margin-right:5px;">CODIGO DO BOTÃO</div>
</b:if>

Alinhamento a direita

<b:if cond='data:blog.pageType == &quot;item&quot;'>
<div style="float:right; margin-left:5px;">CODIGO DO BOTÃO</div>
</b:if>

Com tabelas:

Esse modo foi ensinado no post de instalação, botão de retweet + banner de publicidade. Para inverter os dois, ou seja, colocar o botão ao lado direito e o banner no lado esquerdo, utilize o código de tabela abaixo:

<b:if cond='data:blog.pageType == &quot;item&quot;'>

<table

style="border: 1px solid rgb(255, 255, 255); background:rgb(255, 255, 255);text-align: left; width: 100%;" cellpadding="2" cellspacing="2 ">

<tbody>

<tr>

<td valign="undefined" align="left">CÓDIGO DO ANÚNCIO</td>

<td valign="undefined" align="undefined"> CÓDIGO DO TOPSY </td>

</tr>

</tbody>

</table> </b:if>

NOTA: O Topsy, assim como o TweetMeme recolhe as informações para o retweet através do navegador, ou seja, se você instalar os botões na página inicial e clicar no botão, você vai retwuitar a página inicial. Entendeu? Por isso recomendo (e ensino) a instalar somente nas páginas dos posts.

PS: Essa regra não serve para o plugin para o Wordpress do Topsy!

Espero que você tenha gostado, essas são algumas formas de personalizar seu botão do Topsy. Até a próxima. ;D


domingo, 21 de março de 2010

Backup do Windows Live Writer

Esta dica eu acho que muita gente desconhece, mas é possível fazer um backup de todas as configurações e de todos os posts que estão no Windows Live Writer, usando um plugin chamado Windows Live Writer Backup. Esse recurso é muito útil, principalmente quando formatamos o computador. Assim, não perderemos nada do que estava no WLW.
Baixe o plugin neste link e instale no seu computador. Entre no menu iniciar e procure por ele. Abra o programa e marque todas as caixas. Clique em backup, escolha um local no HD para guardar o arquivo, dê um nome a ele (de preferência mês e ano) e aguarde uma mensagem informando que o backup foi realizado com sucesso.

Backup Live Writer
Durante o processo, pode aparecer que o aplicativo não está respondendo. Apenas aguarde.
Para restaurar o backup, clique em restore, procure o arquivo que você salvou e aguarde.
Links para download do Windows Live Writer Backup: 4 shared I Codeplex
O link original estava quebrado, então hospedei no 4 Shared o arquivo que eu tinha aqui no meu pc. A versão disponível no Codeplex é mais atualizada do que a usada neste tutorial.
Gostou da idéia? Então conheça outros plugins para turbinar o Windows Live Writer:
Para acessar os plugins instalados, clique em ferramentas>opções>plugins
Plugins Live Writer
Ao formatar ou trocar de computador , será preciso instalar o WLW e o plugin, para só depois restaurar as configurações que foram salvas. #ficadica

Resumo de postagens com o Windows Live Writer

O Windows Live Writer, para quem não sabe, é um poderoso editor de textos da Microsoft, que funciona em diversas plataformas de blogagem, tais como Blogger, Wordpress, Live Spaces e etc. Ele possui recursos fantásticos que o editor do Blogger ainda não tem. Com ele, é possível até visualizar o post antes de publicá-lo, usando a modelo atual do seu blog.
Eu uso há muito tempo e, confesso, que nem saberia mais blogar sem ele. Entretanto, existem alguns detalhes que podem confundir os novatos. A leitora Adriana foi uma delas e suas dúvidas me fizeram escrever este post, que acredito que vá ajudar a todos.

Em primeiro lugar, aqui está o link para baixar o WLW - http://download.live.com/writer.
Já adianto que mexer no WLW não é uma tarefa simples, mas vale muito à pena trocar o editor do Blogger por ele, pois seus posts ficarão muito mais profissionais.
A idéia deste post não é ensiná-los a usar o WIndows Live Writer. Para tanto, recomendo:
O que vou fazer é explicar como usar o resumo de postagens (leia mais) no WLW.
Antes de mais nada, o template do seu blog tem que ser compatível com o resumo de postagens. A maioria dos templates do Dicas Blogger, possuem o hack leia mais modelo 2 instalado, mas não são todos. Atente-se ao tutorial de cada template, pois lá estão descritos os hacks que foram ou não instalados.
A partir daqui estou considerando que o template do seu blog é compatível com uma das duas opções (hack ou jump break) e que você leu os posts acima e sabe muito bem de quais códigos estou falando.  Para que o resumo de postagem usando o Hack Leia Mais (modelo 2) fique perfeito, o código deve ser inserido na aba código fonte do WLW e sempre após um fechamento de parágrafo </p> Pra quem usa o Jump Break do Blogger, basta inserir o código onde se deseja iniciar o resumo. Clique nas imagens para ampliar.
hack leia maisjump break
Clique na aba visualizar para se certificar que que o post foi resumido e publique.
Uma vez publicado, você não pode editar o post que foi feito no WLW usando o editor atualizado do Blogger, pois os códigos html são incompatíveis. Ou você edita pelo próprio Writer ou use o editor antigo do Blogger.
Outro detalhe importante: o hack Leia Mais só funciona se o post for feito sem usar o tema do blog. Você até pode ir visualizando usando o tema, mas escreva o post sem usar o tema. Clique em exibir e desmarque “editar usando o tema”
Editar sem o tema
Nas imagens abaixo, vemos na figura 1 a edição sem o tema e na figura 2 a visualização com o tema. Visualizar não impede de usar o hack. Editar com o tema, sim.
editar visualizar
Quando você quiser colocar um vídeo no post,  o código html terminará com </div> . Nesse caso, escreva após a div: <p></p> e só depois coloque o </span> do hack leia mais.
Dúvidas? Usem a caixa de comentários. Aproveito o ensejo para pedir encarecidamente que vocês leiam os Termos de Uso do blog e que não enviem perguntas nem por email e nem pelo Twitter. Procurem sempre enviar as dúvidas em posts relacionados ao tema da dúvida. Se o assunto for sobre o Blogger e se não estiver nos arquivos do DB, enviem uma pergunta com o máximo de detalhes para o fórum do Blogger. Se eu souber, responderei com o maior prazer. Me falta tempo para tanta coisa. Agradeço a compreensão de todos.

Domínio personalizado com ou sem www

Uma dúvida de muitos leitores é como configurar um domínio próprio que funcione com ou sem o www. Até alguns dias atrás, eu usava uma dica que encontrei no blog Dicas para Blogs - Como configurar blog no UolHost usando ou não o www . Entretanto, após 3 meses de perfeito funcionamento, sem mais nem menos, o Dicas Blogger parou de abrir sem o www. Procurei uma solução na web e fui encontrá na ajuda do Blogger.

Precisei alterar o endereço IP no gerenciamento de DNS do meu servidor, que no caso é o Uol Host. O interessante é que, ao atualizar o post - Como registrar e configurar um domínio no Uol Host, alguns leitores reportaram que a nova dica também não estava funcionando O.o

Segundo consta na ajuda do Blogger, é preciso abrir quatro novas entradas do tipo A, cada uma com os respectivos endereços IP:

216.239.32.21 216.239.34.21 216.239.36.21 216.239.38.21

Já na dica do Fabiano, citada no primeiro parágrafo, devemos abrir esta entrada:

Tipo: A Entrada: @ Valor: 74.125.95.121

E agora? #comofaz? Minha recomendação é que vocês abram várias entradas do tipo A e que coloquem todos os IPs, SE o servidor onde encontra-se o domínio suportar tal configuração, o que NÃO é o caso do Uol Host. No painel do Uol Host só consegui colocar uma única entrada e foi por tentativa e erro. Eu sei que isso é possível de ser feito em outros hosts, porque o Amilcar (top colaborador do Fórum do Blogger e autor do blog Direito Integral) me mostrou a configuração que ele fez, com todos os IPs sugeridos pelo Blogger.

blogger-custom-domain-setup-registrar-control-paneImagem gentilmente cedida pelo Amilcar

Façam testes, pois não teria como eu criar um post ensinando a configurar cada serviço de host do mundo (lol). Aqui no DB, já temos dois tutoriais - um ensinando a configuração de domínio próprio pelo Uol Host e outro pela Locaweb:

Imagino que o gerenciamento de DNS seja semelhante em todos os serviços de registro de domínio. Este é o do Uol Host; façam as adaptações necessárias:

Acesse o Painel de Controle do UOL HOST e clique no item Domínio;

Selecione o domínio que você deseja configurar;

No menu Mais Ações, selecione a opção gerenciar DNS;

Selecione o tipo A no campo Tipo e insira @ no campo entrada;

No campo Valor, coloque um dos endereços IP descritos acima e clique em criar.

image

Leitura recomendada:

Por enquanto o DB está abrindo sem o www. Se algo mudar, mudarei também no Uol Host.

Se alguém souber uma forma mais eficaz de resolver esse problema, avise-nos :)

sábado, 20 de março de 2010

Hoje é o Dia do Blogueiro

Fiquei sabendo que hoje é o Dia do Blogueiro, então nada mais justo do que vir até aqui para parabenizá-los. Que continuemos, por muitos e muitos anos, colaborando com uma Blogosfera ética, sem plágio e unida (sonhar não custa nada LOL). Um viva a todos nós \o/
Tentei encontrar alguma referência na web, que explicasse o porquê que o dia 20 de março foi escolhido para ser o Dia do Blogueiro, mas não encontrei nada. Se alguém souber, faça uma blogueira feliz e envie um comentário :D Desejo um ótimo dia para todos ;)

blogueiro
FELIZ DIA DOS BLOGUEIROS \o/ /o/ <o> lol

quinta-feira, 18 de março de 2010

Extensões para o Google Chrome

O navegador Google Chrome surpreende a cada dia, tanto pela velocidade, leveza e funcionalidade. Hoje eu estava procurando algumas extensões para poder aposentar o Firefox e acabei encontrando algumas que são de extrema importância para nós blogueiros.
Selecionei 10 extensões pra vocês, mas a caixa de comentários está aberta a sugestões.
Clicando sobre o nome da extensão, vocês serão direcionados para a página de instalação  e encontrarão maiores informações, bem como scrennshots do funcionamento delas.

Fornece dados detalhados sobre a indexação de sites nos principais mecanismos de busca, tráfego Alexa, PageRank, backlinks, bookmarks e muito mais.
Extensões Chrome
Google Bar Mini ENG
Com esta extensão, podemos ter à mão diversos serviços do Google com apenas 1 clique
goo.gl URL Shortener
Permite usar o encurtador de urls do Google e enviar para o Twitter e Facebook
Google reader RSS Subscriber
Identifica os feeds de uma página e, com apenas 1 clique, envia para o  Google Reader.
PageRank
Mostra o PageRank de qualquer site, através de uma barrinha ao lado da barra de endereços
Gmail Notifier
Notifica quantos emails novos chegaram na caixa de entrada seu Gmail.
Google Wave Notifier
Notifica novas waves do Google Wave
Google Buzz Checker
Checa mensagens não lidas no Google Buzz
Metrist - Twitter Client
Um simpático cliente para o Twitter
One-click Blogger
E, por fim, nosso amado Blogger em apenas 1 clique ;)
ATUALIZAÇÃO: Para desinstalar qualquer extensão, cliquem no ícone de personalização do Chrome (figura 1) e escolham extensões. Na nova guia, cliquem em desinstalar (figura 2)
Personalização Extensões

Como recuperar sua conta do Blogger/Blogspot

Um problema recorrente entre os utilizadores do fórum do Blogger, é o esquecimento do nome de usuário e/ou senha da conta de acesso ao Blogger; ou seja, a pessoa cria um blog, fica um tempão sem postar, esquece senha e/ou nome de usuário e daí quando deseja retomar o blog ou mesmo excluí-lo, já não sabe mais como fazer.
Para recuperar o nome de usuário e/ou a senha é super simples. Basta acessar a página inicial do Blogger e clicar no link “senha?”

A seguir, deve-se preencher este formulário, colocando a url (endereço) do blog perdido
Você vai receber um email na conta que você cadastrou para criar o blog a ser recuperado. Nesse email, irá constar o nome de usuário e um link (em azul) para redefinição da senha.
Vamos supor agora que você nem imagina qual foi o email que você usou para cadastrar o blog que deseja recuperar. Bom, aí a coisa já começa a complicar, pois como é que o Google vai ter certeza que você é mesmo o dono de tal blog?
Uma última tentativa seria preencher este outro formulário, fornecendo o máximo de detalhes possíveis, mas não há nenhuma garantia de sucesso. Portanto, mantenham todos os dados de acesso do seu blog gravados no HD mental ou no HD do seu computador :)

quinta-feira, 11 de março de 2010

Como criar um template para Blogger / Blogspot

Há menos de 24 horas atrás, seria impossível escrever um post com o título acima. A criação e customização de templates sempre foi algo tão complicado, que ensinar isso em posts sempre me pareceu inviável. Tanto é verdade, que existem blogs inteiros dedicados ao tema, ou seja, com muitas e muitas postagens somente sobre HTML, CSS e afins.
Com o advento (<=que palavra chique) do recurso Designer de Modelos, qualquer um será capaz de fazer um template totalmente personalizado, mesmo sem entender absolutamente nada de códigos. Basta ter criatividade e vontade de aprender. Vamos lá?

É  altamente recomendável que vocês façam um backup do atual template
Tutorial Dicas Blogger – todos os direitos reservados
A primeira coisa a ser feita é acessar o Blogger in Draft ( a página de testes de novas funções do Blogger), procurar pelo link layout e depois por designer do modelo:
Painel do Blogger - layoutPainel do Blogger - designer de modelo
Preparem-se para o impacto, pois vocês serão direcionados para algo moderno e inovador.
Ferramentas para criação do template
Na parte superior, estão todas as ferramentas para customizar o seu novo template e na parte inferior, irá aparecer o atual modelo do seu blog. À medida que vamos aplicando os novos recursos, eles já vão aparecendo na parte inferior. Legal, né?
Na guia modelos (1), iremos escolher um dos templates pré-fabricados (2), clicando sobre eles. Logo abaixo, existem as variações do tema (3), com mudanças nas cores.
Guia modelos
Na guia plano de fundo (1) , podemos alterar a cor do tema do nosso template (2) ou inserir uma imagem de fundo (3). Existem diversos modelos, todos lindos ;)
Plano de fundoImagens para o plano de fundo 
Na guia layout (1) é que a brincadeira começa a esquentar. Em layout do corpo (2), escolheremos a disposição do post e das barras laterais (sidebar) do novo template (3). Atentem-se aos diversos formatos que foram disponibilizados pela Equipe do Blogger :D
Layout
Ainda na guia layout, ao clicarmos em layout do rodapé (1), escolheremos o modelos do rodapé do template (2) –  com uma coluna, duas ou três.
Rodapé
Em ajustar largura (1), podemos ir acertando a largura (2) da área de postagens e das barras laterias (sidebar), de acordo com nossas necessidades.
Largura
Na guia avançado (1), temos as opções de personalização das fontes e cores (2) de diversas áreas do template, tais como links, título do blog, plano de fundo e etc.
Fontes e Cores
Deslizando a barra de rolagem até o final, encontramos um campo para códigos CSS (1)
CSS E aqui está uma prévia do futuro template do Dicas de informática ( meu falecido blog )
prévia do template
Para retirar a navbar, cole o seguinte código no campo para CSS e aperte enter
#navbar-iframe { height: 0px; visibility: hidden; display: none; }
Para deixar a navbar invisível, cole este código no campo CSS
#navbar-iframe { height: 0px; visibility: transparent; display: transparent; }
Ficou legal? Agora é só apertarmos o  botão aplicar no blog (1). Simples assim :D
Como nem tudo é perfeito, notei que gadgets que sempre ficaram invisíveis, como o do Google Analytics por exemplo, passaram a aparecer em branco, porém sombreados.
Pequeno problema
ATUALIZAÇÃO: Este problema pode ser resolvido, enviando os gadgets invisíveis para o footer ( rodapé ) e não acontece em todos os modelos. Bom, né?
IMPORTANTE: Todos os hacks que estavam instalados no template anterior, serão perdidos com esta mudança e várias funções já padronizadas no código do Blogger serão inseridas no novo template. Neste exemplo que usei, o hack para artigos relacionados, desapareceu. Em compensação, apareceram diversas funções nativas, tais como as avatar nos comentários, o jump break e as estrelas para votação dos posts
E agora, #comofaz? Basta reinstalar todos os hacks através do “editar html” do template. .
Se você usava um hack para resumir os posts na página inicial (hack Leia Mais) e não o Jump Break do Blogger, vai compensar muito mais reinstalar o hack do que ter que colocar o jump break em todos os posts manualmente.
Outra detalhe interessante: nenhum gadget será perdido e podemos movimentá-los dentro da própria área pertencente ao Designer de Modelo.
Em caso de arrependimento, pegue o arquivo .xml que você salvou no começo deste post, entre na guia layout, procure por “editar html” e faça o upload do seu antigo template.
Acredito que, em breve, este novo recurso já estará disponível na página oficial do Blogger.

O impacto das novidades do Blogger

Quero começar dizendo que estou muito entusiasmada (\o/) com a nova função do Blogger e, assim como disse o @compulsivo em seu post - Novo editor visual de templates no Blogger -  eu também acho que os bugs recentes devem ter sido provenientes das mudanças que estão acontecendo na plataforma mais amada do mundo, né, Cidão? O Cidão ( @crazyseawolf), para quem ainda não conhece, é o maior defensor do Blogger que já foi encontrado em todo o sistema solar. Não ganha de ninguém :P

Até a nossa eterna amiga @_Ariane_ - que andou pensando em abandonar o inglório mundo dos metabloggers - disse que está animadíssima para retomar seu TNB e que não vê a hora testar os novos códigos dos novos modelos do Blogger. Ou seja, vem mais coisa boa por aí.
Posso afirmar, sem medo de errar, que a comunidade Blogger está em festa. Basta dar uma lidinha na timeline do Twitter para constatar que estamos vivenciando um momento especial.
Com a possibilidade de criarmos templates personalizados através do próprio painel do Blogger ( recurso Template Designer), muita coisa deve mudar daqui para frente. Acredito que não será mais necessário usarmos tantas gambiarras ( hacks), o que deve melhorar o desempenho dos nossos blogs até mesmo nos mecanismos de busca.
O @Teilor, que sabe muito, já disse no Twitter que o Blogger não vai fazer nenhuma mudança radical sem nos avisar com antecedência. Até o momento, os modelos que já utilizamos não sofreram nenhuma alteração. Don’t panic, people.
Como diz nosso parceiro @compulsivo: #chupawordpress LOL
(Calma, gente, o tutorial já está no forno :P)


Designer do modelo – tutorial em vídeo

O Teilor, brilhantemente, já nos informou sobre o novo recurso disponível no  Blogger In Draft – Template Designer ou Designer do ModeloNovas funcionalidades de layout no Blogger .
A notícia já causou uma certa agitação nos usuários do Blogger e não é para menos. O recurso é simplesmente fantástico, moderno e inovador. Com ele, qualquer pessoa será capaz de criar um template personalizado para o seu blog, sem a necessidade de ter conhecimentos em  HTML ou CSS. Desta vez, a Equipe do Blogger ARRASOU.
Já eu, vim aqui para avisar que estou elaborando um tutorial bem detalhado sobre essa nova função, mas que também já existe um vídeo-tutorial à disposição de vocês.

Acredito que até o final do dia, conseguirei  publicar um tutorial by Dicas Blogger. Aguardem e controlem toda esta ansiedade LOL

Novas funcionalidades de layout no Blogger

Uma surpresa super legal apareceu no painel do Blogger in Draft hoje: novas opções de layout e novos templates nativos oferecidos pelo Blogger.
Para poder visualizar os novos recursos, acesse o Blogger in Draft, na opção Layout do seu blog você verá um novo link chamado Design do modelo (como mostrado na imagem ao lado)


Nesta nova opção você tem acesso a um Painel cheio de novas opções e com um layout bem diferente do que estamos acostumados a ver no Blogger.

Clique na imagem para ver ampliado

Neste novo Painel, na aba Modelo você tem acesso a quatro novos modelos de template, sendo que cada um deles tem pelo menos 3 opções de cores padrão. Na aba Plano de Fundo, como o nome já diz, você pode escolher a cor do Plano de Fundo do seu blog. Na aba Layout está uma das novidades que eu achei mais interessantes: você pode escolher a disposição das colunas laterais (sidebar) e da coluna de posts do seu blog e do footer; nesta aba também é possível definir a largura de todo o blog ou só da sidebar. E na aba Avançado você pode definir várias pequenas características do seu template, como cor dos links, cor das seções, opções de formatação dos gadgets e muitas outras opções além de também poder incluir seu próprio código CSS no template.

Com este novo recurso ficou bem mais fácil para quem não tem muitos conhecimentos de CSS e HTML (tipo eu) personalizar o seu blog do Blogger e deixa-lo com um layout único.

Eu fiquei agradavelmente surpreso com este novo recurso, pois isso mostra que a equipe de engenheiros do Blogger está sempre trabalhando em melhorias na ferramenta (podemos até esquecer por um tempo os bugs que vem aparecendo ultimamente).
people_brain_bigger Teilor (@Teilor) é um dos principais colaboradores do fórum oficial do Blogger e autor do blog Without Brain.

Redirecionamentos e malwares no Blogger

Nesta semana, um problema específico me chamou a atenção no Fórum do Blogger: alguns usuários relataram que ao acessar seus blogs eles eram automaticamente redirecionados para um site desconhecido e bastante estranho. Embora os blogs afetados redirecionassem para mais de um site, o problema do redirecionamento era bastante semelhante em todos.
Um blog com esse tipo de comportamento pode ter muitos problemas, como por exemplo: ser marcado como um blog de spam pelo Google, ser marcado como um site potencialmente perigoso por alguns navegadores (como o Firefox e o Chrome) e acionar a proteção residente de vários antivírus. Mas de quem é culpa desses redirecionamentos não autorizados? A resposta é simples: gadgets de terceiros.
Se você está tendo esse tipo de problema com seu blog, ou se o seu blog não está redirecionando para outro site mas dispara o alarme do antivírus nos computadores dos seus visitantes, comece a olhar com mais atenção os gadgets que você tem instalados.

Esse semana os gadgets mal-feitores foram principalmente relógios, semanas atrás um contador de visitas estava causando o mesmo problema. O que acontece é que estes gadgets fazem chamadas a scripts externos ao Blogger e, embora no momento que você instalou ele tenha funcionado perfeitamente, no futuro, o script que gera o gadget pode ser substituído por um script malicioso e causar comportamentos completamente inesperados.
Mas qual é a solução para o problema? Remova todos os gadgets de terceiros do seu blog, limpe os cookies e o histórico do seu navegador e observe se o problema persiste.
Se remover os gadgets não der certo, o problema pode ser um pouco mais complicado mas não impossível de resolver. Antes de mais nada faça um backup do seu template, depois acesse a opção Editar HTML do Layout do seu blog (não precisa clicar em Expandir modelos de widgets) e remova seções que indiquem claramente um gadget no código do seu template que faça chamadas de scripts para fora do Blogger, essas seções geralmente se iniciam com linhas semelhantes a <div class='widget Gadget' id='Gadget1' /> onde no lugar de Gadget1 pode constar qualquer outro nome.
Se nenhuma das soluções acima der resultado, recomendo que você, ainda na guia Editar HTML, clique em Reverter Modelos de widget para o padrão e troque seu template por um dos templates fornecidos pelo Blogger. E não se acanhe de pedir ajuda no Fórum do Blogger.
people_brain_bigger Teilor (@Teilor) é um dos principais colaboradores do fórum oficial do Blogger e autor do blog Without Brain.