quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Formulário de contato para Blogger

box_2 Fui avisada por vários usuários, que o Wufoo – serviço para criação de formulários de contato – não está mais disponibilizando contas gratuitas. Sendo assim, venho recomendar o 123 Contact Form, que não é tão completo, mas que cumpre o que promete.
 
Para criar um formulário de contato, basta fazer um cadastro rápido, clicando em sign up for free. Escolha a conta gratuita (Free), conforme mostra a imagem abaixo:
123contactform
A seguir, preencha os dados solicitados no formulário e clique em create account.
Uma vez criada a conta, faça o login a fim de ter acesso ao painel de gerenciamento.
Clique em new form para criar um novo formulário ou em my forms para editá-los.
123contactform
Como criar o formulário de contato com o 123 contact form
  1. clique em New form;
  2. dê um nome ao formulário e clique em save;
  3. escolha os campos que serão adicionados ao formulário e clique em next;
  4. escolha as cores do cabeçalho e plano de fundo;
  5. configure a forma de resposta e pronto
Para que os campos fiquem em português, no passo 3 substitua os títulos em inglês
123contactform
Como colocar o formulário dentro de um post do Blogger
Copie o código embed que aparece em “Options 2a.”
123contactform
Abra uma nova postagem no Blogger, clique na aba editar HTML e cole o código.
123contactform-blogger
Clique em visualizar e se tudo estiver correto, publique como post ou como página.
formulario-de-contato-blogger
Outras opções de divulgação do formulário de contato
As opções 1a. e 1b. disponibilizam uma série de banners para colocar na sidebar
123contactform-blogger
Para acessar todas as opções de códigos, vá ao painel e clique em “HTML CODE”.
Atualização às 16:10 – para contas antigas, o Wufoo continua gratuito.
Atualização em 20/02/2011 – o Wufoo voltou a ser gratuito

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

TweetDeck para Google Chrome

tweetdeck-logoChegou a versão para Google Chrome do poderoso cliente para Twitter TweetDeck. O aplicativo é super simples de instalar, rápido e com uma belíssima interface, trazendo ainda alguns diferenciais com relação à versão para desktop, como, por exemplo, a possibilidade de alternar entre duas ou mais contas, sem precisar incluir novas colunas.
Para usar o Chrome TweetDeck, clique aqui usando o navegador Google Chrome. A seguir, clique em install e faça login com sua conta do Google.
chrome-tweetdeck
Na janela seguinte, clique sobre o ícone do TweetDeck, para começar a utilizá-lo.
tweetdeck-logo
Temos três opções para dar início ao aplicativo Chrome TweetDeck: exportar dados do TweetDeck desktop (import from TweetDeck desktop), fazer login ou criar uma conta no TweetDeck (sign in with your TweetDeck account) ou simplesmente adicionar as contas manualmente (get started without signing in). Para este tutorial, escolhi a última.
tweetdeck-chrome
Clique no botão add account e vá adicionando suas contas do Twitter, Facebook, Google Buzz e Foursquare. Logo a seguir, aparecerão as atualizações de seus amigos.
tweetdeck
timeline
Para aprender a usar o TweetDeck, acesse Como usar e configurar o TweetDeck
twitter-follow

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Como colocar previsão de tempo no blog

imageQue tal colocar um gadget com a previsão do tempo em seu blog do Blogger? Um gadget que eu achei super legal, foi o do site Climatempo.  Acesse este link  e escolha um dos modelos disponíveis: previsão de tempo de até 5 cidades, previsão do tempo das capitais, ondas ou regiões do Brasil.

Selecione uma skin (tipo um plano de fundo) e clique em clique aqui. Preencha os campos em branco e depois clique em ver código. Copie o código e cole no gadget HTML/javascript do seu blog (design>elementos de página)

image image
tempo

domingo, 19 de dezembro de 2010

Mudanças nos termos de uso do blog

ampulhetaDesde os primórdios do blog, tenho como hábito conversar com vocês e  comunicar as mudanças mais importantes, mesmo sabendo que algumas delas possam gerar polêmicas, reclamações e até #mimimis.
A meu ver, é uma questão de respeito para com o leitor fiel justificar minhas decisões através de um post, onde consigo atingir um maior número de pessoas.
O Dicas Blogger vem crescendo sem parar. Fecharemos o ano de 2010 com uma média de 350.000 visualizações de página por mês e já ultrapassamos a marca de 5 milhões de pageviews em 3 anos de atividade.
Esses índices me deixam muito feliz e satisfeita, pois atestam que estou conseguindo atingir meu objetivo principal, que é ajudá-los a desvendar os mistérios do Blogger e, consequentemente, a criar blogs mais bonitos e funcionais.
Acontece que números maiores de acesso levaram a um número maior de pedidos de ajuda. Infelizmente, não estou mais conseguindo atender a essas solicitações :(
Pra piorar,  sempre aparece alguém pra reclamar, dizendo que não dou atenção ou que estou abandonando os leitores (ai meus sais…).
O Dicas Blogger não é auto-sustentável. Eu trabalho muito e só posso cuidar do blog nos momentos de folga. Me parece desnecessário esclarecer como é a vida de um médico, né? Agora, juntemos  a vida de médico, mais casa, família, atividades sociais e religiosas, posts, comentários, emails, templates sob encomenda, twitter e fórum do Blogger e teremos como resultado uma cabeça pifando rs
Sendo assim, a primeira decisão que tomei foi a de me isentar da pseudo responsabilidade de ter que prestar suporte técnico nos tutoriais que publico aqui. Tudo que já publiquei neste blog foi testado antes. Se deu certo comigo, suponho que vai dar certo com vocês também. O que acontece é que muita gente não presta atenção nos detalhes e, sem tentar novamente, já vai enviando uma pergunta.
Antes de tomar uma atitude mais radical, que seria o fechamento dos comentários, optei por alterar os Termos de Uso do blog, deixando claro que não irei mais responder perguntas por nenhuma via, o que inclui: comentários, Twitter, email, Facebook, MSN, Skype, fax, Orkut, pombo-correio e etc.
Vamos raciocinar juntos. Se eu testo todos os tutoriais antes de publicá-los, é óbvio que eles funcionam. Já o  que eu não publiquei ainda ou é porque não sei fazer ou porque vi em outro metablog. Por uma questão de ética, evito  publicar o que meus colegas publicaram primeiro, salvo algumas exceções.
Como muito bem definiu o sumido Johnny Rox, blog de tutoriais não é pronto-socorro.
A idéia central é compartilhar conhecimentos. Para o suporte técnico, existe o  fórum do Blogger, onde – em apenas 1 ano - já respondi mais de 1.800 perguntas.
Para as demais dúvidas, uma boa pesquisa no Google costuma resolver.
Espero poder contar com a compreensão e com a colaboração de todos.
Aproveito a oportunidade para desejar-lhes um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de alegrias, realizações, saúde, paz, energias positivas e muito amor.
feliz-natal
Os comentários com perguntas não serão mais aprovados. Grata pela compreensão.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Versão mobile oficial no Blogger in Draft

iphoneJá está disponível no Blogger in Draft, a tão aguardada possibilidade de ativação de uma versão mobile dos blogs do Blogger/Blogspot. A versão mobile é usada para acesso via celulares e smartphones e mostra uma visão mais enxuta do blog e com fontes maiores.  
Para ativar a versão mobile, clique aqui. Irá aparecer a seguinte mensagem: “Novo! Modelos para celular”
image
Clique no botão ativar modelos para celular. Na próxima página, marque a primeira caixa e clique em viualização em celular, pra ver como é que vai ficar:
image
Salve as configurações. Prontinho, seu blog estará disponível na versão mobile.
foto 1 foto 2
Fonte: Redes e Bloggger - Versão mobile do próprio Blogger - Seu blog no celular!
O blog só aparecerá em versão mobile quando acessado via celular ou smartphone.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Novidade! Vídeos do YouTube nos posts!

youtubeFoi anunciado hoje no blog do Blogger In Draft, que agora é possível adicionar vídeos do YouTube nos posts, usando a barra de ferramentos do editor de postagens do Blogger, simplificando assim todo o processo. O novo recurso, por enquanto, só está disponível através do painel do Blogger In Draft.

Para adicionar um vídeo do YouTube nos posts, clique no ícone “inserir um vídeo”.
inserir-video-blogger
Abrirá uma janela com 3 opções: fazer upload,do Youtube e meus vídeos do YouTube
youtube-blogger
Em upload, podemos enviar um vídeo, mas não é para o YouTube. Em do youtube, podemos fazer uma pesquisa, escolher os vídeos e inseri-los no post e em meus vídeos do Youtube, podemos escolher entre os vídeos que já publicamos lá.
youtube-blogger
Escolha o vídeo que será colocado dentro da postagem e clique em “selecionar”
O vídeo será inserido automaticamente no post. Depois, visualize e publique.
Além disso, no próprio YouTube existe agora um botão para postar vídeos no Blogger. Basta clicarmos em “compartilhar” e depois em “Blogger”. Abrirá uma nova janela do BlogThis! Escreva o post normalmente e clique em “publicar postagem”.
share-blogger-youtube
Importante! Tanto para postar os vídeos do seu canal no YouTube pelo painel do Blogger, quanto pelo YouTube via BlogThis, é preciso estar logado.
Para utilizar os novos recursos, acesse o painel do Blogger In Draft, clicando aqui.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Dicas para migrar do Blogger ao WordPress

wordpress-logoDevido ao recente bug que removeu acidentalmente diversos blogs do Blogger, recebi vários comentários e emails de leitores que, indignados, afirmaram que vão migrar pro Wordpress. Sendo assim, vou passar algumas dicas pra quem vai optar por essa  aventura.
Não é segredo para ninguém que eu nunca usei o WordPress, mas sou curiosa e leio o suficiente para saber o básico do básico desta plataforma tão aclamada por seus usuários.
Eu já pensei em migrar, mas sempre me pareceu meio sem lógica escrever sobre o Blogger e usar o WP, afinal, pra poder ensinar a usar o Blogger, tenho que conhecer profundamente todos os seus mistérios e passar por todos os seus problemas.
Nosso especialista em WP é o Luan Felipe e eu não vou entrar em detalhes técnicos de como migrar do Blogger para o WordPress. Já temos vários posts ensinando a fazer a migração, bem como a instalar temas e plugins.
Também não vou falar sobre o WordPress.com, que nada mais é do que um Blogger piorado, paupérrrimo em recursos e que não vai te dar nenhuma segurança a mais.
O quente é o Wordpress.org. Para entender a diferença entre as duas versões, acesse este ótimo post do Luan - Conhecendo as duas versões do Wordpress.
Existem vários diferenciais entre o Blogger e o Wordpress, que já foram listados neste outro post do Luan - Diferenças entre Blogger e Wordpress
O problema maior para usuários do Blogger, mas que também será a grande vantagem da migração, é a necessidade de contratar um serviço de hospedagem.
Os blogs do Wordpress.org, precisam ficar hospedados em algum lugar, ao contrário dos do Blogger, que ficam hospedados gratuitamente nos servidores do Google. Além disso, é obrigatório ter domínio próprio e tudo isso tem um preço.
Qual será a vantagem? Você será o único dono do seu blog.
Existem milhares de serviços de hospedagem espalhados pela internet, muitos deles de qualidade questionável. Vou recomendar três deles, com conhecimento de causa.
Para quem não quer ou não pode gastar e acha que conseguirá fazer tudo sozinho, indico o Uol Host. Trata-se de uma empresa nacional, com suporte em português e que está atuante no Twitter.
Pra quem pode gastar um pouco mais, vale a pena contratar os serviços de 2 blogueiros super gente boa, que estão há um bom tempo no mercado, entendem profundamente do assunto e, agora vem a melhor parte, que oferecem um suporte diferenciado, de blogueiro pra blogueiro. São eles o Daniel Becher (@becher), da Via Hospedagem e seu sócio Jânio Sarmento(@janiosarmento), da Porto Fácil.
A Via Hospedagem trabalha com blogs de pequeno a médio porte e a Porto Fácil com blogs maiores, que necessitam de servidores dedicados.
Eu sou cliente da Via há mais de 1 ano, já que é lá que hospedo os templates gratuitos e garanto que o atendimento, como eles mesmo dizem, é VIP.
Para a  compra do domínio, recomendo o Uol Host e a Via Hospedagem.
Existem também blogueiros que prestam serviços para usuários do WP, fazendo a migração, instalação de tema e plugins e as diversas configurações necessárias para o bom funcionamento do blog. Recomendo a mestra Nospheratt e o Luan.
Vamos agora fazer um resumo de tudo isso:
O que é preciso para migrar do Blogger para o WP?
  1. compra de domínio próprio
  2. contratação de serviço de hospedagem
  3. conhecimentos sobre a plataforma
Quais as vantagens de fazer a migração?
  1. ser dono do seu próprio blog
  2. ter onde hospedar qualquer tipo de arquivo
  3. poder usar plugins que facilitam a instalação de recursos avançados
  4. sistema de comentários muito mais eficiente
Quais as desvantagens de fazer a migração?
  1. custo, que pode variar de R$ 10,00 até R$ 100,00/mês
  2. ter que aprender a usar uma nova plataforma
  3. nem sempre o servidor aguenta picos de acesso, deixando o blog fora do ar
Qual serviço de hospedagem devo contratar?
  1. Uol Host: indicado para quem vai fazer tudo sozinho e tem pouca grana para investir. Planos a partir de R$12,90/mês. Empresa nacional, com suporte via email, chat, telefone e Twitter.
  2. Via Hospedagem: indicado para quem precisa de um suporte personalizado e pode gastar um pouco mais. Planos a partir de R$ 25,00/mês. Suporte via email, chat, telefone e Twitter.
  3. Porto Fácil: indicado para quem precisa de atendimento VIP e servidores poderosos. Planos a partir de R$ 62,00/mês. Suporte via email, chat, telefone e Twitter.
Quais as vantagens de permanecer no Blogger?
  1. Custo zero
  2. servidores poderosos
  3. interface intuitiva
  4. dicas e templates disponíveis em diversos metablogs
  5. a adrenalina rs
  6. O Dicas Blogger :P
Quais as desvantagens de permanecer no Blogger?
  1. seu blog pode ser excluído pelo Google/Blogger
  2. não ter onde hospedar arquivos
  3. a instalação de recursos é sempre mais trabalhosa
  4. sistema de comentários deficiente
Well, queridos leitores, sei que é uma decisão difícil. O que posso dizer é que se vocês vêem seus blogs como um negócio, o WordPress é o caminho.
Quanto a mim, vou continuar saltando de Bungee Jumping Smiley de boca aberta

Como restaurar um blog a partir do backup

hard_drive_backups_2Antes de mais nada, gostaria de dizer que sou solidária com todos os usuários que tiveram seus blogs apagados recentemente. Até o momento, não obtive nenhuma resposta sobre a causa de tão grave incidente e estou tão preocupada quanto vocês.
No dia 10, já prevendo que o bug teria grandes proporções, fiz um post - Provável bug levou à exclusão de vários blogs - recomendando que todos fizessem backup dos posts, do template e dos gadgets a fim de restaurar o blog em caso de exclusão.
Acredito que todos os blogs que desapareceram serão restaurados em breve, pois não me recordo de nenhum bug que não tenha sido devidamente corrigido pela Equipe do Blogger. Mesmo assim, vou explicar como restaurar um blog a partir do backup.
Para blogs não não possuem domínio próprio, ou seja, que usam a extensão blogspot.com, será preciso criar um novo endereço, diferente do que foi apagado. Já para blogs com domínio próprio, também não será possível usar o mesmo endereço blogspot.com, mas será possível usar o domínio, o que faz com que o blog afetado não perca seus rankings e sua indexação no Google. Vejam os exemplos:
 http://dicasblogger.blogspot.com (endereço padrão do Blogger)
 www.dicasblogger.com.br (domínio próprio)
1- como restaurar os posts e os comentários a partir do backup
Crie em novo blog da mesma forma que você criou seus demais blogs.
criar-blog-blogger
Clique em configurações e na aba básico, clique no link importar blog
importar-blog-blogger
Clique em selecionar arquivo e procure o backup dos posts  em seu computador
selecionar-arquivo
Digite os caracteres, marque a caixa de publicação e clique em importar blog.
image
Aguarde, porque dependendo da quantidade de posts, vai demorar um pouco.
2 - como restaurar o template e os gadgets a partir do backup
Para restaurar o template, faça da mesma forma que você fazia para trocá-lo. Para os usuários do designer do modelo, recomendo a leitura destes posts:
Basicamente será este caminho: design>editar HTML>selecionar arquivo>fazer upload.
Para restaurar os gadgets que você salvou no bloco de notas, copie cada código e cole nos elementos de página. (adicionar gadget>HTML/javascript)
3 – como restaurar o domínio próprio
Configue o domínio no novo blog da mesma forma que foi feito no anterior. Não será necessário fazer nenhuma configuração no painel do servidor, apenas no painel do Blogger. Nos posts abaixo existem mais detalhes e imagens:
Como vocês puderam notar, é super vantajoso ter um domínio próprio, já que no caso de uma exclusão acidental ( ou não), o blog será 100% restaurado, não perdendo absolutamente nada do que tinha antes. Leiam alguns posts à respeito:
Uma Dica Especial – se você for paranóico(a) como eu, crie um clone do seu blog (template+gadgets+posts+comentários) em uma conta diferente da que você usa para blogar e configue-o para não ser publicado na web. Pra fazer isso vá em configurações>permissões e marque “permitir somente autores do blog”. Se acontecer alguma tragédia com seu blog, a única coisa que precisará ser feita é o redirecionamento do domínio próprio e mais nada ;)
Caso você esteja uma fera com o Blogger e está pensando em migrar pro Wordpress, aguarde meu próximo post, onde darei algumas dicas sobre hospedagem.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Aumente o número de fãs no Facebook

Facebook Já ensinamos como criar uma página de fãs no Facebook, um recurso fundamental para a divulgação de quase todos os tipos de blog. Também já falamos em como inserir o feed do blog no mural do Facebook, que é uma das maneiras mais utilizadas para gerar conteúdo na página de fãs. A maior parte dos blogs fica por aí, mas com apenas mais um pouco de trabalho é possível conseguir muitos visitantes e fãs para a página.

Conteúdo exclusivo para fãs
Apenas a publicação do feed, na maior parte das vezes, acaba gerando muitos Like/Gosto e comentários. Mas outro recurso muito interessante é a publicação de conteúdo exclusivo para fãs, onde quem não é fã não tem acesso. Um exemplo disto pode ser um blog que se dedica à fotografia e publica numa aba da página de fãs do Facebook fotos que só possam ser acessadas por quem clicou em Like/Gosto.

Outro exemplo prático é a página de fãs do Blog do Dentista, que disponibiliza Ebooks de desenhos para download apenas para fãs da página:

facebook
Ao clicar em Gosto, a imagem acima desaparece e o conteúdo exclusivo para fãs é exibido. As possibilidades são infinitas, cada blog deve encontrar algo relacionado e conteúdo exclusivo para cativar os visitantes do blog e da página no Facebook a se tornarem fãs.

Código para que só  fãs no Facebook tenham acesso ao conteúdo:
O Facebook disponibiliza alguns códigos que podem ser utilizados através da aplicação FBML, como já foi explicado aqui: Como criar página no Facebook. Basta instalar o aplicativo FBML, clicar em ir para o aplicativo e colocar o código abaixo:
<fb:visible-to-connection>
<fb:else> coloque aqui o conteúdo que será visto por visitantes que não são fãs <fb:else>
</fb:visible-to-connection>
<fb:visible-to-connection>
coloque aqui o conteúdo exclusivo para fãs
</fb:visible-to-connection>
O que está em azul deve ser substituído pelo conteúdo que você deseja publicar apenas para visitantes (normalmente uma imagem convidando a ser fã) e o conteúdo em verde substituir pelo conteúdo exclusivo para fãs (imagens, vídeos, etc).

Nota: quando este código é implementado, o administrador da página de fãs vê os dois conteúdos. Para testar se o código ficou correto, entre na sua página sem estar logado no Facebook.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Provável bug levou à exclusão de vários blogs

ctrl-alt-del-pillowsAinda não sabemos o que está acontecendo, mas através dos tópicos abertos do fórum do Blogger notamos que inúmeros blogs do Blogger foram excluídos de quarta-feira para cá. São tantos tópicos que nem estamos conseguindo responder a todos.
Só nos resta aguardar um pronunciamento ofical e, claro, a recuperação de todos esses blogs. Á medida que as informações forem chegando, irei atualizando este post.
Por precaução, façam backup dos posts, do template e dos gadgets:
blogger
Tópicos de hoje cedo
Repito: no momento não há nada que possamos fazer, a não ser esperar Smiley triste
ATUALIZAÇÃO EM 15/12:  Ao que consta, diversos blogs excluídos acidentalmente, foram restaurados; entretanto , alguns leitores ainda reportam que tiveram blogs apagados entre ontem e hoje. Até o momento, não temos nenhuma resposta oficial.
14:56 – o Teilor acaba de me avisar que saiu um comunicado oficial no blog Known Issues for Blogger. Blogs que possuem domínio próprio, deverão fazer uma reconfiguração na aba publicação para voltarem ao ar e os demais já estão voltando.
Update, 12/13: We've resolved the underlying issue and the affected blogs have been restored to your dashboard. If you were publishing on a custom domain, you'll have to re-enter your domain information from the Settings | Publishing tab. Please note that after you save your custom domain publishing settings, it may take up to one hour for the blog to re-appear on the domain. (original)
Atualização, 12/13: Já resolvemos o problema subjacente e os blogs afetados foram restaurados ao seu painel. Se você estava publicando o blog em um domínio personalizado, você terá que digitar novamente as informações do seu domínio na aba Configurações | Publicação. Por favor, saiba que após salvar suas configurações de domínio personalizado, o blog pode demorar até uma hora para voltar a aparecer no seu domínio personalizado. (tradução da Nospheratt)

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Meu blog sumiu! O que eu faço?

sustoSeu blog do blogspot foi deletado / apagado, sumiu da sua conta do Blogger e/ou desapareceu da web? Então, sente-se e chore. Passou? Agora, acalme-se. Apesar de assustador, nem sempre isso significa uma tragédia e nem o fim de sua carreira de problogger :D Brincadeiras a parte, existem várias razões para um blog do Blogger ser excluído, sendo que a mais comum delas é ele ser considerado como um “blog spam”.
Em março deste ano, o Teilor escreveu um post mostrando os motivos pelos quais o Google exclui blogs que não estão de acordo com a Política de Conteúdo do Blogger:
Quando um blog viola as regras, ele passa a ser considerado um blog spam e é automaticamente apagado. Isso é bom, pois reduz drasticamente o número de blogs de pirataria, pornografia infantil, spammers e plagiadores.
O problema é que robôs erram e blogs que seguem as regras também podem ser deletados. A diferença é que, no primeiro caso, se confirmada a violação dos termos de serviço, não adianta chorar, pois seu blog já era! Já no segundo caso, quando ocorrem erros de rastreamento, existe a possibilidade de recuperação do blog.
Recentemente, a querida Ariane teve o seu TNB deletado por um erro. Apesar do transtorno, o blog foi recuperado em pouco tempo e retornou intacto.
O que fazer quando um blog é excluído  e considerado como spam?
A primeira coisa a ser feita é ler atentamente os Termos de Serviço e a Política de Conteúdo e verificar se você não desrespeitou nenhuma regra:
Se estiver tudo de acordo, siga estas instruções da Camila, guia do fórum do Blogger:
Para solicitar uma reavaliação do seu blog, vá até o painel do seu blogger, clique em "Restaurar", logo abaixo do nome do seu blog, e siga os procedimentos solicitados. Desta forma o seu caso será analisado.
Fonte: Fórum do Blogger - O meu blog foi "identificado" como spam
Caso não apareça o link “restaurar” em sua conta e você tem certeza absoluta de que houve um erro de rastreamento, entre em contato conosco através do fórum, para que possamos encaminhar seu caso para análise.
Já vou avisando que blogs de download não possuem a mínima chance de restauração, bem como qualquer outro que infrinja a política de conteúdo do Blogger.
Se você se assustou e gostaria de ter mais controle sobre o seu amado bloguinho, leia este post da mestra Nospheratt: Quem Controla Seu Blog?.
Nunca é demais lembrar: FAÇAM BACKUPS PERIÓDICOS dos posts e do template

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Blogs com endereços estranhos (axzz)

malwareHoje a Ana Corina, cliente do DB-Produtos e Serviços, me mandou um email comentando que as URLs do seu blog estavam com uma extensão um tanto quanto estranha, terminando sempre em html#axzz + letras e números.
A priori, pedi que á Ana que reportasse o problema ao fórum oficial do Blogger. Depois eu me lembrei que a Luma, do blog Luz de Luma, havia passado pelo mesmo problema. Entrei em contato pelo Twitter e ela me passou a solução.
Vejam como apareciam as URLs do blog Mãe de Cachorro:
http://www.maedecachorro.com.br/#axzz173AVuXfu
http://www.maedecachorro.com.br/2010/12/vai-um-caldinho-ai-jantar-beneficente.html#axzz17Q6gD8ON
http://www.maedecachorro.com.br/2010/12/vai-um-caldinho-ai-jantar-beneficente.html#axzz17Q6kUUyo
O grande vilão era um código em javascript, de um site anti-plágio, o tynt.com.
Se algum de vocês estiverem com o mesmo problema nas URLs de seus blogs, basta encontrar o script dentro do HTML do template e apagá-lo.
Infelizmente não tenho como colocar uma imagem aqui, pois primeiro eu apaguei o código e só depois tive a ideia de fazer o post #epicfail. No blog Mãe de cachorro, ele se encontrava  acima da tag <head>, bem no começo do HTML.
Minha sugestão é que vocês entrem no HTML do template (design>editar HTML), usem o comando Crtl+F do teclado e procurem por tynt.com.
O código não aparece do nada no blog. São os próprios administradores (donos) que inserem. Se você não usou o tynt, nem precisa se preocupar.